Perguntas frequentes sobre cirurgia ocular a laser

Obtenha respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre cirurgia ocular a laser

Há muitas perguntas quando se trata de cirurgia ocular a laser. Este site cobre informações gerais e algumas das perguntas mais frequentes são respondidas abaixo. Para obter mais informações e perguntas específicas sobre um caso individual e elegibilidade, é importante consultar um oftalmologista.

Informações gerais

Será que sou candidato para cirurgia ocular a laser?

Se sua visão permaneceu estável durante o último ano (geralmente após os 18 anos), você usa óculos ou lentes de contato para corrigir sua visão e é saudável e não está grávida, você pode se qualificar para uma cirurgia ocular a laser. Seu oftalmologista poderá dizer se essa é uma opção viável para você.

Como faço para encontrar o médico certo para cirurgia ocular a laser?

Um dos aspectos mais importantes da cirurgia ocular a laser é encontrar a clínica certa. Há muitos fatores a serem considerados, incluindo a experiência do médico e a tecnologia utilizada. Visitar médicos, pesquisar cirurgiões e compará-los pode ajudar na escolha do médico ou clínica com a qual você se sente mais confortável. Ao consultar um médico, é bom preparar previamente as suas questões.

É possível operar ambos os olhos ao mesmo tempo?

Sim, ambos os olhos podem ser tratados na mesma sessão. Seu oftalmologista decidirá se isso é possível.

A cirurgia ocular a laser dói?

Em quase todos os casos, a cirurgia ocular a laser é praticamente indolor. Normalmente, você receberá apenas colírio anestésico para anestesiar o olho durante a cirurgia. Você pode sentir alguma pressão ao redor do olho às vezes durante a cirurgia, mas isso é completamente normal e não é doloroso. Após a cirurgia, você pode sentir uma sensação estranha no olho por algumas horas.

Quanto tempo duram os efeitos da cirurgia ocular a laser?

A cirurgia ocular a laser é geralmente permanente, mas se sua prescrição mudar no futuro, você pode precisar usar óculos ou lentes de contato, ou considerar uma cirurgia de aumento.

Perguntas frequentes

Quem é indicado para SMILE?

O SMILE foi projetado para corrigir miopia, astigmatismo ou uma combinação dos dois, mas atualmente não é uma opção para hipermetropia ainda.

A natureza e o grau do erro refrativo e a curvatura e espessura da córnea também desempenham um papel.

Sua profissão e hobbies também são importantes. Se você costuma praticar esportes de contato intensos, seu médico pode recomendar um tratamento com SMILE.

Tal como acontece com outros métodos de correção da visão a laser, primeiro você precisará passar por um exame oftalmológico detalhado para determinar se você se qualifica.

Em conjunto, você e seu médico podem escolher a melhor opção para atender às suas necessidades.

O PRK/LASEK também não requer flap na córnea. Como essas soluções diferem do SMILE?

Os procedimentos PRK/LASEK têm um tempo de cicatrização mais longo e envolvem um certo desconforto até atingir o resultado final de visão. A estabilização da acuidade visual também leva mais tempo.

Depois do SMILE, quanto tempo leva para que eu consiga ver corretamente sem óculos ou lentes de contato e voltar à minha rotina normal?

O processo de cura difere para cada paciente. Na maioria dos casos, a acuidade visual é muito boa um ou dois dias após a cirurgia e se estabiliza em uma semana. Poucos dias após o tratamento, a maioria dos pacientes pode dirigir, trabalhar e praticar esportes sem óculos ou lentes de contato.

Meu oftalmologista nunca ouviu falar de SMILE. Essa não é uma solução famosa?

SMILE é o mais recente avanço na correção da visão a laser e está disponível desde 2011. A técnica é conhecida e reconhecida por associações comerciais médicas relacionadas a cirurgias refrativas.

A popularidade do SMILE continua a crescer e mais de 1.800 cirurgiões já trataram com sucesso mais de 2,5 milhões de olhos.

O SMILE é uma aplicação comprovada?

A tecnologia do laser de femtossegundo é clinicamente comprovada e é usada para Femto-LASIK e também para cirurgia de catarata. SMILE é o mais recente desenvolvimento usando essa tecnologia a laser.

Tem sido realizado em estudos clínicos controlados desde 2007 e está disponível comercialmente desde 2011. Os primeiros pacientes com SMILE foram monitorados por mais de dez anos após o tratamento. Atualmente está presente em mais de 70 países em todo o mundo.

