Identificação rápida de defeitos de material relacionados à conformação no teste de ferramentas
O desafio
Além da verificação do formato correto e da consistência dimensional de uma peça, é preciso garantir, durante o teste da ferramenta, que não ocorram defeitos de material na peça durante a conformação. Durante o processo de formação, pode ocorrer tensão excessiva em algumas partes do material ou redução da espessura do material. Nesse caso, a peça produzida fica extremamente enfraquecida e ameaça se romper. Esses defeitos de material não são visíveis a olho nu.
A ferramenta precisa ser revisada no try-out para que a deformação e a espessura do material da peça ainda estejam dentro dos limites de tolerância. Isso é feito, por exemplo, ajustando os parâmetros da máquina ou otimizando a geometria da ferramenta.
A solução
Para descobrir se uma peça tem defeitos de material, é necessário examinar o comportamento do material durante a conformação. O sistema ARGUS ajuda nesse caso. Com a ajuda de uma câmera de medição correspondente, as alterações na forma de toda a superfície podem ser digitalizadas em 3D. Isso acontece com a obtenção de apenas algumas imagens de medição da peça. A partir desses dados 3D, são calculados os valores de deformação de toda a superfície da peça.
Um diagrama de limite de formação (FLD) é produzido se os resultados forem definidos em relação à curva de limite de formação (FLC). O FLD revela as áreas de uma peça em que os parâmetros da máquina, como lubrificação, pressão de contato e posicionamento da peça, precisam ser ajustados. Ele também revela se e onde a geometria da ferramenta precisa ser retrabalhada.