Solução integrada impressionante Gestamp inspeciona peças automotivas com a ZEISS AIBox.

Há um pequeno, porém crítico, fator de sucesso para as montadoras de automóveis: o know-how de produção dos fornecedores de OEM, que atualmente geram mais de 75% do valor agregado em um veículo. E essa tendência está aumentando. A empresa espanhola Gestamp também está promovendo esse desenvolvimento com o uso de tecnologias de ponta em fabricação e garantia da qualidade.

O sucesso da Gestamp com soluções da ZEISS:
ZEISS AIBox
Sucesso:
  • Geração rápida de dados
  • Redução do tempo de medição
  • Carregamento rápido e compacto

Inspeção Automatizada de Componentes Automotivos com o ZEISS AIBox

O desafio: monitorar processos de produção

Só em Louny, a Gestamp fabrica mais de 230 componentes de Body in white para um total de 13 OEMs. Um motivo específico desse sucesso é o fato da empresa oferecer como serviço temperagem sob medida, um processo de estampagem a quente particularmente desafiador. Como as ferramentas sofrem maior desgaste com estampagem a quente do que a frio, é necessário criar novos moldes e substituir os usados com mais frequência. Para detectar possíveis ocorrências fora da tolerância na maior parte do tempo, a Gestamp queria medir um número significativamente maior de peças em Louny. Todos os envolvidos concordaram que a meta da empresa de inspecionar 33.500 peças por ano não seria viável com a máquina de medição por coordenadas já existente. Além disso, a Gestamp também queria analisar Big Data para tomar importantes decisões de fabricação: "Para isso, precisaríamos adquirir, armazenar e analisar mais dados de qualidade", diz Ignacio Fernández Landa, Engenheiro Sênior de Sistemas de Controle de Processos e Qualidade da Gestamp.

As peças estampadas ainda quentes recebem sua forma final em células a laser. Após a usinagem, os funcionários realizam testes por amostragem para garantir acuracidade nas medidas.
As peças estampadas ainda quentes recebem sua forma final em células a laser. Após a usinagem, os funcionários realizam testes por amostragem para garantir acuracidade nas medidas.
Michal Pelc carrega rapidamente o ZEISS AIBox.
Michal Pelc carrega rapidamente o ZEISS AIBox.

A solução: ZEISS AIBox e sistemas de fixação

O grande desafio era encontrar um sistema capaz de medir as peças com mais rapidez e, ao mesmo tempo, ser extremamente preciso. Embora a Gestamp não especificasse preferência por nenhuma técnica de medição específica ao descrever o que queria, Raphael Putseys, Gerente Global de Grandes Contas da ZEISS logo entendeu que "sendo um sistema óptico, a ZEISS AIBox na linha de produção seria a solução ideal". "Com a ajuda de uma equipe interdisciplinar em Oberkochen, criamos uma proposta abrangente", diz Putseys. Isso impressionou os tomadores de decisões da Gestamp. Depois de comparar a oferta com as dos concorrentes, a empresa decidiu comprar o pacote completo da ZEISS: uma ZEISS AIBox com o sensor óptico ZEISS COMET Automated, o software de gestão de dados ZEISS PiWeb, o sistema de fixação ZEISS com uma solução de alimentação e suporte em suas dependências ao longo de várias semanas para colocar o sistema em funcionamento.

"Esta tecnologia apresenta uma enorme oportunidade para que possamos combinar segurança nos carros com objetivos de proteção climática"

Ignacio Fernández Landa, engenheiro da Gestamp

O benefício: rapidez na geração de dados

A ZEISS AIBox está em operação na fábrica de Louny desde o início de 2017, verificando até 500 características em um componente com grande precisão em apenas 10 a 15 minutos. "Sem o sistema ZEISS, precisaríamos de pelo menos três máquinas de medição por contato para realizar as mesmas tarefas", observa Michal Pelc, Especialista em Visão da Gestamp em Louny. Para garantir a total satisfação do cliente, a ZEISS desenvolveu uma solução compacta, o que acelera significativamente o carregamento da ZEISS AIBox. É aqui que os sistemas de fixação modulares da ZEISS entram em ação. Eles são armazenados em uma unidade de armazenamento com cerca de 5 metros de altura. "Sem esse sistema de carregamento, teríamos que expandir a área de montagem", diz Fernández Landa. A Gestamp agora gera uma grande quantidade de dados que, então, são estatisticamente processados usando o ZEISS PiWeb. "Para citar só um exemplo, hoje conseguimos determinar quando as nossas ferramentas de pressão precisam ser substituídas antes do que conseguíamos antes", afirma Fernández Landa. "Com um pacote que atendia a todas as necessidades, a ZEISS impressionou a administração da Gestamp na Espanha como um fornecedor completo", diz Putseys. O próximo passo é implementar a solução ZEISS usada em Louny em uma nova unidade de produção da Gestamp nas West Midlands, no Reino Unido.

O sistema automatizado ZEISS COMET usa tecnologia inovadora de LED e oferece o realmente importa, medições altamente precisas, permitindo à Gestamp a manter sua tolerância de +/- 0,3 mm para alguns componentes.
O sistema automatizado ZEISS COMET usa tecnologia inovadora de LED e oferece o realmente importa, medições altamente precisas, permitindo à Gestamp a manter sua tolerância de +/- 0,3 mm para alguns componentes.
Sobre a Gestamp

A Gestamp é um fabricante de componentes metálicos espanhola especializado em estampagem a quente. Fundada em 1997, a empresa tem 30.000 funcionários no mundo todo e gerou receita de 8 bilhões de euros em 2017, com aumento de 8,5% em relação ao ano anterior.