A tecnologia ZEISS apoia o projeto Mars Rover A MMC da ZEISS ajuda a Andrew Tool a ganhar a encomenda para a Mars Science Lab

Na Andrew Tool & Machining Inc., as máquinas de medição por coordenadas (MMCs) são um elemento-chave do processo de fabricação, mas elas nunca tinham enfrentado um projeto com medições assim tão intrincadas, tolerâncias apertadas, tratamentos térmicos e um cronograma muito exigente. Seu objetivo consistia em ganhar um projeto para a MSL (Mars Science Lab). A escolha recaiu na MMC da Carl Zeiss para tornar isso uma realidade.

O sucesso da Andrew Tool com soluções da ZEISS:
ZEISS ACCURA
ZEISS CALYPSO
ZEISS VAST XT gold
Sucesso:
  • Projeto concluído com sucesso
  • Certificação obtida

A tecnologia ZEISS apoia o projeto Mars Rover

A situação

A Carl Zeiss já tinha demonstrado sua capacidade na Superior Tool, uma empresa irmã da Andrew Tool. "Nossa MMC PRISMO na Superior Tool é a espinha dorsal de nosso departamento da qualidade e o meu objetivo era replicar esse exemplo na Andrew e crescer com base nesse recurso", diz o presidente da empresa Bruce Hanson. A Andrew Tool é uma fábrica de máquinas única, com mais de 30 anos de experiência em lidar com um pouco de tudo, desde geometrias simples até as geometrias mais complexas. A maioria dos clientes da Andrew Tool pertence à indústria aeroespacial, defesa, indústrias médicas e microeletrônica. Todas estas áreas têm em comum a necessidade de peças que muitas vezes exigem tolerâncias extremamente apertadas.

Este novo e complexo projeto da MSL exigiu da Andrew Tool a fabricação de atuadores (redutores) para o próximo Mars rover, batizado de Curiosity. Este novo rover irá pesar mais de 4500 kg, cinco vezes o peso dos atuais rovers, e transportará mais de 10 vezes o peso em instrumentos científicos, comparativamente aos atuais rovers Spirit e Opportunity.

Operador medindo peça de atuador com a ZEISS ACCURA.
Operador medindo peça de atuador com a ZEISS ACCURA.
Sensor de temperatura em peça usada para o recurso de compensação de temperatura do software CALYPSO. Racks de apalpadores atrás do sensor para rapidez e facilidade na troca de sensores.
Sensor de temperatura em peça usada para o recurso de compensação de temperatura do software CALYPSO. Racks de apalpadores atrás do sensor para rapidez e facilidade na troca de sensores.

Novos desafios

Foram muitos os parâmetros a que a Andrew Tool teve de aderir, a fim de ajudar a NASA a tornar o projeto de seu novo atuador um sucesso. Muitas das peças tinham bolsos muito profundos, pequenos raios adicionados ao desafio, além de tolerâncias extremamente apertadas, estando muitas delas associadas a diferentes diâmetros de passo da engrenagem. Além disso, acresciam ao desafio, tolerâncias de posição da ordem dos ,0005 milímetros, controle da ordem de ,002 milímetros e controle de tamanho da ordem de ,0025 milímetros, mesmo em dimensões relativamente grandes. Todos estes fatores, juntamente com um exigente cronograma de 18 meses e requisitos de certificação AS9100, tornavam imprescindível para a Andrew Tool reforçar suas capacidades de MMC em termos de precisão e velocidade. A Andrew Tool decidiu adquirir a ZEISS ACCURA com o sensor de escaneamento ativo VAST XT gold.

Benefícios a longo prazo

“Nós não poderíamos ter sido bem-sucedidos sem a Carl Zeiss”, confessa Felix. "Os benefícios que a Zeiss tem trazido são enormes e vemos resultados positivos, de cada vez que usamos a MMC da Zeiss." A Andrew Tool conseguiu ganhar um novo cliente, depois que outro fornecedor da NASA viu várias das peças do atuador da MSL. Eles ficaram tão impressionados com a precisão e a complexidade das peças que imediatamente ficaram convencidos das capacidades da Andrew Tool. A Andrew Tool estava pronta para aceitar este novo desafio com maior confiança nos dados de sua MMC da ZEISS.

andrewtool_pms5405
Sobre a Andrew Tool

Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a Andrew Tool & Machining coloca o foco no processo de desenvolvimento do produto.