Óculos para uso em computadores: Proteja seus olhos enquanto trabalha

Como controlar a síndrome da visão computacional

Passamos a maior parte de um dia de trabalho normal em frente ao computador. Durante a pandemia da COVID-19, nosso tempo de tela aumentou ainda mais com as chamadas em vídeo, as reuniões virtuais e os webinários. Essas práticas exigem muito dos nossos músculos e olhos, reduzindo nossa produtividade.
VISÃO MELHOR apresenta dicas e informações sobre óculos para computador e medidas preventivas para a síndrome da visão computacional (CVS).

Síndrome da visão computacional ou fadiga visual digital

O termo síndrome da visão computacional (CSV) é usado para descrever os problemas decorrentes do uso prolongado de computadores, tablets, leitores digitais e smartphones. Costuma-se usar ainda o termo fadiga visual digital (DES), uma vez que os sintomas não se restrigem ao tempo passado em frente ao computador.

O uso de um dispositivo digital exige dos seus olhos um esforço diferenciado em comparação com o esforço aplicado em outras atividades visuais. Ao usar esse tipo de dispositivo, você precisa focar os olhos em uma tela por um tempo prolongado ou alternar o olhar entre o aparelho, como o seu telefone celular ou tablet, e o ambiente à sua volta. Esse esforço pode exigir muito dos seus olhos, dificultando a acomodação (a alternância de foco entre distâncias diferentes). Por isso, as pessoas que usam dispositivos digitais por muito tempo geralmente sofrem de problemas realcionados a visão ou postura.

Segundo a Associação Americana de Optometria, os sintomas mais comuns da DES são vista cansada, dor de cabeça, visão embaçada e olhos vermelhos ou olho seco, além de dores no pescoço e nos ombros.1 É claro que, se você tem mais de 40 anos, os problemas de acomodação também podem ser decorrentes da perda gradual da capacidade de focar em objetos próximos (presbiopia), uma consequência comum do envelhecimento. Um tempo de tela prolongado pode piorar ainda mais o desconforto.

Organize sua estação de trabalho da melhor forma

À medida que cada vez mais pessoas trabalham de casa, é importante reservar um espaço adequado exclusivo para home office. A observação da ergonomia durante a postura sentada e o grau de óculos correto podem aumentar o conforto e a visão na estação de trabalho.

Desk with computer at window in office at home

Cadeira e mesaUma cadeira nova ou até mesmo um leve ajuste na sua cadeira atual pode muitas vezes tornar seu trabalho menos cansativo. Certifique-se de que a cadeira acomoda a curvatura natural da sua lombar para que você possa manter as costas eretas naturalmente.

Como regra geral, você deve conseguir encaixar um punho fechado entre a sua coxa e a parte inferior da mesa. Se não houver esse espaço entre as suas pernas e a mesa, é sinal de que a mesa está baixa de mais e você deve ajustar a altura da cadeira, ou colocar livros ou blocos sob os pés da mesa para elevá-la. Se o espaço entre a mesa e as suas pernas for maior que um punho fechado, eleve um pouco a altura da sua cadeira.

Verifique se as solas dos seus pés encostam no chão e suas pernas dobradas formam um ângulo de 90º com o seu corpo. Pessoas com baixa estatura podem experimentar um apoio para pés para melhorar sua postura sentada.

Tela e teclado
Verifique se a taxa de atualização e a estabilidade de imagem da sua tela são as mais elevadas possíveis. Ajuste o monitor para obter melhor nitidez e contraste das imagens. Ajuste também o tamanho da fonte para que você consiga ler o texto com facilidade e conforto.

A parte superior da tela deve estar ligeiramente abaixo da linha horizontal dos olhos e a cerca de 50 cm de distância. Isso equivale mais ou menos à distância de um braço esticado.

Conseguir altura e distância ideais pode ser um pouco mais difícil com notebooks. O uso de elementos adicionais, como mouse, teclado e monitor, pode melhorar o conforto. Há vários suportes ergonômicos reguláveis para notebooks, permitindo uma altura confortável para leitura e digitação, e muitos deles também são dobráveis, podendo ser transportados com facilidade.

O teclado deve ser posicionado de forma que você consiga apoiar os antebraços ou cotovelos nos braços da cadeira enquanto digita, sem precisar curvar os ombros. O mesmo se aplica ao mouse ou trackpad.

Grau dos óculos
Se você apresenta sintomas de DES com frequência, é importante fazer um exame dos olhos ou trocar o grau dos seus óculos. Pode ser que o problema seja apenas um erro de refração, que pode ser corrigido com lentes adequadas que aliviarão a sua vista cansada.

