Inspeção de estruturas aeronáuticas

Várias soluções para inspeções rápidas de aeroestruturas

A fabricação aeroespacial depende de inspeções completas de peças críticas para garantir a operação adequada da aeronave e a segurança dos passageiros. Pequenos defeitos estruturais durante o processo de fabricação podem significar problemas para os fabricantes e, pior ainda, para os passageiros durante o voo. Os OEMs e fornecedores percebem os benefícios das medições sem contato e da NDT, como tempos de inspeção mais rápidos, maior precisão e ciclos de produção mais curtos. A implementação dessa tecnologia ajuda a tornar a aviação mais segura para todos os pontos de contato envolvidos.

A solução: Tecnologia exclusiva

O que torna a ZEISS única é o que a torna líder do setor: sua velocidade inigualável na inspeção, maior captura de dados por escaneamento, câmeras de alta resolução com precisão exata e sua capacidade de criar um gêmeo digital da aeronave usando análises poderosas no ZEISS INSPECT.

Aplicações

Em pesquisa e desenvolvimento, o sistema ARAMIS Digital Image Correlation ajuda a medir as propriedades do material, as cargas limite e as características de fadiga dos componentes estruturais. Na fabricação, os scanners ATOS 3D são usados em diferentes estágios da produção para garantir a qualidade da construção de um gêmeo digital para cada aeronave. Em MRO, as soluções NDT da ZEISS podem detectar defeitos em componentes estruturais que ajudam na engenharia reversa de peças para taxas de retorno mais rápidas.

Sistemas de medição 3D industriais

As soluções ATOS oferecem muitos benefícios para a inspeção de aeroestruturas:

  • Dados 3D de campo completo

    Dados de alta precisão da inspeção completa da superfície

  • Tempos de escaneamento mais rápidos

    Resultados precisos e de alta velocidade (em menos de 10 minutos)

  • Processos otimizados

    Aumento da produtividade geral com sistemas automatizados

  • ROI maximizado

    Retorno projetado do investimento em dois anos

Fabricação

Sejam longarinas, quadros ou nervuras, todos os componentes da estrutura da aeronave precisam ser fabricados com tolerâncias rígidas para garantir a segurança estrutural. Mas a alta qualidade e a alta precisão custam caro, e os fornecedores precisam atender à demanda cada vez maior e, ao mesmo tempo, manter os custos no mínimo. Com milhares de componentes estruturais em cada aeronave, os fabricantes precisam de soluções de medição flexíveis que acomodem componentes grandes rapidamente e com incrível precisão (dentro de mícrons) para reduzir e otimizar seus tempos de ciclo de fabricação. Os sistemas ópticos de medição 3D são a melhor solução do setor para maximizar a eficiência e a produtividade na inspeção de estruturas de aeronaves.

Nossa solução

ScanBox Série 7 + ATOS 5

O ScanBox Series 7 equipado com o potente ATOS 5 é a resposta para a medição de grandes aeroestruturas de forma eficiente e precisa. Essa peça de metrologia automatizada realiza medições de análise completas em peças de grande volume (até 6 m), enquanto o ATOS 5 visualiza erros ocultos capturando dados de alta precisão em tempo rápido. Completo com cinemática de 8 eixos, o ScanBox 7 Series permite alta flexibilidade no posicionamento do ATOS 5 graças aos seus 8 graus de liberdade. O ATOS 5 tem uma poderosa fonte de luz integrada que captura dados de alta precisão com 0,2 segundos por varredura e 100 quadros por segundo. Graças aos sensores de câmera e à tecnologia de projeção líderes do setor, o ATOS 5 requer menos varreduras individuais e, portanto, acelera todo o procedimento de medição.

ZEISS INSPECT Airfoil

Nossa solução para um setor com altos padrões

Esse hardware dinâmico é suportado pelo ZEISS INSPECT Airfoil e pela Sala de Medição Virtual (VMR). É a estação de controle central e a representação funcional de um ambiente de medição real em uma simulação virtual. O ZEISS INSPECT Airfoil permite a inspeção completa de aeroestruturas durante todo o seu ciclo de vida e, ao mesmo tempo, gera um gêmeo digital para verificar a qualidade durante os ciclos de fabricação.

