A tomografia computadorizada torna visível o comportamento do silicone starlim//sterner e o valor da tecnologia de medição no desenvolvimento de novos produtos

Graças à sua elasticidade muito especial, o silicone tornou-se um item diário na medicina e na indústria. No entanto, o comportamento das peças de silicone sob estresse é tudo menos previsível. Por conseguinte, o especialista em moldagem por injeção starlim//sterner usa uma máquina de medição por tomografia computadorizada da divisão de Metrologia Industrial da Carl Zeiss para o desenvolvimento de peças técnicas moldadas, feitas de silicone. Olhando para dentro das peças rapidamente podemos ver como cada peça moldada precisa ser otimizada para desempenhar sua tarefa com confiabilidade a longo prazo.

O sucesso da starlim//sterner com soluções da ZEISS:
ZEISS METROTOM
ZEISS CALYPSO
Sucesso:
  • Redução considerável do período de desenvolvimento

A tomografia computadorizada torna visível o comportamento do silicone

O desafio: olhar para dentro

Graças à tomografia computadorizada, temos a possibilidade de ver o interior de um produto, algo que, sem isso, seria impossível. Esta é a única maneira de podermos ver realmente como o material se comporta em condições reais, fornecendo-nos informações para a recomputação e posterior adaptação", explica Johannes Pichler, gerente de P&D na starlim//sterner. De que forma a geometria e a combinação de materiais podem afetar o produto é um aspeto invisível de fora e muito difícil de planejar. No passado, não restava à starlim//sterner outra solução que não usar métodos – ocasionalmente destrutivos – para efetuar a inspeção da qualidade, algo que prolongava consideravelmente o processo de desenvolvimento.

Exibição dos resultados de medição do METROTOM no CALYPSO, de uma forma fácil de entender.
Exibição dos resultados de medição do METROTOM no CALYPSO, de uma forma fácil de entender.
Graças ao METROTOM, foi possível reduzir em 50% o tempo de desenvolvimento de um switch multifuncional de um VW Golf V.
Graças ao METROTOM, foi possível reduzir em 50% o tempo de desenvolvimento de um switch multifuncional de um VW Golf V.

Solução: tomografia computadorizada para medições sem contato, não destrutivas

starlim//sterner vem usando o tomógrafo computadorizado no desenvolvimento de produtos desde há dois anos. Pichler organizou escaneamentos para comparar os fornecedores. Eram várias as razões para decidir em favor do sistema Metrotom: “Nós ficamos impressionados com a abordagem holística coerente e confiável do sistema. Outros fatores positivos foram a sua correção ergonômica e o know-how da equipe de gerenciamento de produto. E, como é evidente, o nome mundialmente famoso da Carl Zeiss ajudou ainda mais no processo de decisão”, refere Pichler, em jeito de resumo. A starlim//sterner dispõe de um sistema METROTOM 800 no seu próprio laboratório de medição desde março de 2010.

Benefícios para o cliente: qualidade sempre elevada com grandes quantidades

"No passado, contávamos principalmente com a experiência de nossos desenvolvedores de produtos e com o bom senso. Agora, podemos medir cada detalhe com reprodutibilidade e certeza absoluta", confessa Pichler. Na sua opinião, o benefício mais palpável não é tanta a velocidade de medição não destrutiva, mas sim a qualidade. Com volumes de produção da ordem das centenas de milhões de itens anualmente, a existência de defeitos teria um efeito absolutamente devastador na starlim//sterner. “A medição por TC permite aumentar substancialmente a vida útil dos produtos. Com a estabilidade a longo prazo das peças, podemos aumentar a qualidade total do produto e fortalecer a marca de nossos clientes", explica o gerente de desenvolvimento.

Sobre a starlim//sterner

Com sede na Áustria e em Londres no estado do Ontário, no Canadá, a starlim//sterner é um dos líderes mundiais no processamento de silicone líquido para moldagem por injeção. A empresa fabrica peças moldadas para as indústrias automotiva e das ciências da vida, bem como para as indústrias sanitária, dos eletrodomésticos e das telecomunicações. A empresa assume total responsabilidade pelas ordens de desenvolvimento e produção – desde a ideia do produto até sua concepção, desde a efetiva fabricação de ferramentas até a produção em massa totalmente automatizada.