Pá de compressor
ZEISS AEROSPACE SOLUTIONS

Pá de compressor

Atingir a eficiência no design de motores

Os compressores de motores de aeronaves têm milhares de pás, cada uma com 25 a 200 mm. Conforme os projetos modernos de pás de compressores criam aerofólios mais finos e mais retorcidos, o nível de precisão continua a aumentar.

Até mesmo a menor imperfeição na superfície ou uma variação no perfil de uma pá ou palheta de compressor pode afetar negativamente o fluxo de ar, prejudicar o desempenho da pá e diminuir a eficiência do motor. A produção global desses componentes chega a milhões por ano, com um alto volume correspondente de devoluções para manutenção, reparo e revisão (MRO). Portanto, é essencial ter soluções precisas de medição e inspeção para garantir um processo de produção sem interrupções.

Soluções de pás de compressor da ZEISS em todo o processo de produção

A qualidade é um aspecto vital do processo de fabricação de pás de compressor. Com milhões de peças produzidas por ano e tempos de ciclo muito curtos, o risco de não conformidades significativas é alto se não houver um monitoramento cuidadoso. As soluções de qualidade da ZEISS, um ativo fundamental para nossos clientes do setor aeroespacial, permitem a colocação do equipamento certo no chão de fábrica, no ponto de fabricação. Eles também oferecem feedback em tempo real usando ferramentas de software, exatamente onde é mais benéfico, garantindo ações corretivas imediatas.

Clique em todas as etapas do processo

  • Processo de forjamento

    É incrível como um maquinário moderno e a análise de software podem impactar profundamente os processos tradicionais, como o forjamento, levando a melhorias significativas na produtividade e numa taxa de resultados precisos.

    O desafio
    Garantir que a matriz e as pás subsequentes estejam em conformidade é uma tarefa crítica, e as tecnologias da ZEISS desempenham um papel fundamental nesse processo.

    Nossa solução
    As tecnologias da ZEISS são excelentes para capturar e analisar em 2D e 3D digitalmente a conformidade das pás, bem como a vida útil e o desgaste da matriz.


  • Fresagem de formas brutas

    Dada a variabilidade do forjamento, o fresamento de desbaste da pá antes de sua usinagem final é uma parte essencial do processo!

    O desafio
    A fresagem de desbaste é um processo rápido em condições adversas, o que representa um desafio semelhante para a medição e a inspeção.

    Nossa solução
    Dentro da linha de tecnologias da ZEISS, os equipamentos de chão de fábrica são projetados para atender aos requisitos de velocidade e lidar com ambientes desafiadores no chão de fábrica.

  • Usinagem final

    As bordas do aerofólio com os raios adequados para o desempenho, a forma básica para o ajuste ao disco do compressor e a ponta do aerofólio para garantir que não haja vazamento de gás comprimido.

    O desafio
    A usinagem final é um processo rápido com pequenas tolerâncias em muitas características críticas e exige a eficiência de uma solução de ponta como a ZEISS PRISMO fortis.

    Nossa solução
    A ZEISS PRISMO fortis é a máquina ideal para enfrentar os desafios da pá do compressor final usinada.

  • Validação

    Garantir a conformidade com os padrões regulatórios e de OEM, como AS9102 ou AS13003, é necessário e imperativo. Nossa solução foi projetada para ajudá-lo a atender a esses requisitos rigorosos e abrangentes.

    O desafio
    A pá do compressor tem um conjunto extenso de requisitos de validação para demonstrar a aeronavegabilidade.

    Nossa solução

    • Soluções táteis, ópticas e de microscopia de alta precisão para atender a milhares de características necessárias para a validação.
    • A ZEISS Quality Suite ajuda a compilar os resultados de forma eficaz.
    • Softwares específicos, como o ZEISS INSPECT Airfoil, permitem a qualificação eficiente de todas as características em desenhos de peças ou outros padrões.
    Manutenção, reparo e revisão (MRO)
    Manutenção, reparo e revisão (MRO)

    Manutenção, reparo e revisão (MRO)

    Aumentar os intervalos de serviço e manutenção

    Quando o motor estiver em operação, ele passará por inspeção e manutenção regulares. Como as companhias aéreas pretendem aumentar os intervalos entre cada visita de manutenção, a metrologia 3D moderna pode ajudar as oficinas de MRO a prolongar a vida útil das pás do compressor ou a reduzir o tempo necessário para cada visita de manutenção.

    A pá de um compressor é suscetível a uma ampla gama de defeitos, cada um apresentando um desafio único. Esses defeitos podem se manifestar em diferentes zonas da pá (A, B, C), em diferentes lados do aerofólio (convexo ou côncavo) e em diferentes tipos de bordas (de ataque ou de fuga). Eles incluem corda subdimensionada, espessura reduzida e rugosidade da superfície da pá, entre outros.

    Falhas de dimensão

    • Corrosão e desgaste na pá.
    • Amassados ou fendas na superfície da pá.
    • Deformação bruta e fluência em comparação com a condição original da pá.

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