Aviso legal

Este site apresenta apenas informações básicas. Ele não é considerado conselho médico nem substitui uma consulta médica. Ao conversar diretamente com um médico, você ficará sabendo os possíveis riscos, efeitos colaterais e restrições da cirurgia refrativa e de catarata. Nem todas as opções de tratamento estão aprovadas ou disponíveis em todos os mercados, e os rótulos e instruções aprovados podem variar de um país para outro. Este site também não é destinado a pacientes e profissionais de saúde dos Estados Unidos e do Japão.

A ceratectomia fotorrefrativa (PRK) já vem sendo realizada há muitas décadas. Inventada no final dos anos 80, a cirurgia PRK é indicada para a correção da miopia e da hipermetropia (com ou sem astigmatismo). Se você estiver considerando a cirurgia PRK, leia abaixo tudo o que acontece durante o tratamento.

O que é o ZEISS PRK?

O procedimento PRK passo a passo

O que acontece na cirurgia PRK

A preparação para a cirurgia PRK começa algumas semanas antes do dia do tratamento. Seu médico vai explicar que você deve parar de usar lentes de contato quatro a duas semanas antes da cirurgia (dependendo do tipo de lente). Você não pode usar maquiagem, perfume, cremes ou outros cosméticos no dia da cirurgia e no dia anterior. Esses produtos podem deixar resíduos ao redor dos olhos, o que aumenta a chance de infecção pós-operatória.

No dia da cirurgia PRK, você passará por um tratamento ambulatorial, ou seja, não precisará ficar internado na clínica ou hospital. Geralmente, o procedimento PRK leva cerca de 15 minutos por olho e segue estas etapas:

  • Cirurgia PRK em detalhes

    O procedimento PRK passo a passo

  • 1º passo
    1º passo

    Anestesiar o olho

    Colírios anestésicos são aplicados para anestesiar o olho por um curto período antes do procedimento. Um afastador palpebral é usado para evitar que o olho pisque durante a cirurgia.

  • 2º passo
    2º passo

    Soltar o epitélio

    O médico pode administrar algumas gotas de solução alcoólica para dissolver o epitélio.

  • 3º passo
    3º passo

    Remover o epitélio

    O epitélio é removido completamente com um instrumento especial.

  • 4º passo
    4º passo

    Remodelar a córnea

    Um laser de excímeros esculpe o tecido da córnea com base na condição que você tem. O novo formato da córnea corrige a forma como a luz viaja através dela para deixar a visão nítida.

  • 5º passo
    5º passo

    Lente de contato curativa

    Após a cirurgia, o médico insere uma lente de contato curativa para auxiliar na cicatrização e no conforto.

Processo de recuperação do PRK

Como precaução, seu cirurgião pode pedir que você permaneça na clínica ou hospital por um tempo. Quando você receber alta, sua visão ainda não terá se recuperado o suficiente para dirigir, então será preciso que alguém o leve para casa. Nos primeiros dias após o procedimento PRK, você deve usar os colírios recomendados pelo seu médico, evitar tocar ou esfregar os olhos e descansar do trabalho para que seus olhos tenham tempo para cicatrizar. Veja mais informações sobre o processo de recuperação.

Perguntas frequentes sobre o procedimento PRK

  • Sim! Dependendo da sua preferência e da recomendação do seu cirurgião refrativo, o procedimento PRK pode ser realizado em um ou nos dois olhos em um único tratamento.

  • Um dos tipos de correção visual com laser mais populares é o LASIK. Nela, o cirurgião cria um flap da córnea para corrigir sua visão. Ela pode não ser indicada para alguns pacientes, até porque o flap pode ser deslocado ou infeccionar após a cirurgia. Mas o PRK não é a única opção sem flap. A extração de lentícula com o ZEISS SMILE é uma alternativa minimamente invasiva e sem flap que usa tecnologia e técnicas avançadas. Se estiver considerando o PRK ou o LASIK, converse com seu oftalmologista para saber se a extração de lentícula com o ZEISS SMILE é melhor para o seu caso.

Localizador de clínicas

Encontre a clínica de sua escolha perto de você