Do pó ao desempenho.

ZEISS 3D ManuFACT

ZEISS 3D ManuFACT

Inspeção industrial holística 3D para os setores de aviação, tecnologia médica e automotivo

A nova confiabilidade em manufatura aditiva

Os processos de impressão 3D – a manufatura aditiva – tem se tornado uma parte cada vez mais importante da cadeia de produção. Os setores de tecnologia médica, aeroespacial e automotivo estão liderando a inovação e a implementação da manufatura aditiva.

O maior desafio está na verificação da confiabilidade absoluta das peças impressas em 3D.

Baixe o folheto para saber mais sobre manufatura aditiva

A nova inspeção holística integrada

O ZEISS 3D ManuFACT oferece a verificação perfeita por inspeção Usando esse processo de inspeção holístico exclusivo de manufatura 3D, aplicamos a competência concentrada de todas as tecnologias ZEISS. Esse processo integrado reúne o mais confiável conhecimento e, com isso, certeza sobre a confiabilidade das peças impressas em 3D.

Do pó a peças confiáveis

Pó e caracterização material


O pó é o bloco de construção das peças formadas pela manufatura aditiva. A distribuição do tamanho de partículas individuais de pó influencia a maneira como o pó é compactado e afeta a densidade da construção e a possibilidade de defeitos visíveis em etapas posteriores do processo. Microscópios ópticos, microscópios eletrônicos de varredura e tomógravos computadorizados ajudam a definir a qualidade do pó.

Druck

Análise de dados em processo


via fornecedor de máquinas de manufatura aditiva

Tratamento térmico pós-impressão e remoção de peças


A construção bem-sucedida exige vários tratamentos pós-processamento para garantir precisão dimensional e a das propriedades dos materiais. Depois da impressão, a peça ainda está acoplada à placa de moldagem. Ela passa por tratamento térmico é é removida com fio EDM. Para entender melhor a influência desses processos sobre a qualidade final, pode-se usar uma CMM ou um scanner óptico 3D.

Druck

Defeitos e inspeção da estrutura interna


A qualidade do pó e a maneira como ele é espalhado durante o processo de construção pode causar a formação de vácuos ou o acúmulo de impurezas de materiais na estrutura. A inspeção da qualidade da construção com microscópios de luz ou das estruturas internas com tomógrafos computadorizados de alta resolução ajuda a determinar a influência de parâmetros do processo e a definir mais rapidamente uma possível via para obter as configurações ideiais.

Druck

Inspeção da qualidade do material pós-impressão


O processo de manufatura aditiva, diferentemente dos métodos industriais clássicos, exige a fusão de pós durante a construção das peças. As temperaturas de fusão e os parâmetros do processo afetam muito a composição cristalográfica e, em consequência disso, as propriedades das peças.

Druck

Inspeção da qualidade dimensional e de superfícies


A precisão da qualidade dimensional do acabamento das superfícies é crítica para garantir a montagem adequada e o ajuste consistente entre as partes das peças. O acabamento das superfícies pode ser analisado com métodos ópticos, e a superfície interna é examinada com tomografia computadorizada. A precisão dimensional da peça final pode ser validada com máquinas de medição por coordenadas, escaneamento óptico 3D ou tomografia computadorizada.

Druck

Processe estatísticas e análises de dados


A coleta e análise de dados ao longo de todo o processo com o ZEISS PiWeb proporciona um entendimento profundo de como alterações no processo podem estar correlacionadas com diferentes propriedades dimensionais e nos materiais. Uma representação visual clara e a correlação de resultados ao longo de todas as etapas do processo ajudam a desenvolver estratégias de impressão de uma forma rápida e mais eficiente e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade.

Druck

Portfolio da ZEISS em manufatura aditiva

O ZEISS 3D ManuFACT inclui uma seleção de produtos do portfólio da ZEISS. Essa exclusiva solução de inspeção holística para manufatura aditiva se concentra em:

  • ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DE MATERIAIS
  • ANÁLISE DE PÓS
  • ANÁLISE PÓS-CONSTRUÇÃO, INCLUINDO
  • TRATAMENTO TÉRMICO, REMOÇÃO DE PEÇAS e LIMPEZA
  • ANÁLISE METALOGRÁFICA
  • ANÁLISE DE DEFEITOS
  • METROLOGIA DE SUPERFÍCIES EXTERNAS E INTERNAS
  • METROLOGIA DIMENSIONAL EXTERNA E INTERNAL

Microscópio eletrônico de varredura (SEM)

SEM de alto desempenho com EBSD, possibilita a caracterização cristalográfico microestrutural e a análise do pó.

Descubra a solução

SEM de grau profissional com EBSD, possibilita a caracterização cristalográfica microestrutural e análise do pó.

Descubra a solução

Microscópio de luz (LM)

Perfilômetro de alta resolução e alta velocidade para análise detalhada de superfícies.

Descubra a solução

Microscópio óptico invertido para análise de materiais e inspeção detalhada de padrões de construção e seções transversais.

Descubra a solução

Com o microscópio digital, é possível exibir a amostra a partir de várias direções e, ao mesmo tempo, manter o foco na velocidade e facilidade de uso.

Descubra a solução

Tomografia computadorizada (CT por raio-X)

CT de alta resolução para apoiar a análise detalhada de pós, superfícies e estruturas, com tamanho de voxel mínimo de 70 nm.

Descubra a solução

CT de alta precisão para apoiar verificação dimensional e análise de defeitos de peças com estruturas internas e externas complexas.

Descubra a solução

CT de alta velocidade para apoiar verificação dimensional automatizada e detecção de defeitos em produção de grandes quantidades.

Descubra a solução

Máquina de medição por coordenadas (CMM)

A CMM compacta para chão de fábrica permite investigar o processo pós-construção, mostrando quaisquer influências da precisão dimensional das peças acabadas.

Descubra a solução

Escaneamento 3D

Gerenciamento de dados

O ZEISS PiWeb é uma solução de TI escalonável para a gestão de dados de qualidade, que ajuda você a organizar o fluxo de informações da industy 4.0.

Descubra a solução


Quer saber como melhorar a produtividade na manufatura aditiva?

Obtenha o folheto e descubra como funciona