Até as máquinas são flexíveis A Volkswagen acelera a inspeção da qualidade na produção de motores

Equipamento de monitoramento, calibradores-tampão e calibradores deslizantes – na fábrica de motores da Volkswagen Sachsen GmbH, em Chemnitz, na Alemanha, todos esses instrumentos para medições manuais elaboradas são uma coisa do passado. Hoje em dia, máquinas de medição por coordenadas pequenas e robustas da Carl Zeiss são utilizadas para inspeção da qualidade na produção. Elas podem ser adaptadas de forma flexível a novos produtos e gerações, permitindo assim uma economia considerável. Ao mesmo tempo, as máquinas de medição fornecem rapidamente resultados precisos e detalhados.

O sucesso da VW com soluções da ZEISS:
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  • Melhores resultados de medição

A Volkswagen acelera a inspeção da qualidade na produção de motores

O desafio: medição flexível no chão de fábrica

A fábrica realiza medições aleatórias durante a produção para garantir a qualidade das peças de motor. Até agora, não apareceu ainda uma máquina de medição por coordenadas pequena e robusta o suficiente para inspecionar a forma e a dimensão das peças imediatamente ao lado das máquinas. Os operadores usavam equipamento de monitoramento e outros instrumentos portáteis. Isto implicou a substituição ou a conversão dos instrumentos de medição com cada nova geração ou variação de produto. Além disso, o processo era demorado e suscetível a erros, dado que os resultados dependiam da experiência e do desempenho do usuário.

O desafio consistia em encontrar um substituto flexível para os calibradores que também pudesse ser usado diretamente em um ambiente de produção.

Na fábrica de motores da Volkswagen Sachsen GmbH, em Chemnitz, máquinas de medição por coordenadas ZEISS DuraMax 3D versáteis são usadas para medições aleatórias de amostras no chão de fábrica
Na fábrica de motores da Volkswagen Sachsen GmbH, em Chemnitz, máquinas de medição por coordenadas ZEISS DuraMax 3D versáteis são usadas para medições aleatórias de amostras no chão de fábrica

Solução: máquina de medição por coordenadas pequena e robusta

Atualmente, máquinas de medição por coordenadas DuraMax 3D flexíveis e programáveis estão sendo utilizadas para medições aleatórias integradas no processo. Isso permite que a Volkswagen Sachsen apoie a produção de todas as principais peças do motor.

No entanto, foi somente com o lançamento da pequena e robusta DuraMax que a fábrica de motores de Chemnitz teve a possibilidade de levar a tecnologia de medição por coordenadas diretamente para as estações de medição no chão de fábrica. O sistema ocupa apenas uma área de um escasso metro quadrado. Além disso, a DuraMax trabalha em temperaturas entre os 18 e os 35 graus Celsius, é insensível à sujeira e nada mais requer do que um plugue elétrico.

"Uma máquina de medição como a DuraMax atende plenamente às nossas necessidades."

diz Matthias Kurth, responsável pelo planejamento da tecnologia de ferramentas e de medição na fábrica de motores da Volkswagen Sachsen GmbH.

Benefício: medições mais rápidas e precisas

O maior benefício que a DuraMax traz para a fábrica de motores de Chemnitz: em vez de várias ferramentas, apenas uma máquina de medição é necessária, máquina essa que pode ser ajustada, em poucos passos, conforme necessário para uma nova geração de peças ou motores.

Além disso, os resultados de medição são mais detalhados, precisos e confiáveis do que antes e podem ser comparados mais adequadamente com os resultados do laboratório de medição. A fábrica de motores de Chemnitz está usando, nesse momento, 14 máquinas DuraMax em suas instalações de produção. "Isto nos permitiu reduzir nossos custos", afirma Kurth.  

Sobre a VW

Com sede em Wolfsburg, na Alemanha, a Volkswagen é um dos principais fabricantes de automóveis do mundo. A qualidade do processo e do produto estão entre os objetivos mais importantes da empresa. A fábrica de motores da Volkswagen Sachsen GmbH em Chemnitz é pioneira no uso da tecnologia de medição flexível diretamente no chão de fábrica. Os 1150 empregados em Chemnitz produzem diariamente cerca de 3000 motores de quatro cilindros movidos a gás e motores a diesel, e ainda 4000 transmissões balanceadas.