Você poderá descobrir que um novo par de óculos é capaz de melhorar o modo como você trabalha, pois estudos mostram que os erros de refração que não são corrigidos prejudicam a produtividade.2

Óculos para computador

Quando o ajsute do grau ou os óculos de leitura não melhoram a vista cansada, você deve considerar a aquisição de óculos para uso em computadores.

Os óculos para uso em computadores podem ser a solução ideal para melhorar o seu conforto visual
Os óculos para uso em computadores podem ser a solução ideal para melhorar o seu conforto visual

Por que adquirir óculos especiais para uso em computadores?

As lentes monofocais ou progressivas não costumam ser otimizadas para o trabalho em escritório. Os óculos de leitura proporcionam a visão ideal para distâncias que são curtas demais para o trabalho em computador. Com as lentes progressivas, você precisa dirigir seu olhos para a área inferior das lentes, o que força você a inclinar a cabeça para cima para enxergar a tela. Se você usa esse tipo de lente para trabalhar, é muito provável que esteja sentado em uma posição ruim e que sofra de dor de cabeça e tensão muscular.

Quando você trabalha diariamente em frente ao computador, seus olhos precisam de suporte na zona intermediária. Essa zona corresponde mais ou menos à distância da sua tela. Ela fica um pouco além da zona de leitura (quando você lê um livro ou mexe no celular) e mais próxima do que a zona de visão à distância (quando você olha para objetos distantes ou quando você está dirigindo). Quando nossos olhos passam muito tempo focados nessa distância intermediária, eles tendem a convergir, o que pode ser muito cansativo para a musculatura ocular.

Os óculos para uso em computadores são próprios para a zona de visão intermediária. Além disso, podem corrigir erros de refração como presbiopia ou astigmatismo com um grau personalizado.

O que você deve buscar nos óculos para uso em computadores?

  1. Como você usará seus óculos para uso em computadores?
    Como você verá aqui, há vários tipos de óculos para uso em computadores. É importante conversar com seu médico sobre como exatamente você pretende usar seus óculos para que a receita seja personalizada conforme as suas necessidades.
  2. Refração, ajuste e centragem
    Quanto maior a exatidão desses processos, mais rapidamente você se adaptará às novas lentes. Consulte um oftalomologista conceituado que prescreva lentes de um fornecedor confiável.
  3. Tratamento antibrilho
    Os tratamentos antibrilho ou antirreflexo (AR) são aplicados para eliminar reflexos incômodos dos lados externo e interno das lentes. Desafios visuais como reflexos ou excesso de brilho podem reduzir o conforto visual do usuário e contribuir para os sintomas de DES.DConverse com seu médico sobre suas opções de lentes antirreflexo antibrilho para computador.
  4. Aparência
    Alguns óculos com filtro de luz azul produzem um reflexo azul/roxo visível. Essa característica fica evidente durante chamadas em vídeo, e é o que geralmente acontece com os tratamentos para luz azul aplicados na superfície da lente. Se você se preocupa muito com a aparência, busque lentes com tecnologia voltada para luz azul, como as Lentes ZEISS BlueGuard. A proteção contra luz azul é incorporada à própria lente, minimizando os reflexos visíveis.

Diferentes tipos de lentes para uso em escritório

Há diferentes lentes de óculos para uso em computadores à sua escolha, dependendo das demandas visuais do seu trabalho.

Em geral, há três tipos de configurações para escritórios:

  1. Uma estação de trabalho em ambiente interno, com um computador e algum contato com colegas.
  2. Uma estação de trabalho em que a pessoa lê muito material impresso e analisa croquis (por exemplo, arquitetos).
  3. Um escritório em ambiente interno com muito contato com colegas e clientes, além de algum trabalho em computador.

Dependendo das suas necessidades pessoais, seu oftalmologista prescreverá um dos seguintes tipos de lentes:

Para perto
Com esse design, você desfrutará de uma visão nítida para distâncias curtas (leitura) de até dois metros. É a lente ideal para leitura e trabalho em computador constantes.

Para aposento
Proporciona conforto visual em uma faixa de distâncias curtas (leitura) até a distância usual de um aposento, ou em torno de quatro metros. Ideal para quem trabalha em frente ao computador e também interage com clientes, pois não é necessário tirar os óculos ao se levantar e caminhar pelo aposento.

Para leitura
A distância máxima dessas lentes é de um metro, porém, em comparação com os óculos de leitura, proporcionam um campo de visão significativamente mais amplo e, portanto, uma experiência de leitura mais confortável.

Individual
Essas lentes para computador são produzidas sob medida conforme as suas necessidades. A distância visual é personalizada até o centímetro mais próximo, e os dados da armação, do formato do rosto e da distância para trabalho são incorporados ao design.

Óculos com filtro de luz azul

O que é a luz azul?

