Espaço para respirar Precisão em metrologia

Os geradores para CPAP produzidos pela whr Hossinger Kunststofftechnik, usados para fornecer ar suficiente para recém-nascidos, precisam ser vedados ao máximo e é necessário que seus componentes sejam altamente precisos. Desde a introdução da última geração da máquina de medição multissensor ZEISS O-INSPECT a whr Hossinger, uma empresa familiar localizada no norte da Bavária, Alemanha, aumentou a precisão de suas medições internas e, de quebra, reduziu seus tempos de medição.

O sucesso da whr Hossinger com soluções da ZEISS:
ZEISS O-INSPECT
ZEISS CALYPSO
Sucesso:
  • Precisão em dobro
  • Redução do tempo de medição
  • Aumento do percentual de medições internas

Sensores táteis, ópticos e de luz branca dobram a precisão e reduzem o tempo de medição

Desafio: componentes de precisão para um sistema hermético completo

O princípio do gerador para CPAP: ar enriquecido com oxigênio é fornecido ao bebê por um tubo e administrado com uma leve sobrepressão. A whr Hossinger combina os componentes individuais do gerador para CPAP usando um sistema de conectores, em vez de um adesivo.Porém, o gerador só será hermético se os componentes individuais tiverem sido fabricados com precisão absoluta.O desafio: parede com espessura de apenas 3/10 de milímetro, tolerâncias de alguns centésimos de milímetro, componentes de forma livre com formato complexo e diferentes cores de produto dificultavam a inspeção de qualidade, que era lenta e às vezes apresentava alto custo com a máquina de medição óptica que essa empresa de médio porte utilizava.

Diâmetros de ponta de apalpador minúsculos para estruturas de filigrana
Diâmetros de ponta de apalpador minúsculos para estruturas de filigrana
Christian Bindl, Supervisor de Gestão da Qualidade
Christian Bindl, Supervisor de Gestão da Qualidade

Solução: três princípios de medição em uma só máquina

Para reduzir o volume de medições terceirizadas com prestadores de serviços externos mantendo um alto nível de qualidade, a empresa passou a usar a máquina de medição multissensor ZEISS O-INSPECT em 2014. Ela combina três princípios de medição em um único equipamento. Contudo, o volume da máquina de medição ainda era pequeno para as peças maiores fabricadas pela whr Hossinger. Assim, a empresa aproveitou a oportunidade de atuar como cliente em um projeto piloto da ZEISS visando ao lançamento da mais nova geração de máquinas de medição multissensor no mercado.Um de seus recursos de destaque é um volume de medição maior, de 500 x 400 x 300 mm.

“Sensores de contato, ópticos e de luz branca, a forma como esses três métodos de medição interagem é imbatível, porque eles nos tornam altamente eficientes.”

Christian Bindl, Supervisor de Gestão da Qualidade

Benefício: a precisão dobrou e o tempo de medição se reduziu

Para a whr Hossinger, passar a usar a máquina de medição multissensor valeu muito a pena: “Sensores por contato, óptico, de luz branca: a interação desses três métodos de medição é imbatível, porque nos proporciona alto nível de eficiência”, afirma Christian Bindl, Diretor de Gestão da Qualidade da whr Hossinger, que não esconde quanto está bem impressionado com os resultados. Com a ZEISS O-INSPECT a empresa diminuiu o número de medições terceirizadas, e Bindl e seus colegas agora podem realizar muitas tarefas de medição com alto grau de precisão e repetibilidade. Sem a O-INSPECT, seria necessário usar três máquinas diferentes. “Em relação à nossa máquina de medição anterior, simplesmente dobramos o nível de precisão”, diz o Gerente de Qualidade.*** “Além disso, o sensor de luz branca torna as nossas medições muito mais rápidas.”De acordo com Bindl, a ZEISS O-INSPECT deu “fôlego” aos metrologistas.

O sensor ideal para cada tarefa de medição
O sensor ideal para cada tarefa de medição
whr Hossinger
Sobre a whr Hossinger

Localizada em Roding (Alemanha), a whr Hossinger Kunststofftechnik GmbH tem 60 funcionários e desenvolve, projeta e fabrica sistemas técnicos em plástico para os setores de tecnologia médica e automotivo, entre outros. A empresa com administração familiar foi fundada em 1925 e hoje abrange toda a cadeia do processo de moldagem de plásticos por injeção. Isso inclui projeto e engenharia, fabricação de ferramentas e de peças plásticas, além da montagem e embalagem específica para clientes, estratégias de entrega e logística. Como empregador, a whr Hossinger se distingue por meio de modelos de horário de trabalho personalizados. A empresa, por exemplo, não tem turnos definidos na área de montagem. Com isso, a empresa, localizada na próspera região do distrito de Cham, na Bavária, atrai trabalhadores que desejam equilibrar a vida profissional e o tempo que dedicam à família.