Presbiopia
Os fatos sobre o LASIK para presbiopia
Envelhecer é um processo natural da vida. Com o passar do tempo, nosso corpo muda. Quando você chega aos 40 ou 50 anos de idade, pode ficar mais difícil ler e ver objetos próximos com clareza. Isso é causado pela presbiopia ou vista cansada, uma dificuldade para focar em objetos próximos que piora com a idade. Embora essa condição seja mais desconfortável do que perigosa, ela também pode causar dores de cabeça e cansaço nos olhos se você precisar se esforçar por muito tempo.
Quem tem presbiopia e está procurando uma alternativa aos óculos e/ou lentes de contato pode se beneficiar de uma correção visual com laser como o PRESBYOND. Continue lendo para saber mais.

Você tem vista cansada?
Causas e sintomas da presbiopia, além de opções de tratamento para melhorar sua visão
Presbiopia é uma parte natural do envelhecimento. Essa palavra vem do grego e significa “olho velho”. Quando você chega na casa dos 40, o cristalino do seu olho fica mais rígido. Ele não consegue mais mudar de forma com tanta facilidade quanto na sua juventude. Isso faz com que o olho não consiga focar direito em objetos próximos, o que os deixa embaçados.
Quem tem presbiopia precisa deixar livros, documentos e jornais mais afastados para conseguir ler, além de precisar de mais iluminação. Quando você passa muito tempo focando em objetos próximos, pode sentir dores de cabeça ou cansaço nos olhos.
Não há cura para a presbiopia, mas há vários tratamentos. Óculos de grau, seja para leitura, lentes bifocais ou progressivas, são as formas mais comuns de corrigir a visão. Uma alternativa são as lentes de contato multifocais ou monovisão. E, é claro, há também a correção visual com laser, como o LASIK.

Tratamento da presbiopia com o LASIK
Conheça as técnicas de correção visual com laser que seu cirurgião pode usar
A cirurgia LASIK não oferece uma solução direta para a presbiopia, pois não restaura a capacidade natural do olho de focar em objetos próximos. Essa condição ocorre devido ao endurecimento do cristalino. Embora o LASIK atue na córnea e não no cristalino, os cirurgiões podem utilizar essa tecnologia para aprimorar a visão, reduzindo ou até eliminando a necessidade de óculos ou lentes.
Perguntas frequentes sobre a cirurgia LASIK e a presbiopia
-
Presbiopia e hipermetropia fazem com que a visão de perto fique embaçada e sem nitidez. Mas a presbiopia é causada pela idade do cristalino, enquanto a hipermetropia ocorre quando o olho tem um formato irregular. Dependendo da gravidade do problema, óculos, lentes de contato ou cirurgia da visão com laser são possíveis opções. Converse com o seu oftalmologista para receber um diagnóstico e discutir o tratamento.
-
Não, o LASIK não causa presbiopia. Além disso, o LASIK não agrava e nem acelera o avanço da presbiopia. Os pacientes costumam notar a presbiopia quando chegam aos 40 anos. Presbiopia é uma ocorrência natural causada pelo envelhecimento e pode aparecer mesmo que você já tenha passado pela correção visual com laser quando era mais jovem.
-