Melhor Visão para pessoas mais velhas
Normalmente, qualquer pessoa com mais de 40 anos necessita de um par de óculos. Lentes de adição progressiva podem restabelecer a visão 20/20.De uma hora para outra, você pode começar a ter problemas para passar a linha pela agulha ou começa a afastar o jornal do rosto para conseguir ler. Esses são os primeiros sinais de problemas de visão advindos com o avanço da idade. Esse processo é normal e não deve causar nenhuma preocupação. Afinal de contas, atualmente existem bons óculos e lentes progressivas para garantir que você possa desfrutar de uma visão perspicaz.
Começa por volta dos 40 e 50 anos: O cristalino e o músculo ciliar dentro de seus olhos podem perder a elasticidade. O olho não consegue mais ajustar e focalizar automaticamente as diferentes distâncias, um processo denominado pelos especialistas de acomodação. Isso faz com que o cristalino do olho se curve para se ajustar às distâncias.
No entanto, se esse processo de acomodação não funciona dentro do previsto pela natureza, ele causa problemas com a visão de perto. Se o cristalino mantém um formato plano quando olhamos para um objeto próximo, sua força refratária é significativamente prejudicada. Consequentemente, os feixes de luz que penetram no olho, advindos de um objeto próximo, se acumulam atrás da retina e enviam uma imagem embaçada.
Pessoas com hipermetropia podem apresentar esse problema mais precocemente. Essas pessoas possuem uma excelente visão de longa distância, mas têm problemas para ver as coisas que estão perto. A razão: o globo ocular é muito curto e os raios de luz que entram não são precisamente representados na retina.
Visão após os 40 anos
Pessoas míopes podem efetivamente ver melhor as coisas em seu alcance imediato de visão sem óculos do que com eles. Entretanto, por e tirar os óculos constantemente pode ser algo incômodo. Consequentemente, a melhor solução, independente de você ter tido uma visão normal antes ou se já era míope ou hipermetrope, é um par de óculos personalizado.
As pessoas que possuíam uma visão normal antes necessitam, inicialmente, apenas de óculos para leitura. No entanto, os problemas de visão em função da idade aumentam com o passar dos anos. Em breve, muitas pessoas precisarão também de algo para corrigir sua visão de médio alcance.
Nesses casos, óculos com lentes progressivas são a solução perfeita, uma vez que eles acomodam infinitamente as zonas para diferentes distâncias de visão, sem uma borda ocular separadora e com transições infinitas. O principal benefício das lentes progressivas é que o olho pode pular de uma imagem para a próxima aproximando-a nitidamente, independente de o objeto estar longe ou perto.













Soluções visuais para o local de trabalho após os 40 anos
Atualmente, existem óculos especiais com zonas visuais expandidas para distâncias de médio alcance e de perto para usuários que ficam muito tempo trabalhando na frente de computadores. As lentes especiais de adição progressiva são idealmente alinhadas com a distância entre o usuário e o monitor. O nível de qualidade das lentes é de particular importância para os óculos progressivos. Se elas não cumprirem com os padrões de alta qualidade, pode ser extremamente difícil utilizá-las nos óculos.





O que são lentes bifocais e trifocais?
As lentes bifocais e trifocais são as predecessoras das lentes progressivas. Elas são a solução ideal para as pessoas que não gostam das lentes progressivas ou que têm problemas para usá-las. Algumas pessoas ainda preferem essas lentes, apesar de elas fornecerem apenas uma alternativa e necessitarem de acomodações, pois a junção nas lentes cria um salto na imagem e esses tipos de óculos não conseguem cobrir todos os alcances de visão.
Refração objetiva
Você pode estar se perguntando se o exame de vista tradicional, ou seja, a refração subjetiva, é realmente necessário, uma vez que está sujeito a tantas imprecisões. A resposta é: sim. O oftalmologista deve ser capaz de registrar sua reação pessoal às diversas lentes que ele coloca na frente dos seus olhos. De forma igualmente importante, a refração subjetiva também avalia como seus olhos interagem e como eles enxergarão com seus novos óculos.
Contudo, existem instrumentos ópticos como o ZEISS i.Profiler plus que podem ser usados para realizar previamente o exame de refração objetiva. Esse instrumento usa tecnologia de frente de onda para anlisar o perfil visual de cada olho com base em 1.500 pontos de medição, gerando um "mapa" das retinas. Não é necessário que o(a) paciente contribua ativamente. Tudo o que ele(a) precisa fazer é olhar para o interior do i.Profiler®plus por um instante. Trata-se de uma medição preparatória cujos resultados são então refinados pelo oftalmologista no procedimento subsequente de refração subjetiva.
E isso não é tudo: como o ZEISS i.Profile plus mede o desempenho visual com a pupila contraída (sob luz intensa) e dilatada (sob luz fraca ou à noite), é possível determinar se a visão noturna do paciente é pior ou melhor que sua visão diurna (e de repente você enxerga melhor). O oftalmologista pode usar essas informações para aperfeiçoar as lentes. Um benefício importante desse procedimento é a possibilidade de redução do tempo necessário para o exame de vista.