Uma decisão "de última geração" Sandvik Coromant

Parece bom demais para ser verdade: na Sandvik Coromant de Schmalkalden, no Leste da Alemanha, os valores resultantes da medição por contato em fresas estavam tão bons que um engenheiro começou a procurar erros. A busca revelou o problema: os dentes duros das fresas estavam acabando com cada apalpador de rubi. Hoje, os inspetores de qualidade da empresa usam um apalpador de diamante sem nenhum sinal de desgaste após quatro anos.

O sucesso da Sandvik Coromant com soluções da ZEISS:
ZEISS MMZ T
ZEISS GEAR PRO
ZEISS Diamond!Scan
Sucesso:
  • Resultados de medição precisos
  • Qualidade excelente

O fabricante de ferramentas Sandvik Coromant realiza medição com um apalpador de diamante

O desafio: resultados de medição sem erros

Mario Peter, engenheiro mecânico do Departamento de Tecnologia da Sandvik, desconfiava mais e mais a cada vez que uma fresa CoroMill 177 era medida. "Algo simplesmente não estava certo", lembra ele. Levou algum tempo até descobrir exatamente o que era, porque, na época, a ferramenta de fresagem de engrenagens ainda estava em desenvolvimento. Além disso, as fresas CoroMill são unidades produzidas sob medida, e os valores de medição nos dentes são diferentes para cada ferramenta especial. Ainda assim, mesmo em peças com erros conhecidos, os resultados de medição eram bons demais, o que levou o engenheiro mecânico a procurar a razão disso. Depois de testes exaustivos, ficou claro que as placas duras das ferramentas de corte estavam criando furos nos apalpadores com ponta de rubi. Embora invisíveis a olho nu, esses furos afetavam a precisão da medição.

Mario Peter inspecionando uma fresa CoroMill 176
Mario Peter inspecionando uma fresa CoroMill 176
Uma fresa CoroMill 176 durante a inspeção de qualidade.
Uma fresa CoroMill 176 durante a inspeção de qualidade. Graças ao apalpador de diamante, as bordas agudas dos dentes não danificam o apalpador.

A solução: apalpadores de diamante

Com uma ponta que obteve da ZEISS Industrial Metrology, Mario Peter transformou os erros de medição em coisa do passado: um especialista da ZEISS sugeriu que ele experimentasse um apalpador de diamante. Ante um preço de 1.000 euros, de início, Peter hesitou – o apalpador precisaria durar bastante para justificar o investimento. O apalpador de rubi precisava ser trocado todos os meses, mas custava só 39 euros. "A troca mais do que compensou", diz Peter. O apalpador de diamante utilizado na ZEISS MMZ-T está em uso há quatro anos e não mostra nenhum sinal visível de desgaste, apesar de ser exposto à mesma tensão que o apalpador de rubi.

"Com certeza usaremos também apalpadores com revestimento de diamante no futuro."

Mario Peter, Engenheiro Mecânico do Departamento de Tecnologia

Benefício: qualidade excepcional

Graças aos rigorosos requisitos de qualidade, os clientes obtêm com as fresas da Sandvik Coromant a qualidade de engrenagem definida nas normas DIN 8 e DIN 9. Os clientes da empresa exigem qualidade de classe B, que, dependendo da fresa, é sinônimo de tolerâncias que variam de 2 micrômetros para engrenagens de caixas de engrenagens de automóveis a 10 micrômetros para engrenagens de turbinas eólicas de grande porte. No entanto, muitos valores de medição não atendem só aos requisitos classe B, mas também aos da classe A e até AA. "Isso é resultado direto do uso do apalpador de diamante", comenta Peter.

Um apalpador de diamante movendo-se ao longo da borda cortante de uma fresa CoroMill 177
Um apalpador de diamante movendo-se ao longo da borda cortante de uma fresa CoroMill 177
Sobre a Sandvik Coromant

A Sandvik Coromant é o maior fornecedor mundial de ferramentas, soluções de usinagem e know-how na indústria metalúrgica. Com grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a empresa sueca cria inovações exclusivas e define novos padrões de produtividade em conjunto com seus clientes dos setores automotivo, aeroespacial e energético. A Sandvik Coromant tem 8.000 funcionários e está representada em 130 países. A Sandvik Coromant, parte da divisão de soluções de usinagem da Sandvik, é uma empresa do Grupo Sandvik. A unidade da empresa em Schmalkalden, na Turíngia, foi uma sociedade de economia mista da ex-Alemanha Oriental e atualmente tem 250 funcionários.