Manutenção, reparo e revisão geral

Se o cidadão global médio viaja uma vez a cada 21 meses, não é de surpreender que os fornecedores e OEMs estejam sentindo a pressão da enorme demanda por serviços de MRO. A identificação de erros, deformações e defeitos ocultos é fundamental para garantir que as aeronaves permaneçam no ar por mais tempo do que nos hangares de MRO. Tempo e dinheiro são uma prioridade, portanto, obter tempos de medição rápidos e alta precisão para medições exatas é essencial quando se trata de inspecionar estruturas aéreas. Isso se torna um desafio ainda maior quando peças sobressalentes ou um arquivo CAD não estão disponíveis para os OEMs e são necessários para substituições.

ATOS 5

As soluções sem contato simplificam a manutenção preventiva e ajudam a fazer a engenharia reversa das peças para obter taxas de retorno mais rápidas. Essas soluções se concretizam na tecnologia inovadora do ATOS 5 e do ATOS Compact Scan para aplicações MRO. Esses dois sensores englobam o melhor da tecnologia de metrologia óptica 3D; a luz azul estruturada de alta potência, o rastreamento em tempo real e o princípio patenteado de tripla varredura proporcionam varreduras precisas com resolução detalhada em alta velocidade.

ATOS Compact Scan

O ATOS 5 tem velocidade incomparável, exigindo menos digitalizações e capturando mais dados de nuvem de pontos do que os scanners concorrentes, enquanto o ATOS Compact Scan é a solução de escaneamento 3D móvel e pode ser colocado em qualquer lugar ao longo da aeronave para uma inspeção ideal. Com a quantidade de dados que esses dois capturam, as equipes de MRO podem recriar rapidamente as estruturas de que precisam com o mínimo de tempo de inatividade da aeronave.

Pesquisa e desenvolvimento

As aeronaves precisam ter uma estrutura capaz de lidar com altos ciclos de fadiga causados, por exemplo, por vibrações ou fadigas de baixo ciclo, como aterrissagens difíceis e cargas pesadas. Da mesma forma, em P&D, OEMs e fornecedores testam intensamente novos materiais para a estrutura da aeronave para garantir seu desempenho, segurança e durabilidade. Ao mesmo tempo em que testam as propriedades do material, eles também realizam a verificação da simulação. Os medidores de tensão podem levar dias para serem instalados e exigem mais mão de obra do que a tecnologia 3D. Portanto, os sistemas ópticos 3D se tornaram a ferramenta perfeita para realizar ambas as funções: determinar deformações estáticas e dinâmicas em testes e comparar simulações com a realidade na forma de gráficos, vídeos e imagens fáceis de acompanhar.

Hardware e software ARAMIS

O ARAMIS é uma atualização dos medidores de deformação e sensores de deslocamento; um sensor óptico 3D estereoscópico capaz de medir deformações e deslocamentos 3D. O ZEISS INSPECT Correlate pode analisar rapidamente os dados de teste para facilitar a validação de simulações estruturais, proporcionando um processo mais rápido com menos iterações de teste. Os resultados permitem que os usuários revisem e aprimorem os parâmetros de simulação, bem como otimizem os processos de design atuais e futuros. Portanto, eles podem reduzir o número de testes dispendiosos e, consequentemente, acelerar o desenvolvimento do produto. Ao mesmo tempo, os resultados mostram percepções sobre os riscos de segurança, a durabilidade das peças, bem como os processos de fluência e envelhecimento. Isso aumenta não apenas a segurança, mas também a vida útil dos produtos.

As soluções da ARAMIS fornecem

  • Sistemas flexíveis

    Recursos físicos para capturar geometrias complexas

  • Dados mais rápidos e relevantes

    A captura rápida de dados supera os sensores de contato padrão

  • Inspeção em tempo real

    Medição instantânea de deformações e tensões

  • Configuração otimizada

    Configuração de teste acelerada com software abrangente

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