Plano de medição em um modelo CAD para inspeções eficientes
O desafio
O engenheiro de medição geralmente realiza o plano de medição quando a primeira peça está sendo produzida em teste. Para isso, o engenheiro mede as características de inspeção de uma peça, como distâncias, ângulos ou tolerâncias GD&T. Esses recursos de inspeção são frequentemente transferidos de um desenho de projeto 2D para um plano de medição. Esse plano de medição é a base para a inspeção. Dependendo de quantos recursos de inspeção foram capturados, esse processo pode custar muito tempo e é vulnerável a erros devido ao esforço manual.
A solução
Isso pode ser evitado com o uso do sistema ATOS. Com o ATOS, é possível planejar a inspeção já durante o projeto. O projetista fornece diretamente os dados CAD do modelo com os recursos de inspeção necessários. Como alternativa, a medição 3D pode ser planejada diretamente no conjunto de dados CAD usando um plano de medição padronizado ou recursos de inspeção PMI. Portanto, os desenhos de projeto 2D tornam-se redundantes para o plano de medição.
O usuário importa o conjunto de dados CAD, incluindo os recursos de inspeção, para o software ATOS. Quando a primeira peça é produzida em teste, o técnico pode escanear a peça e realizar a inspeção imediatamente com o apertar de um botão.
Conclusão: Dessa forma, a inspeção pode ser planejada muito antes de a primeira peça ser fabricada. Todos os parâmetros medidos que podem ser usados em todo o processo seguinte já estão definidos no conjunto de dados CAD. Esse é um pré-requisito para o Industry 4.0.