PRK/LASEK - Guia rápido

Cirurgia a laser na superfície do olho

O PRK/LASEK é um tipo popular de cirurgia ocular a laser para a correção de erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. A Better Vision explica tudo o que você precisa saber sobre esta opção.

O que é PRK/LASEK?

Cirurgia na superfície do olho

O PRK ("photorefractive keratectomy" - ceratectomia fotorrefrativa) foi o primeiro método de cirurgia ocular a laser, inventado no final dos anos 1980. Milhares de pacientes foram tratados com PRK antes da invenção do LASIK. O PRK/LASEK continua a ser uma opção para pessoas com miopia leve, hipermetropia e astigmatismo.

Algumas pessoas escolhem PRK/LASEK em vez de LASIK, apesar do período de recuperação mais longo e do desconforto após a cirurgia, para evitar o flap. O 'flap' refere-se a uma fina camada articulada do tecido da córnea superior que é dobrada para trás durante o LASIK para acessar o tecido da córnea subjacente para ablação com um excimer laser. Após a ablação, o flap é substituído.

Como funciona o PRK/LASEK?

Ao contrário da crença popular, as cirurgias PRK e LASEK não são exatamente as mesmas - os dois procedimentos diferem ligeiramente na primeira etapa.

Em ambas as cirurgias, a camada superior externa de células (epitélio) do olho é removida para expor a subcamada da córnea ao laser. Com PRK, esta camada é completamente removida, mas com LASEK, ela é movida para o lado e recolocada após a cirurgia.

Ambos os tipos de cirurgia fazem uso de um excimer laser - um laser ultravioleta usado em cirurgia ocular para remover tecido da córnea por ablação. Quando a camada superior da córnea é exposta, o excimer laser remodela a parte frontal do olho para que a luz que passa seja focalizada corretamente na parte de trás do olho.

Finalmente, uma lente curativa protetora é colocada sobre o olho até que o epitélio volte a crescer, geralmente em alguns dias. A recuperação da visão total leva aproximadamente um mês ou mais e é mais longa do que os métodos alternativos de correção da visão a laser.

Benefícios

O procedimento PRK/LASIK oferece algumas vantagens em comparação com outras opções de tratamento:

  • Maior elegibilidade: este procedimento também pode ser adequado para córneas mais finas. O PRK/LASEK remove apenas a camada externa superior do olho, deixando o máximo de tecido remanescente para o laser moldar.
  • Sem complicações do flap: as possibilidades de complicações relacionadas ao flap durante e após a cirurgia são eliminadas com PRK/LASEK e não há risco de deslocamento do flap.
PRK
Determine se PRK é certo para você


Converse com seu oftalmologista sobre cirurgia ocular a laser, bem como outras soluções para seu problema de visão. Depois de concluir vários exames de diagnóstico, seu médico decidirá se você é um bom candidato para cirurgia com PRK. Juntos, você e seu médico podem determinar a melhor opção para atender às suas necessidades.

Preparação para a cirurgia

Antes da cirurgia, os pacientes geralmente são orientados por seu médico a:
 
  • Parar de usar lentes de contato rígidas por pelo menos quatro semanas e lentes gelatinosas por duas semanas antes da cirurgia, porque elas podem interferir nos exames de diagnóstico pré-operatório.
  • Não usar maquiagem, perfume ou creme na véspera e no dia do procedimento. Esses produtos podem deixar resíduos ao redor dos olhos e cílios, o que aumenta a chance de infecção.
  • Providenciar transporte alternativo imediatamente após a cirurgia e, possivelmente, nos próximos dias após a cirurgia.

As etapas

Anestesiar o olho

Numbing the eye

Para reduzir o desconforto durante a cirurgia, é usado colírio anestésico para anestesiar o olho. Um afastador palpebral é usado para evitar que o olho pisque durante a cirurgia.

Dissolver o epitélio

Dissolving the epithelium

O médico pode administrar algumas gotas de solução alcoólica para dissolver o epitélio.

Remoção do epitélio

Removing the epithelium

O epitélio é removido com um instrumento especial. No PRK, esta camada será completamente removida. No LASEK, essa camada é movida para o lado e recolocada após a cirurgia.

Remodelar a córnea

Reshaping the cornea

Um excimer laser esculpe o tecido da córnea com base na estrutura do olho. O novo formato da córnea corrige como a luz viaja através da córnea para permitir uma visão nítida.

