
Garantia de qualidade para rotores e eixos
Medição dimensional e análise de porosidadeDesempenho do motor elétrico por meio da qualidade do rotor e do eixo
Tolerâncias apertadas e parâmetros críticos
O rotor compreende o eixo, a pilha de chapas e os ímãs permanentes integrados. Devido ao alto desempenho e à velocidade do motor elétrico, o rotor deve atender a tolerâncias de formato e localização muito restritas que exigem inspeção. O espaço de ar entre o rotor e o furo do estator é um dos principais parâmetros que definem o desempenho e a eficiência do motor elétrico. Também é fundamental no que diz respeito à segurança e à confiabilidade.
Principais desafios de qualidade para rotores e eixos

Medição da dimensão do rotor
Recursos de medição de apalpador longo
Como o campo magnético do rotor pode afetar os resultados ao desviar o apalpador ou o interior da sonda, é essencial usar sistemas de apalpadores longos e pesados para medir características dimensionais com as tolerâncias mais rígidas. As CMMs da ZEISS com tecnologia de escaneamento ativo são ideais para esses requisitos. Os apalpadores longos permitem a medição em cada posição do rotor, mantendo a sonda longe o suficiente do forte campo magnético para garantir resultados estáveis e precisos.

Medição de formas e contornos
Inspeção de qualidade com tolerâncias rígidas
As altas velocidades de rotação significam que os eixos dos NEVs devem passar por uma rápida inspeção de qualidade, especialmente em termos de tolerâncias de forma e posição. À medida que as geometrias dos eixos mudam e as tolerâncias diminuem, as CMMs possibilitam permanecer dentro dessas faixas, reduzindo os tempos de produção e aumentando a previsibilidade. Uma CMM ZEISS versátil, com uma mesa giratória de alta precisão sobre rolamentos de ar e um kit de apalpadores de diamante, é ideal para obter resultados confiáveis com eixos de todos os tamanhos.

Análise de porosidade
Inspeção de defeitos no anel de curto-circuito do rotor
As velocidades cada vez maiores dos motores eletrônicos significam que os rotores agora precisam oferecer resistência e estabilidade significativamente maiores. Para evitar que o rotor se quebre durante a operação, um determinado nível de porosidade não deve ser excedido. A tomografia computadorizada da ZEISS é usada para determinar o tamanho e o número de poros no anel de curto-circuito do rotor. Em seguida, o software da ZEISS analisa e classifica os dados 3D registrados por meio da análise de porosidade.
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