Aviso legal

Este site apresenta apenas informações básicas. Ele não é considerado conselho médico nem substitui uma consulta médica. Ao conversar diretamente com um médico, você ficará sabendo os possíveis riscos, efeitos colaterais e restrições da cirurgia refrativa e de catarata. Nem todas as opções de tratamento estão aprovadas ou disponíveis em todos os mercados, e os rótulos e instruções aprovados podem variar de um país para outro. Este site também não é destinado a pacientes e profissionais de saúde dos Estados Unidos e do Japão.

Envelhecer é um processo natural da vida. Com o passar do tempo, nosso corpo muda. Quando você chega aos 40 ou 50 anos de idade, pode ficar mais difícil ler e ver objetos próximos com clareza. Isso é causado pela presbiopia ou vista cansada, uma dificuldade para focar em objetos próximos que piora com a idade. Embora essa condição seja mais desconfortável do que perigosa, ela também pode causar dores de cabeça e cansaço nos olhos se você precisar se esforçar por muito tempo.

Quem tem presbiopia e está procurando uma alternativa aos óculos e/ou lentes de contato pode se beneficiar de uma correção visual com laser como o PRESBYOND. Continue lendo para saber mais.

Você tem vista cansada?

Causas e sintomas da presbiopia, além de opções de tratamento para melhorar sua visão

Presbiopia é uma parte natural do envelhecimento. Essa palavra vem do grego e significa “olho velho”. Quando você chega na casa dos 40, o cristalino do seu olho fica mais rígido. Ele não consegue mais mudar de forma com tanta facilidade quanto na sua juventude. Isso faz com que o olho não consiga focar direito em objetos próximos, o que os deixa embaçados.

Quem tem presbiopia precisa deixar livros, documentos e jornais mais afastados para conseguir ler, além de precisar de mais iluminação. Quando você passa muito tempo focando em objetos próximos, pode sentir dores de cabeça ou cansaço nos olhos.

Não há cura para a presbiopia, mas há vários tratamentos. Óculos de grau, seja para leitura, lentes bifocais ou progressivas, são as formas mais comuns de corrigir a visão. Uma alternativa são as lentes de contato multifocais ou monovisão. E, é claro, há também a correção visual com laser, como o LASIK.

Tratamento da presbiopia com o LASIK

Conheça as técnicas de correção visual com laser que seu cirurgião pode usar

A cirurgia LASIK não oferece uma solução direta para a presbiopia, pois não restaura a capacidade natural do olho de focar em objetos próximos. Essa condição ocorre devido ao endurecimento do cristalino. Embora o LASIK atue na córnea e não no cristalino, os cirurgiões podem utilizar essa tecnologia para aprimorar a visão, reduzindo ou até eliminando a necessidade de óculos ou lentes.

Monovisão com o LASIK

Um procedimento especializado que cria graus refrativos diferentes em cada olho

O LASIK do tipo monovisão cria uma condição chamada anisometropia, em que cada olho tem um grau refrativo diferente. Durante o procedimento, o cirurgião corrige a visão de longe do olho dominante e a visão de perto do outro olho. Após a cirurgia, seu olho precisa de tempo para aprender a ignorar as imagens embaçadas produzidas por um olho e focar na imagem mais nítida do outro. Assim você pode ter uma visão clara em todas as distâncias.

O LASIK do tipo monovisão não é para todos. Algumas pessoas não conseguem se acostumar com dois graus refrativos diferentes, precisam forçar os olhos e acabam sentindo dores de cabeça. Além disso, os efeitos colaterais incluem: redução na percepção de profundidade, menos sensibilidade de contrastes e aumento de ofuscamento.

ZEISS PRESBYOND

Laser Blended Vision para combater os efeitos da presbiopia

O ZEISS PRESBYOND, também chamado de Laser Blended Vision, cria profundidades visuais diferentes em cada olho. Uma responsável pela visão distante e intermediária no olho dominante e outra responsável pela visão intermediária e próxima no outro olho. A profundidade visual de cada olho pode ser adaptada para atender às suas necessidades e graus específicos.

Os pacientes podem ter uma visão melhor após o tratamento com o ZEISS PRESBYOND e ler facilmente sem óculos. Graças ao aumento no campo de profundidade dos dois olhos, a visão distante fica muito melhor. Mas, em casos raríssimos, pode ocorrer uma redução pequena na sensibilidade a contrastes, que pode ser corrigida com óculos. Halos ao redor de luzes durante a noite é um sintoma raro.

Perguntas frequentes sobre a cirurgia LASIK e a presbiopia

  • Presbiopia e hipermetropia fazem com que a visão de perto fique embaçada e sem nitidez. Mas a presbiopia é causada pela idade do cristalino, enquanto a hipermetropia ocorre quando o olho tem um formato irregular. Dependendo da gravidade do problema, óculos, lentes de contato ou cirurgia da visão com laser são possíveis opções. Converse com o seu oftalmologista para receber um diagnóstico e discutir o tratamento.

  • Não, o LASIK não causa presbiopia. Além disso, o LASIK não agrava e nem acelera o avanço da presbiopia. Os pacientes costumam notar a presbiopia quando chegam aos 40 anos. Presbiopia é uma ocorrência natural causada pelo envelhecimento e pode aparecer mesmo que você já tenha passado pela correção visual com laser quando era mais jovem.

Localizador de clínicas

Encontre a clínica de sua escolha perto de você