Acelere suas medições com a ZEISS ZEISS ACCURA reduz tempo de medição

Normas de qualidade assegurada na indústria automotiva continuam a crescer ano após ano. Isso, em contrapartida, significa que as medições demandam mais tempo e esforço, inclusive na Peter Wahl Metall - und Kunststofftechnik. Para conseguir atender a demanda crescente de trabalho relacionada a garantia da qualidade, a empresa comprou uma máquina de medição ZEISS ACCURA multisensores, que permitiu o aumento da velocidade consideravelmente em todo o processo de medição.

O sucesso da Wahl com soluções da ZEISS:
ZEISS ACCURA
ZEISS CALYPSO
ZEISS LineScan
Sucesso:
  • Redução do tempo de medição
  • Mais rapidez na inspeção de superfícies de forma livre complexas
  • Maior produtividade com componentes

Acelere o processo de medição na indústria automotiva com sensores ópticos da ZEISS

Desafio: aumento constante de tarefas de medição

"Medições demandam cada vez mais e mais tempo", disse Peter Kerber, Diretor Executivo da Peter Wahl GmbH 7 Co. KG. A época em que fabricantes automotivos aprovavam um lote após uma simples inspeção por amostragem inicial bem sucedida é coisa do passado. Agora, como parte das inspeções de requalificação, fornecedores com a Wahl sempre precisam fornecer provas anuais que cada um dos componentes atendem aos requisitos dos clientes. Como resultado, mais tempo e esforço é investido para complementar a inspeção por amostragem inicial. E tudo se combinada: aproximadamente 5.000 horas são gastas em medições todos os anos na Wahl.

O Diretor Geral Peter Kerber (à direita) e o Gerente de Qualidade Willi Sauer procuravam uma solução para acomodar um número de medições cada vez maior.
O Diretor Geral Peter Kerber (à direita) e o Gerente de Qualidade Willi Sauer procuravam uma solução para acomodar um número de medições cada vez maior.
Em apenas 20 minutos, todas as dimensões de desenho necessárias das peças compostas, assim como suas tolerâncias de formato e posição, estão disponíveis, o que permite à Wahl reduzir à metade o tempo de medição.
Em apenas 20 minutos, todas as dimensões de desenho necessárias das peças compostas, assim como suas tolerâncias de formato e posição, estão disponíveis, o que permite à Wahl reduzir à metade o tempo de medição.

Solução: mais medições ópticas

Ficou muito claro para a liderança da empresa que era necessário mais colaboradores e uma máquina de medição adicional. Depois de uma demo com a ACCURA multisensores na ZEISS, o Gerente de Qualidade Willi Sauer já estava convencido: o sistema da ZEISS iria proporcionar a flexibilidade que era necessária que a sua empresa precisava. O motivo: além da medição por contato, a máquina foi projetada para utilizar o cabeçote LineScan. Naquele momento, a máquina de medição e o cabeçote óptico ainda estava em fase de desenvolvimento, e foi assim que esta média empresa se tornou um cliente piloto. "Nós nunca duvidamos da nossa decisão em nenhum instante", conta o Gerente da Qualidade, dois anos depois. "Graças a esta máquina de medição, agora podemos realizar medições muito mais complexas, que antes não eram possíveis".

“Nem sempre é possível atingir todas as áreas relevantes com um sistema de medição por contato.“

Peter Kerber, Diretor Geral

Benefício: qualidade assegura mais rápida

A tecnologia de medição por contato e óptica se complementam, tornando possível a realização das medições na Wahl mais rapidamente. Por exemplo: o cabeçote por contato demorava 45 minutos para capturar todas as dimensões da alavanca de tensão do teto conversível. Agora somente algumas características são capturadas com medição por contato, e o restante das áreas são capturadas através de tecnologia óptica. O resultado: todas as dimensões obrigatórias do desenho assim como outras formas e tolerâncias de posição de componentes fabricados em compostos de plástico-metal são capturados em apenas 20 minutos. Ao utilizar o cabeçote LineScan já compensou para a empresa em outra maneira: "Nós nunca fomos capazes de alcançar as áreas necessárias usando uma máquina de medição por contato", explica Kerber. Nesses casos, a informação valiosa da geometria de um componente pode ser adquirida através da captura de superfícies como um todo - e o cabeçote ZEISS LineScan torna isso possível.

O ZEISS LineScan exibe seus pontos fortes, particularmente com superfícies de forma livre.
O ZEISS LineScan exibe seus pontos fortes, particularmente com superfícies de forma livre.
Sobre a Wahl

Atualmente, o trabalho da Peter Wahl GmbH & Co. KG abrange toda a cadeia do processo para componentes automotivos, da fase de projeto até a ferramenta e a construção do protótipo e, por fim, a produção em série. A empresa começou como fabricante de ferramentas, em 1962, e de lá para cá expandiu sua unidade em Kreuzwertheim, no norte da Bavária (Alemanha). Cerca de 350 funcionários desenvolvem e fabricam componentes metálicos e plásticos, além de peças metaloplásticas, para o setor automotivo. O desenvolvimento e a produção de ferramentas continua sendo um importante pilar da empresa. O tamanho dos lotes varia de um simples protótipo a 70.000 componentes automotivos por semana.