Lente de contato curativa

Bandage contact lens

Algumas gotas de um líquido calmante e de enxágue são colocadas no topo da córnea após a intervenção do laser. Após a cirurgia, o médico insere uma lente de contato curativa para auxiliar na cicatrização e no conforto.

Após a cirurgia

Recuperação visual longa, com algum desconforto

Após a cirurgia, é recomendado:

  • Usar colírio por alguns dias após a cirurgia para ajudar a prevenir infecções e aliviar a secura
  • Evitar esportes de contato extenuantes por pelo menos uma semana
  • Não esfregar o olho operado, descansar e não fazer muito esforço
  • Usar um tampão ocular enquanto dorme por uma semana para evitar mais irritação
  • Evitar trabalhar durante a primeira semana
  • O olho pode parecer desconfortável, áspero e com coceira às vezes após a cirurgia. Normalmente, o olho leva de 4 a 5 dias para voltar a crescer uma nova camada de células. Depois disso, o médico removerá a lente de contato curativa. A visão leva cerca de um mês para se estabilizar. Os médicos normalmente exigem um check-up no dia seguinte e 4-5 dias após a cirurgia. Depois disso, os médicos geralmente exigem um exame de acompanhamento de um mês.

Efeitos colaterais potenciais

Nenhuma intervenção cirúrgica é totalmente isenta de riscos e efeitos colaterais. Seu oftalmologista pode destacar os riscos potenciais e decidir se você se qualifica para a cirurgia.

Uma vez que a técnica PRK/LASEK é caracterizada pela aplicação do laser na superfície, o embaçamento ou cicatriz é uma das complicações mais significativas. A névoa faz com que a córnea do paciente pareça levemente leitosa. Geralmente não é permanente e pode ser tratada com colírio.

Outras possíveis complicações e efeitos colaterais de PRK/LASEK e tipos alternativos de correção da visão a laser são explicados na página que lista os riscos potenciais.

Perguntas frequentes

Qual é a diferença entre LASEK e LASIK?

Existem duas grandes diferenças entre esses tipos de cirurgias oculares a laser.

Com LASEK, as camadas internas da córnea são expostas. O médico pode aplicar uma solução de álcool para soltar o epitélio, que é temporariamente afastado. O médico então aplica o excimer laser, um laser ultravioleta usado em cirurgia ocular, para remover o tecido da córnea por ablação. Durante o LASEK, isso é feito na camada superior exposta da córnea.

Com o LASIK, um flap é cortado com um dispositivo mecânico ou laser, dobrado para trás para cirurgia e então reposicionado quando a cirurgia é concluída. A camada de tecido da córnea ablacionada no LASIK ocorre no estroma, uma subcamada da córnea.

A segunda diferença é o tempo de recuperação e a experiência do paciente. Os pacientes de LASIK normalmente têm um período de cicatrização muito mais curto com menos desconforto.

Eu tenho córneas finas. Isso significa que devo fazer um tratamento com PRK em vez de SMILE ou LASIK?

A cirurgia mais adequada para você também depende da sua prescrição e de outras condições pré-existentes - como a síndrome do olho seco. Se você não for elegível para o LASIK, uma possível solução pode ser PRK/LASEK ou SMILE. Ambas as aplicações podem ser alternativas para aqueles com córneas finas ou casos mais graves de miopia. Os candidatos também incluem aqueles que podem estar em alto risco de complicações de flap (por exemplo, certos trabalhos, esportes e hobbies que são extenuantes ou envolvem contato). Seu oftalmologista poderá recomendar o melhor procedimento de cirurgia ocular a laser para seu caso específico.

Related Articles

SMILE Guia rápido para cirurgia ocular a laser minimamente invasiva
O processo de cirurgia ocular a laser Tudo que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia ocular a laser
SMILE, LASIK ou PRK/LASEK? Comparação de tratamento Descubra como as cirurgias oculares a laser se comparam
Cirurgia ocular a laser: encontrando a clínica certa Como comparar opções de tratamento e clínicas adequadas às suas necessidades
Perguntas frequentes sobre cirurgia ocular a laser Obtenha respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre cirurgia ocular a laser
LASIK Um guia rápido para a cirurgia ocular a laser mais realizada
Riscos e custos potenciais da cirurgia ocular a laser Descubra como os diferentes tipos de cirurgias oculares se comparam