Perguntas frequentes

Quais as vantagens que o Femto-LASIK oferece em relação ao método LASIK clássico?

A diferença entre o Femto-LASIK e o método LASIK clássico é a forma como o flap na córnea é criado. Um laser é usado para cortar o flap no Femto-LASIK. Com o método clássico, o cirurgião abre a córnea manualmente com um microcerátomo (dispositivo mecânico).

O laser pode ser mais preciso e previsível no corte do flap do que o método manual com dispositivo mecânico. No entanto, os cirurgiões oculares não têm uma opinião uniforme de que um método é clinicamente superior ao outro. A decisão entre os dois é baseada nas condições existentes do paciente e nas preferências do médico.

Quais são as minhas chances de enxergar tão bem quanto quando uso óculos ou lentes de contato após a cirurgia LASIK?

Nem todo mundo consegue uma visão 20/20 após se submeter à cirurgia LASIK. Uma revisão global do LASIK de 2009, entretanto, descobriu que mais de 95% dos pacientes de LASIK de 1995 a 2003 estavam satisfeitos com o resultado de sua cirurgia.

As cirurgias PRK/LASEK e SMILE não requerem flap na córnea. Como essas soluções diferem do LASIK?

O PRK/LASEK não é normalmente recomendado para o tratamento da hipermetropia severa, enquanto o SMILE não pode tratar a hipermetropia.

É melhor discutir suas opções com um oftalmologista e encontrar a solução ideal para suas necessidades individuais.

Quanto tempo leva para me recuperar após a cirurgia LASIK e voltar à minha rotina normal?

O procedimento normalmente leva cerca de 30 minutos e você pode retornar às suas atividades diárias em um ou dois dias.

O tempo de recuperação difere entre pacientes, mas o flap deve se estabilizar em questão de poucos dias. Os médicos geralmente exigem um exame de acompanhamento no dia seguinte e um mês após a cirurgia para verificar seu progresso.

Os médicos geralmente exigem um exame de acompanhamento no dia seguinte e um mês após a cirurgia para verificar seu progresso.

Perguntas frequentes

Qual é a diferença entre LASEK e LASIK?

Existem duas grandes diferenças entre esses tipos de cirurgias oculares a laser.

Com LASEK, as camadas internas da córnea são expostas. O médico pode aplicar uma solução de álcool para soltar o epitélio, que é temporariamente afastado. O médico então aplica o excimer laser, um laser ultravioleta usado em cirurgia ocular, para remover o tecido da córnea por ablação. Durante o LASEK, isso é feito na camada superior exposta da córnea.

Com o LASIK, um flap é cortado com um dispositivo mecânico ou laser, dobrado para trás para cirurgia e então reposicionado quando a cirurgia é concluída. A camada de tecido da córnea ablacionada no LASIK ocorre no estroma, uma subcamada da córnea.

A segunda diferença é o tempo de recuperação e a experiência do paciente. Os pacientes de LASIK normalmente têm um período de cicatrização muito mais curto com menos desconforto.

Eu tenho córneas finas. Isso significa que devo fazer um tratamento com PRK em vez de SMILE ou LASIK?

A cirurgia mais adequada para você também depende da sua prescrição e de outras condições pré-existentes - como a síndrome do olho seco. Se você não for elegível para o LASIK, uma possível solução pode ser PRK/LASEK ou SMILE. Ambas as aplicações podem ser alternativas para aqueles com córneas finas ou casos mais graves de miopia. Os candidatos também incluem aqueles que podem estar em alto risco de complicações de flap (por exemplo, certos trabalhos, esportes e hobbies que são extenuantes ou envolvem contato). Seu oftalmologista poderá recomendar o melhor procedimento de cirurgia ocular a laser para seu caso específico.

Artigos Relacionados

SMILE Guia rápido para cirurgia ocular a laser minimamente invasiva
O processo de cirurgia ocular a laser Tudo que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia ocular a laser
SMILE, LASIK ou PRK/LASEK? Comparação de tratamento Descubra como as cirurgias oculares a laser se comparam
LASIK Um guia rápido para a cirurgia ocular a laser mais realizada
PRK/LASEK Guia rápido para cirurgia ocular a laser na superfície do olho
Cirurgia ocular a laser: encontrando a clínica certa Como comparar opções de tratamento e clínicas adequadas às suas necessidades
Riscos e custos potenciais da cirurgia ocular a laser Descubra como os diferentes tipos de cirurgias oculares se comparam