Aviso legal

Este site apresenta apenas informações básicas. Ele não é considerado conselho médico nem substitui uma consulta médica. Ao conversar diretamente com um médico, você ficará sabendo os possíveis riscos, efeitos colaterais e restrições da cirurgia refrativa e de catarata. Nem todas as opções de tratamento estão aprovadas ou disponíveis em todos os mercados, e os rótulos e instruções aprovados podem variar de um país para outro. Este site também não é destinado a pacientes e profissionais de saúde dos Estados Unidos e do Japão.

O LASIK é uma das opções mais usadas no mundo todo para correção visual com laser. Milhões de pessoas podem enxergar bem agora, graças a esse procedimento. Inventado nos anos 90, o LASIK provou ser um procedimento seguro e eficaz que pode corrigir condições oculares como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Confira aqui se você atende aos critérios do LASIK e se esse procedimento pode reduzir o uso de óculos e lentes de contato.

O LASIK é indicada para mim?

A cirurgia LASIK pode corrigir muitos problemas de visão, então pode ser uma boa opção para você

A cirurgia LASIK pode corrigir a miopia e a hipermetropia (com ou sem astigmatismo) na maioria dos pacientes com graus comuns. Se você tiver mais de 18 anos e uma saúde boa, esse procedimento pode ser indicado para você.

Durante o procedimento LASIK, o cirurgião cria um flap na sua córnea e a remodela para melhorar sua visão. Se você também tem um astigmatismo que deixa sua visão embaçada, o cirurgião pode reduzir esse problema. No entanto, a indicação para qualquer tratamento cirúrgico depende do grau e da estabilidade e saúde dos seus olhos. Apenas o oftalmologista pode recomendar o tratamento certo em uma consulta.

O LASIK tem uma alta taxa de sucesso, e a maioria dos pacientes alcançam a visão perfeita ou até melhor após o tratamento. Converse com seu oftalmologista para saber o LASIK é indicada para o seu caso, já que a saúde dos olhos, as expectativas de visão e as circunstâncias pessoais de cada pessoa são únicas.

Uma vida sem óculos de leitura

Como o LASIK pode melhorar sua visão para ler e trabalhar facilmente com objetos próximos

A presbiopia é uma condição comum em pessoas acima de 40 anos e afeta a capacidade dos olhos de focar claramente em objetos próximos. Conforme seus olhos envelhecem, o cristalino fica menos flexível e não consegue mudar de forma para focar em distâncias diferentes.

Se você estiver com dificuldade para ler letras pequenas, precisa de mais luz para enxergar bem ou sente dores de cabeça ou cansaço nos olhos após olhar para algo próximo, talvez você tenha presbiopia.

Um oftalmologista pode corrigir a presbiopia com base nos passos do procedimento LASIK usando monovisão ou o protocolo de micromonovisão PRESBYOND. No tratamento de monovisão, o cirurgião corrige seu olho não dominante para melhorar a visão de perto e ajusta o olho dominante para focar em objetos distantes. Após a cirurgia, seu cérebro automaticamente seleciona a imagem do olho que tem a melhor nitidez para a distância do objeto que você está vendo. Essa adaptação ajuda você a ter uma visão nítida em várias distâncias sem precisar de óculos de leitura. Mesmo assim, você talvez ainda tenha que usar óculos se precisar se concentrar por longos períodos (como ao dirigir ou fazer algum trabalho de alta precisão em proximidade).

Você vai precisar de tempo para acostumar a focar os olhos em distâncias diferentes. Converse com seu oftalmologista para fazer um teste com as lentes de contato monovisão. Elas imitam o efeito da correção visual com laser do tipo monovisão, assim você pode analisar se a cirurgia é a sua melhor opção a longo prazo.

O LASIK não é a única opção

Mesmo que você atenda aos critérios do LASIK, existem outros procedimentos disponíveis

Com um histórico de sucesso há mais de 30 anos, o LASIK é uma forma de correção visual com laser bem estabelecida. Mas, com o desenvolvimento de lasers ainda mais precisos ao longo das últimas décadas, as técnicas de correção da evoluíram. Uma delas é a extração de lentícula com o ZEISS SMILE, um procedimento minimamente invasivo que resulta em uma recuperação rápida e livre de complicações com flap. Mesmo que o LASIK seja indicado para o seu caso, converse com seu médico sobre o ZEISS SMILE, especialmente se você quiser um procedimento conveniente e eficaz que usa tecnologia de ponta.

Perguntas frequentes sobre a cirurgia LASIK

  • O LASIK sem lâmina é um procedimento que usa dois tipos de lasers na cirurgia: um laser de femtossegundo para criar o flap da córnea e um laser de excímeros para a remodelar e corrigir. O LASIK sem lâmina é diferente da tradicional, que usa uma lâmina oscilante chamada de microcerátomo para criar o flap.

  • A extração de lentícula com o ZEISS SMILE é uma alternativa sem flap ao LASIK. Uma incisão de aproximadamente 4 mm é feita na córnea para evitar a criação de um flap, então o procedimento preserva o tecido da córnea e a potência geral do olho. O ZEISS SMILE pode corrigir a miopia com ou sem astigmatismo.

  • Se você tiver córneas finas, o PRK pode ser uma forma adequada para corrigir a visão com laser. Em vez de criar um flap na córnea, durante o PRK o cirurgião remove completamente a camada exterior da córnea (o epitélio) e realiza a correção visual com laser. Após a cirurgia, o epitélio se regenera, geralmente dentro de alguns dias.

Localizador de clínicas

Encontre a clínica de sua escolha perto de você