Medir eficazmente as pás de rotor para helicópteros A empresa AgustaWestland reduz o tempo de medição em cerca de 50 por cento

Observação de tráfego, resgates em montanha, transporte e missões militares em terra e no mar: os helicópteros são o cavalo de trabalho dos ares. Suas enormes capacidades derivam sobretudo do poder de seu rotor.

O sucesso da AgustaWestland com soluções da ZEISS:
ZEISS PRO/PRO T
ZEISS CALIGO
ZEISS RDS
Sucesso:
  • Redução do tempo de ciclo de medição em 50%

Medir eficazmente as pás de rotor para helicópteros

A situação

Um motor de helicóptero deve ser capaz de manter toneladas de peso suspensas no ar. Materiais de compostos elásticos e a melhor forma aerodinâmica do rotor desempenham aqui um papel-chave. No entanto, os rotores modernos também são menos ruidosos e contribuem para um menor consumo de combustível. Seus perfis e superfícies são exemplos perfeitos da medição de curvas e superfícies de forma livre. A conformidade com as tolerâncias geométricas garante que o rotor sempre gera a força de sustentação ideal em diferentes velocidades.

O desafio

Desde há mais de 20 anos que a unidade de produção da AgustaWestland em Anagni, Itália, vem medindo as pás de rotor para helicópteros com uma máquina de medição de braço horizontal (coluna) SMM-MT da ZEISS. Em 2008, a empresa AgustaWestland encomendou uma máquina de medição de braço horizontal (coluna) PRO T da Carl Zeiss, equipada com um sensor de escaneamento VAST XXT TL2 montado no cabeçote de junta giratória articulada RDS com CAA (precisão assistida por computador) e software de medição CALYPSO baseado em CAD, com opção Curve. Esta solução total irá substituir a SMM-MT.

Revolução

A instalação da nova máquina de medição foi uma revolução para a empresa. No passado, a pá do rotor estava posicionada sobre a sua borda de entrada. O novo processo de medição com PRO permite que os técnicos coloquem a pá do rotor sobre o seu lado inferior. Embora isto tenha significado abandonar um método de medição com 20 anos de uso, a transição trouxe inúmeros benefícios. Graças a um sistema especial de fixação, é possível sobrepor duas pás de rotor e medi-las em uma só corrida. Este novo arranjo facilita a medição da totalidade do perfil aerodinâmico com o lado inferior, a borda de entrada e o topo da pá do rotor. Além disso, a empresa mudou para o sensor de escaneamento VAST XXT montado no RDS.

Sobre a AgustaWestland

AgustaWestland, empresa anglo-italiana de helicópteros, pertencente à Finmeccanica na Itália, é um fornecedor de capacidade total no mercado das soluções de força de sustentação vertical. Com suas capacidades de concepção, desenvolvimento, produção e integração de sistemas de aeronaves de asas rotativas, sua experiência no negócio de treinamento e suas soluções de suporte operacional integrado com foco no cliente, a empresa oferece uma capacidade de missão inigualável aos operadores militares e comerciais ao redor do mundo. Esta experiência permite à empresa fornecer aos usuários civis e militares, ao redor do globo, com assistência de primeira classe para as suas missões.