Manutenção, reparo e revisão (MRO)
Aumentar os intervalos de serviço e manutençãoQuando o motor estiver em operação, ele passará por inspeção e manutenção regulares. Como as companhias aéreas pretendem aumentar os intervalos entre cada visita de manutenção, a metrologia 3D moderna pode ajudar as oficinas de MRO a prolongar a vida útil das pás do compressor ou a reduzir o tempo necessário para cada visita de manutenção.
A pá de um compressor é suscetível a uma ampla gama de defeitos, cada um apresentando um desafio único. Esses defeitos podem se manifestar em diferentes zonas da pá (A, B, C), em diferentes lados do aerofólio (convexo ou côncavo) e em diferentes tipos de bordas (de ataque ou de fuga). Eles incluem corda subdimensionada, espessura reduzida e rugosidade da superfície da pá, entre outros.
Falhas de dimensão
- Corrosão e desgaste na pá.
- Amassados ou fendas na superfície da pá.
- Deformação bruta e fluência em comparação com a condição original da pá.