Estilo de vida e moda

Além do estilo: proteção solar para os olhos das crianças

Óculos de sol podem ser um ótimo acessório de estilo, mesmo para crianças. Porém, proteger a sensibilidade dos olhos do seu filho é mais importante do que ter estilo.

16 outubro 2019
  • Além do estilo: proteção solar para os olhos das crianças

De férias na praia ou relaxando em casa, quando o sol está brilhando, as crianças adoram brincar ao ar livre. A maioria dos pais se lembra de colocar protetor solar e chapéu nos seus filhos, mas nem todos se dão conta de que óculos de sol são tão importantes quanto o resto. Os olhos das crianças são especialmente sensíveis. É por isso que óculos de sol personalizados por um profissional de cuidados visuais são essenciais para as crianças quando elas estão ao ar livre.

É muito difícil segurar as crianças quando o sol está brilhando. Elas não querem ficar dentro de casa. Só pensam em estar ao ar livre, brincar e se divertir. Pais responsáveis colocam protetor solar em seus filhos e cobrem suas cabeças para protegê-los do sol, mas também é preciso que eles usem óculos de sol ao ar livre. Os olhos das crianças são especialmente vulneráveis aos raios solares. Eles são mais claros e permitem a passagem de muito mais luz do que os olhos dos adultos. Por isso, os raios UV podem causar muitos mais danos, pois as crianças não têm defesas contra os raios solares de onda curta. O risco de danos permanentes aumenta muito em caso de exposição ao sol por períodos prolongados. Décadas de radiação UV podem causar problemas de saúde mais tarde na vida. Um deles é a catarata. Por isso, óculos de sol são mais do que um mero acessório de estilo para as crianças.

Como ocorre com óculos em geral e, particularmente, com lentes para óculos, a qualidade dos óculos de sol é muito importante. Óculos divertidos, porém baratos, normalmente não oferecem a proteção necessária. Se as lentes para óculos tiverem bolhas de ar ou se estiverem arranhadas, o seu lugar é na caixa de brinquedos ou, melhor ainda, no lixo. Isso também vale para óculos de sol com lentes amarelas, azuis ou vermelhas, pois elas distorcem a percepção das cores. Seu profissional de cuidados visuais locais pode ajudar você a escolher o produto certo para o seu filho.

O que você precisa saber ao comprar óculos de sol para crianças?

As armações de óculos não devem ter pontas afiadas ou quebrar facilmante. Se tiverem, seus filhos podem se ferir enquanto brincam. Lentes para óculos de alta qualidade são ainda mais importantes. Tanto em adultos como em crianças, o uso de óculos de sol dilatar as pupilas. Se as lentes para óculos de sol não oferecerem proteção UV adequada, perigosos raios UV poderão passar, sem obstáculos, causando, em algumas situações, danos permanentes. Certifique-se de que as lentes tenham a marca CE e a etiqueta UV-400. Somente essas lentes oculares cumprem os requisitos europeus. Por motivos de segurança, as crianças só devem usar lentes de plástico inquebráveis em óculos de sol.

E é, claro, nem mesmo os melhores óculos de sol vão proteger seus filhos se eles não usarem. O maior problema é que as crianças não conseguem discernir sozinhas se os óculos estão bem ajustados, se estão apertados demais ou se são desconfortáveis. Recorra à experiência do seu profissional de cuidados visuais para ajudar você em sua escolha. Com certeza um especialista poderá encontrar os óculos de sol perfeitos para o formato da cabeça do seu filho.

Diga: para garantir que as crianças de fato usem os óculos de sol, deixe-as ajudar você a escolher.

A propósito: olhos de sol não são adequados para bebês muito pequenos. Nessa tenra idade, as pontes do nariz e as orelhas não estão suficientemente desenvolvidas para usar óculos. A melhor proteção para os bebês é um chapéu de abas largas ou simplesmente permanecer à sombra. As crianças devem ganhar um par de óculos de sol adequado, no mais tardar, quando começam a frequentear pré-escola.


Compartilhar este artigo