Verificação virtual eficiente da submontagem
O desafio
Uma parte importante da análise de montagem é verificar se as peças individuais podem ser montadas em submontagens. No setor automotivo, um gabarito mestre de juntas é usado para essa finalidade. Ele é usado para verificar se as geometrias de conexão dessas peças permitem a montagem ou se são necessárias forças de retenção muito altas para colocar pontos de solda ou colagem.
A abordagem convencional de verificação da submontagem é a seguinte: As peças são fixadas em subconjuntos no gabarito mestre de juntas e, em seguida, medidas com medidores convencionais. Esses gabaritos mestre de juntas são acessórios caros que exigem conhecimento especializado para serem usados.
A solução
O sistema ATOS torna desnecessárias essas análises de montagem física. Em vez disso, a montagem ocorre virtualmente. Em uma primeira etapa, o usuário escaneia as peças da submontagem individual e totalmente em 3D. Mesmo as peças não rígidas que precisam ser fixadas para uma medição significativa podem ser colocadas na posição correta e forçada pelo Virtual Clamping.
O usuário pode então alinhar os dados de medição das peças individuais de acordo com o Sistema de Pontos de Referência (RPS – Reference Point System) no ZEISS INSPECT. Dessa forma, cada peça é definida. Agora, o usuário pode analisar até que ponto as peças estão aptas a serem unidas sem usar forças de fixação ou de retenção. Na montagem visualizada, o usuário vê imediatamente se os dados de medição das peças se sobrepõem virtualmente ou se as peças estão muito distantes umas das outras e não podem mais ser unidas.
Uma solução inicial para o problema pode então ser simulada no software. Em seguida, o usuário altera o alinhamento das peças para que elas possam ser unidas na área crítica. O software mostra imediatamente se e onde as alterações no alinhamento podem levar a outros problemas na montagem. É assim que o usuário pode tomar decisões variáveis e bem fundamentadas sobre onde as correções precisam ser aplicadas.