Graças ao progresso tecnológico, muitos setores exigem sistemas cada vez mais complexos. Já na década de 1990, houve um aumento nos danos causados por contaminação em componentes do setor automotivo. Rapidamente ficou claro que os procedimentos precisavam ser padronizados. A chamada "Diretriz VDA 19", também conhecida como "Teste de Limpeza Técnica – Contaminação por Partículas de Peças Automotivas Funcionalmente Relevantes", foi publicada em 2004 e revisada em 2015 como VDA 19 Parte 1. Em âmbito internacional, a ISO 16232 (2007) forma o conjunto padrão de regulamentações. A VDA 19 Parte 2, de 2010, contém uma diretriz de regras para a orientação da produção de montagem relevante para a limpeza.
A VDA 19 Parte 1 define com precisão vários tipos de contaminação. Com a ajuda dessas definições, a contaminação pode ser detectada por meio de análises de limpeza e outros processos técnicos de limpeza, e decisões apropriadas podem ser tomadas. O objetivo é evitar preventivamente a sujeira residual nos componentes.