Uma corrida contra o tempo Corrida demanda tecnologias especiais da metrologia

As corridas exigem muito dos fabricantes de motores – também em relação à tecnologia de medição. Por isso, a Pankl Racing Systems substituiu quase todos os equipamentos de medição manuais na sua unidade de Bruck por máquinas de medição da ZEISS, economizando até 80 por cento dos tempos de medição.

O sucesso da Pankl com soluções da ZEISS:
ZEISS DuraMax
ZEISS CALYPSO
ZEISS VAST XXT
Sucesso:
  • Redução do tempo de medição em 80%
  • Melhor qualidade e comparabilidade dos resultados de medição
  • Insensibilidade a vibrações mecânicas e variações da temperatura

Fornecedor de equipamentos para esportes motorizados reduz tempos de medição na linha de produção graças à tecnologia de medição da ZEISS

Desafio: requisitos exigentes, medições complexas

"Mais leves, mais confiáveis e de melhor qualidade", é assim que Mario Pichler, Diretor de Garantia da Qualidade na Pankl Engine Systems, descreve as demandas sempre crescentes que as equipes de Fórmula 1 colocam aos componentes dos motores. Portanto, a tarefa dos engenheiros da Pankl é projetar peças que sejam o mais leve possível, mas, contudo, capazes de resistir a forças extremas na pista: "Geralmente, trata-se de uma linha tênue entre peso e sustentabilidade," explica Pichler. Para forçar os limites da tecnologia, é preciso realizar muitas medições – principalmente durante o processo de produção. Até poucos anos atrás, a Pankl usava essencialmente equipamento de medição manual para essas medições no processo. "Isso consumia muito tempo e dependia bastante das competências dos funcionários", relembra Pichler.

O objetivo de Mario Pichler era automatizar as medições em processo
O objetivo de Mario Pichler era automatizar as medições em processo
"Todas as medições que fazíamos manualmente no passado agora podem ser feitas na DuraMax", diz Mario Pichler, Diretor de Garantia de Qualidade da Pankl Engine Systems
"Todas as medições que fazíamos manualmente no passado agora podem ser feitas na DuraMax", diz Mario Pichler, Diretor de Garantia de Qualidade da Pankl Engine Systems

Solução: um novo apalpador para scanning

Com o objetivo principal de acelerar as medições no processo e torná-las reprodutíveis, a Pankl decidiu testar a máquina de medição por coordenadas DuraMax 3D da ZEISS. A compacta máquina de medição é insensível a vibrações mecânicas e a oscilações de temperatura, tornando-a ideal para o uso no ambiente de produção. Os engenheiros de metrologia também já conheciam o software de medição ZEISS CALYPSO.
"A DuraMax da ZEISS era simplesmente uma opção pronta para usar," conta Pichler. Os técnicos de medição transferiram os programas de medição existentes para a máquina, as primeiras peças foram medidas e as operações de teste começaram. "Entretanto, em duas semanas, eles não queriam mais ficar sem a máquina de medição. A decisão foi tomada: nós ficaríamos com ela," conta Pichler.

"Antes da ZEISS DuraMax, precisávamos de cinco medidores e um altímetro com cinco dispositivos de fixação diferentes para alcançar tudo."

Mario Pichler, Diretor de Garantia de Qualidade da Pankl Engine Systems

Vantagem: redução de 80 por cento nos tempos de medição

A máquina de medição por coordenadas ZEISS DuraMax permite à Pankl reduzir seus tempos de medição em até 80 por cento. Exemplo: usinar os contornos de uma biela. De acordo com o relatório de teste, cerca de 80 características precisam ser medidas. Antes da era ZEISS DuraMax, os funcionários precisavam de uma hora e vinte minutos para completar essa tarefa. Hoje, a peça é fixada sobre a ZEISS DuraMax, que então mede todos os valores necessários em apenas 15 minutos. Pensando nas inúmeras etapas do processo e inspeções de amostras, isso se traduz em uma economia considerável no nível da produção para a Pankl.
A introdução da ZEISS DuraMax teve outra vantagem: como a máquina de medição pode ser usada diretamente no ambiente de produção, a Pankl obtém um alto nível de certeza sobre a qualidade dos seus produtos já na fase inicial. Até à data, a Pankl já adquiriu quatro máquinas de medição compactas.

A máquina de medição por coordenadas permite à Pankl reduzir seus tempos de medição em até 80%. Foto: Mario Pichler e René Hautz
A máquina de medição por coordenadas permite à Pankl reduzir seus tempos de medição em até 80%. Foto: Mario Pichler e René Hautz
Sobre a Pankl

A Pankl Racing Systems AG, com sede em Kapfenburg, na Áustria, é especializada em componentes leves projetados para suportar níveis elevadíssimos de estresse mecânico. A empresa tem cerca de 1150 funcionários em todo o mundo, que desenvolvem, produzem e distribuem sistemas de motor e acionamento, além de peças de chassi para carros de corrida, automóveis de luxo e helicópteros. A Pankl fabricou suas primeiras barras de conexão para carros de corrida em 1985. Hoje, a divisão de carros de corrida da empresa é líder de mercado em sistemas de motor e acionamento.