O caminho mais rápido para a ferramenta perfeita Exemplo: proteção para a ventoinha de um tanque

Fabricantes da indústria plástica precisam atender a requisitos de qualidade cada vez mais altos. Instalação de peças defeituosas demandam mais tempo e esforço, por isso devem ser evitadas a todo custo. Isso é por que o critério de qualidade deve ser observado quando o molde está sendo projetado e fabricado - antes de qualquer coisa. Ao mesmo tempo, projetistas e fabricantes de moldes normalmente estão sob pressão devido ao tempo de lançamento de um projeto, que é um dos critérios chave de seu sucesso comercial ou não.

Soluções de CT da ZEISS para correções de ferramentas
ZEISS METROTOM
ZEISS CALYPSO
ZEISS PiWeb
Sucesso:
  • Processo eficiente de correção de ferramentas
  • Redução do consumo de tempo
  • Redução e encurtamento significativos dos circuitos de iteração

Fabricante de plástico otimiza processo de correção de ferramentas com software de medição da ZEISS

Influenciando fatores para qualidade

A qualidade peças plásticas através de injeção depende de diversos fatos: do próprio molde de injeção, os diversos parâmetros de produção até o plástico que será utilizado. Por exemplo: a taxa de encolhimento define o tamanho da peça a ser produzida. Já o encolhimento depende de outras variáveis mencionadas e não pode ser previsto com grande precisão. A qualidade da ferramenta de injeção plástica não pode ser definida através de uma simples medição. Dizer se um irá produzir bons resultados, é possível somente através da inspeção das peças produzidas por ele.

A visualização com código de cores no ZEISS REVERSE ENGINEERING te mostra rapidamente onde e por quanto seu componente irá divergir dos dados nominais. Uma mudança para a graduação azul indica menos material e uma mudança para o vermelho indica material adicional.
A visualização com código de cores no ZEISS REVERSE ENGINEERING te mostra rapidamente onde e por quanto seu componente irá divergir dos dados nominais. Uma mudança para a graduação azul indica menos material e uma mudança para o vermelho indica material adicional.

Processo de correção de ferramenta

Devido a dificuldade de prever a qualidade em um processo de moldagem por injeção, ferramentas precisam ser ajustadas diversas vezes até que os peças injetadas atinjam os requisitos de qualidade necessários. Os componentes precisam ser medidos completamente a cada ciclo de controle da qualidade, e a ferramenta de injeção deve ser ajustada na linha de produção com estes resultados. Os desafios ao realizar qualquer ciclo de correção são:

  • capturar o máximo possível de pontos distribuídos de forma uniforme e de pontos relevantes de medição
  • transferir dados de medição do CAD para a ferramenta
  • assegurar a acuracidade na montagem de todos os segmentos na forma final

CT ZEISS METROTOM

A ZEISS oferece sistemas para garantir que todo o processo de correção de ferramenta seja eficiente. Isso começa com a determinação da estabilidade dimensional da peça usando o tomógrafo industrial ZEISS METROTO, que captura tanto dados externos quanto internos de estruturas. Ao contrário do processo padrão em que o componente é dissecado e os segmentos individuais são medidos, a tomografia computadorizada oferece benefícios importantes:

  • O processo de inspeção não destrói o componente
  • A quantidade de tempo dispendido é drasticamente reduzido.
  • O processo é confiável: não há riscos de deformação dentro do escopo do processo de inspeção.

A quantidade de informação fornecida é maior pois todo o componente é capturado, e não somente seções individuais. Isso pode reduzir drasticamente os ciclos de correção. Os sistemas da ZEISS também são altamente precisos e os resultados são rastreáveis.

Somente a área em azul é considerado para correção da ferramenta, pois é um fator decisivo para acuracidade do encaixe.
Somente a área em azul é considerado para correção da ferramenta, pois é um fator decisivo para acuracidade do encaixe.
O esquema de cores para comparação nominal/atual da subárea selecionada.
O esquema de cores para comparação nominal/atual da subárea selecionada.

Software ZEISS REVERSE ENGINEERING

Com o software ZEISS REVERSE ENGINEERING, o modelo cad do molde de injeção pode ser corrigido usando os valores nominais do componente plástico e os dados atuais gerados com o ZEISS METROTOM. O software corrige segmentos defeituosos de componentes no conjunto de dados da ferramenta e assegura que os segmentos selecionados se encaixam perfeitamente. O ZEISS REVERSE ENGINEERING detecta as geometrias que estão em camadas inferiores usando os dados de volume do CT. O superfície matematicamente gerada é mesclada para criar um modelo, para se assegurar que não há vãos ou sobreposições entre as superfícies. Condições estipuladas de continuidade podem ser garantidas de maneira fácil e confiável com a utilização do ZEISS REVERSE ENGINEERING.

Produção mais rápida de produtos

Graças a captura velos e informativa das condições atuais com o ZEISS METROTOM e correção de ferramenta eficiente com o ZEISS REVERSE ENGINEERING, os loops de iteração pode ser reduzidos e encurtados significantemente - e ao mesmo tempo, manter o nível premium de qualidade.