Reparo rápido e direcionado de ferramentas
O desafio
Uma ferramenta se desgastou tanto durante a produção que as peças produzidas com ela não possuem mais a geometria necessária. Resultado: A ferramenta precisa ser reparada. Para isso, muitas vezes o material é soldado na ferramenta e retrabalhado iterativamente até que a ferramenta tenha novamente o formato correto, o que geralmente torna esse procedimento bastante demorado.
A solução
Com a ajuda de um sistema ATOS, os usuários podem escanear a ferramenta em 3D e comparar os dados de medição com os dados do modelo CAD da ferramenta. Dessa forma, é muito fácil identificar as seções desgastadas da ferramenta. Essas informações podem ser usadas para realizar o trabalho de reparo de forma direcionada, precisando apenas soldar o novo material na área crítica.
A ferramenta, incluindo a camada soldada, é então escaneada novamente e os dados de medição são comparados com os dados de CAD. Isso indicará imediatamente o que precisa de usinagem, que é então transmitido para a fresadora, onde o excedente da camada soldada pode ser fresado em um tempo muito curto, e uma ferramenta produtiva é novamente disponibilizada.