Aviso legal

Este site apresenta apenas informações básicas. Ele não é considerado conselho médico nem substitui uma consulta médica. Ao conversar diretamente com um médico, você ficará sabendo os possíveis riscos, efeitos colaterais e restrições da cirurgia refrativa e de catarata. Nem todas as opções de tratamento estão aprovadas ou disponíveis em todos os mercados, e os rótulos e instruções aprovados podem variar de um país para outro. Este site também não é destinado a pacientes e profissionais de saúde dos Estados Unidos e do Japão.

A correção visual com laser é um método clinicamente comprovado e estabelecido de tratar erros refrativos. Como em qualquer procedimento médico, a extração de lentícula com o ZEISS SMILE tem seus riscos e efeitos colaterais. O cirurgião vai avaliar a sua saúde e examinar seus olhos antes da cirurgia para poder minimizar os riscos. Mas é importante saber todos os efeitos colaterais possíveis, assim você poderá identificar e falar com seu oftalmologista se algum surgir. Ele pode explicar mais os riscos do tratamento antes de você tomar uma decisão sobre a cirurgia.

Fatos e estatísticas do ZEISS SMILE

Você sabia?

  • 10.000.000

    Mais de 10 milhões de olhos já foram tratados com o ZEISS SMILE.

  • Sem flap

    O ZEISS SMILE corrige a visão sem criar um flap na córnea.

  • 30 segundos

    Em média, a aplicação do laser na cirurgia leva menos de 30 segundos.

Hiper ou hipocorreção

Quando a visão não melhora totalmente

Nem todo mundo consegue uma melhora completa na visão após a correção visual com laser. O nível de recuperação depende das condições de cada pessoa. Um pouco de erro refrativo residual pode permanecer, então alguns pacientes ainda precisarão de óculos ou lentes de contato após a cirurgia. Se houver hiper ou hipocorreção, uma nova cirurgia pode corrigir o erro refrativo residual.

Síndrome do olho seco

Um efeito colateral comum e tratável

Olhos secos e coceira provavelmente são os dois efeitos colaterais mais comuns da correção visual com laser. Mas o bom é que, na maioria dos casos, essas condições não duram por muito tempo e são fáceis de tratar com lágrimas artificiais ou outras opções.

E como a correção visual com laser com o ZEISS SMILE é minimamente invasiva, os pacientes têm menos problemas com olho seco após o procedimento, em comparação com o LASIK.

Se você já recebeu um diagnóstico de síndrome do olho seco no passado, avise seu oftalmologista na consulta pré-cirúrgica. Ele pode explicar se a correção visual com laser é indicada para você ou quais são os tratamentos alternativos.

Problemas com a visão

Sua visão ficará perfeita após a cirurgia?

Com o ZEISS SMILE, sua visão vai se estabilizar em algumas semanas após a cirurgia. Certas alterações oculares, como ofuscamento à noite ou visão dupla, podem sumir após algumas semanas. Mas, mesmo com uma preparação cuidadosa, nem todo mundo têm uma melhoria completa da visão após a cirurgia. O cirurgião talvez não consiga corrigir todos os erros refrativos residuais. Nesse caso, o paciente pode ter que continuar a usar óculos ou lentes de contato.

Problemas com a visão
  • Visão à noite

    Talvez você tenha dificuldade para enxergar à noite ou em ambientes escuros. Ver ofuscamentos e halos ao redor de luzes, como faróis de carros, é algo comum nos dias após a cirurgia. Se isso acontecer, evite dirigir. O ofuscamento costuma ser mais comum no período logo após a cirurgia e desaparece com o tempo.

  • Visão dupla

    Em casos muito raros, os pacientes podem ter visão dupla ou embaçada. O embaçamento é mais comum em pacientes que tinham uma miopia muito alta. Algumas pessoas também reclamam de visão dupla ou imagem fantasma. A visão dupla (diplopia) ocorre quando você vê duas imagens turvas ao focar em um objeto. Se você tiver algum desses sintomas, avise seu oftalmologista

Complicações médicas

Como reconhecer riscos potenciais

Nenhuma cirurgia é livre de riscos. Os efeitos colaterais que explicamos aqui são comuns para todos os procedimentos de correção visual com laser, incluindo LASIK e PRK. Mas a correção visual com o ZEISS SMILE é minimamente invasiva e envolve apenas uma minúscula incisão na córnea, em vez de um flap. Por isso, não existe chance de complicações relacionadas a flap.

Complicações médicas

Infecção

Como acontece em todo procedimento cirúrgico, há uma pequena chance do seu olho ficar infeccionado no pós-operatório. Lembre de sempre usar os colírios receitados pelo médico para reduzir o risco de infecção. Se o olho ficar vermelho, dolorido ou houver perda de visão, é importante consultar o médico imediatamente. As infecções podem ser curadas se diagnosticadas logo no começo, mas podem causar sérios danos se não forem tratadas rápido.

Ectasia corneana

Em raros casos, a ectasia corneana por ocorrer a qualquer momento depois da cirurgia, até mesmo após anos. A ectasia da córnea é um termo usado para descrever um afinamento progressivo da córnea, que enfraquece a parte frontal do olho, fazendo com que ele se projete para a frente.

Para restaurar sua visão, talvez você precise usar óculos ou lentes de contato. Casos extremos exigem uma nova cirurgia.

A cirurgia afeta o astigmatismo?

O procedimento com o ZEISS SMILE pode causar ou piorar o astigmatismo?

Talvez você já tenha ouvido falar que a correção visual com laser pode causar astigmatismo ou piorar uma condição pré-existente. Na verdade, as chances de desenvolver astigmatismo após a cirurgia são muito baixas. E, claro, o ZEISS SMILE pode corrigir essa situação.

Antes do tratamento, o oftalmologista vai fazer vários exames completos para determinar sua saúde e a condição dos seus olhos. Se você tiver astigmatismo, você e seu médico podem conversar sobre o procedimento e todos os efeitos colaterais possíveis.

Encontre uma clinica com o ZEISS SMILE perto de você

Médicos que trabalham com o ZEISS SMILE

Nem todo centro oftalmológico, clínica ou hospital usa a tecnologia ZEISS SMILE ou realiza essa correção visual. Essa opção só é oferecida por profissionais que investiram no ZEISS VisuMax® e seu laser de femtossegundo altamente preciso e guiado por computador. Clique no link abaixo para encontrar um médico que usa a tecnologia da ZEISS. Lembre-se: quando o médico não tem o VisuMax® da ZEISS, ele não pode corrigir sua visão com o ZEISS SMILE.