Inspeção não-destrutiva Exemplo: proteção do conector

A proteção do conector pode ser combinada com outros componentes para formar um plug ao longo do processo produtivo. O plug tem como objetivo final sua integração em máquinas e sistemas. Defeitos na proteção do conector são encontrados em etapas avançadas do processo e podem gerar custos adicionais. Além disso, defeitos de qualidade em injeção plástica podem ser identificados o mais rápido possível com 100% de confiabilidade.

Soluções de CT da ZEISS para produção de peças plásticas fundidas em grande volume
ZEISS VoluMax
ZEISS CALYPSO
Sucesso:
  • Verificação de um recurso de qualidade com base em um único scanning
  • Inspeção 3D não destrutiva de estruturas ocultas
  • Eliminação quase total da influência do operador
  • Visualização dos dados capturados em ordem cronológica
  • Acesso a dados em tempo real a qualquer momento

Inspeção de linha de produção de alto volume

Características

Defeitos podem ocorrer em injeção plástica e que devem ser inspecionadas são:

  • cavidades
  • deformações
  • desvio dimensional e espessura de paredes
  • rebarbas
A estabilidade dimensional 3D pode ser inspecionada da forma ideal usando o ZEISS CALYPSO CT.
A estabilidade dimensional 3D pode ser inspecionada da forma ideal usando o ZEISS CALYPSO CT.

Métodos de inspeção padrão

Métodos padrão não-destrutivos como inspeção visual ou através de dispositivos, proporcionam somente alguns detalhes particulares sobre a qualidade que deve ser monitorada. Para que seja alcançada uma visão geral do objeto, diversos processos e seus respectivos resultados devem ser combinados. Materialografia é um processo de inspeção não destrutivo que fornece informações sobre as estruturas internas dos materiais. Entretanto, demanda grande tempo e esforço, tornando-o inadequado para inspeções regulares.

Benefício: ZEISS VoluMax

Com o ZEISS VoluMax, todas as características de qualidade podem ser checadas com base em um escaneamento simples. Em um único processo, a tomografia computadorizada permite que você realize inspeção 3D não destrutiva de estruturas internas. Isso evita avaliações subjetivas ou influência do operador. Uma vantagem em particular do ZEISS VoluMax é a análise dimensional. Todo o componente pode ser comparado em termos de estabilidade dimensional com utilização de dados CAD ou secção de referência. Por exemplo, os desvios são codificados através de cores.

Inspeção de porosidades usando a VGStudio Max
Inspeção de porosidades usando a VGStudio Max
Segmentação transversal e virtual de componentes com a VGStudio Max
Segmentação transversal e virtual de componentes com a VGStudio Max

Inspeção na prática

Geralmente uma foto é tirada de peças injetadas e retirada de cada injetora a cada turno e inspecionada no tomógrafo computadorizado. Em casos especiais, múltiplas amostras são tiradas de cada turno. Estes componentes são reconhecidos automaticamente, e os programas de inspeção realizam uma análise automatizada. O número de cavidades no componentes podem ser detectadas para que seja rastreado qual o molde e célula de produção de origem. Baseado nos resultados da inspeção, os operadores podem decidir quais os componentes estão aprovados para as etapas seguintes da produção.

Gestão de Dados da Qualidade usando ZEISS PiWeb software

A ZEISS VoluMax gera automaticamente uma grande quantidade de dados valioso que podem ser documentados através do software ZEISS PiWeb, com disponibilização e avaliação para qualquer lugar do mundo. Por exemplo: o ZEISS PiWeb oferece a opção de visualização de dados capturados em ordem cronológica. Mudanças graduais na qualidade (ex: desgaste de moldes) se torna visível e monitorado. o ZEISS PiWeb é também a solução ideal para documentação relativa a qualidade de forma automática e profissional. Com armazenamento centralizado, os dados podem ser acessados através de conexão segura via internet em tempo real, em qualquer lugar do mundo, e relacionados com as medições passadas e até mesmo com outras informações disponíveis nos sistema.

O relatório do ZEISS PiWeb mostra qual é a cavidade defeituosa.
O relatório do ZEISS PiWeb mostra qual é a cavidade defeituosa.