A luz visível é a porção do espectro eletromagnético visível para o olho humano. Uma porção dessa luz visível cai na banda azul/violeta e é descrita como luz visível de alta energia (HEV). O sol é a mais brilhante fonte de luz azul. Uma parte do espectro da luz azul é boa para nós durante o dia, pois melhora nossa atenção, nosso humor e nosso tempo de reação.

Os aparelhos digitais modernos como smartphones, televisores, monitores de computador, leitores digitais e tablets emitem luz azul. Até mesmo as lâmpadas econômicas de LED emitem luz azul.

Por que essa luz é cansativa e desconfortável para os nossos olhos?

À noite, a superexposição à a luz azul pode afetar o nosso ritmo circadiano, provocando insônia e fadiga.

pessoa trabalhando à noite em frente a um tablet ou aparelho que claramente emite luz azul.
Quase todos os aparelhos modernos emitem luz azul, que pode aumentar os sintomas de fadiga visual digital.

O olho humano não é capaz de bloquear a luz azul. Na verdade, toda a luz azul visível atravessa as lentes e a córnea, atingindo a retina. Se você passar muito tempo trabalhando em frente a aparelhos digitais, você pode apresentar vista cansada ou visão embaçada. A exposição excessiva à luz azul durante a noite também pode prejudicar o sono e exacerbar episódios de insônia.

Devo comprar óculos que bloqueiam a luz azul?

É importante observar que nem todos os óculos para uso em computadores bloqueiam a luz azul. Os óculos para uso em computadores são projetados apenas para melhorar o conforto visual na zona intermediária e não apresentam necessariamente recursos contra luz azul.

No entanto, é possível personalizar suas lentes para uso em computador ou outras lentes de óculos com um tratamento especializado contra luz azul. Esses tratamentos são aplicados às lentes e incluem um filtro que atenua a luz azul. Eles melhoram seu conforto visual sem perder seus efeitos benéficos de.

Você pode usar óculos para luz azul mesmo se não usar óculos?

Ainda que não apresente erro de refração, você pode usar óculos para luz azul. Seu oftalmologista poderá orientar você e mostrar as opções disponíveis.

Dicas de relaxamento para os olhos e as costas

  • Faça pausas
    Levante-se da cadeira sempre que possível e faça uma caminhada rápida. Pegue um copo d'água ou faça um chá ou café, ou apenas dê um descanso para os seus olhos e não deixe que seu corpo permaneça na mesma posição por muito tempo.
  • Descanse seus olhos
    A regra 20-20-20 se aplica aqui. A cada 20 minutos, focalize sua visão a uma distância mínima de 20 metros durante 20 segundos. Essa prática reduzirá o cansaço visual decorrente do tempo excessivo de foco na zona intermediária.
  • Pisque com frequência
    Costumamos nos esquecer de piscar quando estamos trabalhando em frente a aparelhos digitais. Pisque com força sempre que se lembrar e, quando fizer pausas, faça um esforço consciente para piscar. Esse hábito lubrifica seus olhos e melhora os sintomas de olho seco.
  • Planeje sua estação de trabalho com atenção
    Siga estas diretrizes quando montar sua estação de trabalho.
  • Faça exercícios e alongue-se
    Procure se exercitar ou caminhar no mínimo três vezes por semana, e alongue sua musculatura cansada e dolorida ao longo do dia. Acrescente uma sessão de alongamento de 10 minutos ao fim de um dia de trabalho excepcionalmente longo.

Converse com seu oftalmologista se observar um aumento de fadiga visual, secura nos olhos ou visão embaçada devido ao uso de aparelhos que emitem luz azul.

Perfil da minha visão Identifique agora seus hábitos visuais pessoais e encontre a melhor solução em lentes para você.
Encontre uma ótica ZEISS perto de você.

Artigos relacionados

Lentes progressivas – pequenas obras-primas Os óculos com lentes progressivas oferecem a solução de visão ideal para quem precisa enxergar com nitidez a diferentes distâncias.

Vida profissional 26 de nov de 2019

Tags: Lentes Progressivas

A ZEISS redefine as lentes progressivas! As exigências colocadas à nossa visão aumentaram enormemente nos últimos anos. A MELHOR VISÃO falou com Laura Rocha sobre como o novo portfólio de lentes progressivas ZEISS leva em consideração esses desafios.

Vida profissional 16 de out de 2017

Tags: Lentes Progressivas

Lentes minerais para usuários de lentes progressivas: lentes para fãs Desenvolvimento continuado do portfólio ZEISS de lentes minerais progressivas – por que motivo são indispensáveis

Vida profissional 16 de out de 2017

Tags: Lentes Progressivas

Produtos relacionados