Tratamentos de lentes: tratamento antirreflexo, camada rígida, CleanCoat etc.

Quais são os tratamentos de lentes existentes e quais as diferenças na qualidade? Quais são os benefícios dos tratamentos de lentes?

Os tratamentos de lentes atuam como uma proteção que transforma as lentes de plástico modernas em objetos resistentes para uso diário. Infelizmente, os consumidores não dão a devida importância aos tratamentos das lentes quando adquirem um par de óculos; a maioria delega essa decisão para o profissional que os atende na ótica. Para ter certeza de que você estará bem preparado quando precisar escolher em meio a uma diversidade de tratamentos – antirrisco, antirreflexo, CleanCoat ou outros – elaboramos um guia para orientá-lo. Afinal, a escolha é sua!

1. Tratamento antirreflexo:

A escolha clássica para ver e ser visto de maneira mais eficaz

Vários consumidores optam pelo clássico: o tratamento antirreflexo.

Benefícios de um tratamento anti-reflexo

O tratamento antirreflexo proporciona uma visão transparente, nítida e perfeita; deixa os óculos mais bonitos e garante ao usuário uma visão contínua e sem reflexos.

As lentes sem tratamento antirreflexo apresentam uma grande desvantagem: muito reflexo visível para o usuário. Esses reflexos desviam a atenção especialmente em estradas molhadas ou ao dirigir durante a noite e ao conversar com alguém, pois a pessoa verá a própria imagem refletida nos seus óculos e não olhará para você.

Como saber se as lentes têm tratamento antirreflexo?

As lentes antirreflexo podem ser reconhecidas pelo reflexo residual. Independentemente do material usado na fabricação das lentes, elas apresentam uma coloração característica quando você segura os óculos levemente inclinados contra um fundo branco. Isso é muito prático para o usuário, pois o profissional de óptica pode identificar o tratamento antirreflexo e oferecer o mesmo nível de qualidade caso o cliente deseje mudar para outro material.

O reflexo residual é geralmente verde. O tratamento DuraVision® Premium da ZEISS possui um belo reflexo residual azulado. O reflexo residual quase imperceptível aumenta a quantidade de luz que a lente transmite aos seus olhos. Além disso, o azul é menos visível para os olhos. Assim, as lentes com esse reflexo residual têm a vantagem de fazer com que seus olhos sejam vistos com mais nitidez e menos reflexos por outras pessoas. Seus olhos parecem mais naturais, quase como se você estivesse sem óculos.

Portanto, que tal conversar hoje mesmo com um especialista na ótica sobre os tratamentos antirreflexo disponíveis e a sua durabilidade? Pergunte a ele o que você precisa observar para garantir que seu tratamento dure o máximo possível.

Sem tratamento anti-reflexo Com tratamento anti-reflexo

2. Tratamento antirrisco: importante para lentes de plástico (resina)

Embora as lentes de plástico sejam fáceis de usar, o material utilizado é mais macio e sujeito a riscos do que o material das lentes de vidro (lentes minerais) – pelo menos quando não recebem tratamento.

Além de melhorar a resistência das lentes a riscos, os tratamentos especiais combinando laca dura ao material também garantem uma qualidade visual constante e maior durabilidade. Graças ao Tratamento DuraVision® Platinum, a ZEISS oferece uma solução três vezes mais resistente do que a geração anterior de lentes da ZEISS. O que torna isso possível é a maneira como os íons vedam a lente quando o tratamento é aplicado. Continue lendo para saber mais.

Sem tratamento duro Com tratamento duro

3. O CleanCoat, o tratamento antirresíduo ZEISS, faz com que você não precisa mais limpar seus óculos?

Infelizmente, nenhum tratamento elimina a necessidade de limpar suas lentes. Contudo, elas podem ser tratadas de modo a diminuir a probabilidade de adesão de impurezas. O CleanCoat alisa a superfície das lentes, dificultando a aderência de poeira e sujeira, o que simplifica muito o cuidado com as lentes. Quanto mais lisa a superfície da lente, melhor.

Tal como acontece com uma folha de lótus, a água forma gotas imediatamente graças às propriedades umectantes do tratamento. Essa é uma grande vantagem especialmente para lentes antirreflexo, pois uma maior redução de reflexos favorece a percepção de sujeira em comparação com lentes sem esse tipo de tratamento. Um outro nível de tratamento com função antiestática também pode ajudá-lo a manter seus óculos limpos, pois diminui muito a adesão de fiapos de roupa, por exemplo.

Sem CleanCoat Com CleanCoat

Pacote completo de tratamentos

Os fabricantes de lentes querem facilitar o processo de seleção de tratamentos para seus clientes, por isso oferecem diferentes pacotes. A ZEISS não é exceção: com os tratamentos de lentes DuraVision® Premium você recebe um pacote completo incluindo os melhores tratamentos antirrisco, antirreflexo e CleanCoat.

Pergunte ao especialista. A escolha do tratamento correto também é importante quando você adquire óculos para crianças ou um segundo par para você; portanto, não delegue essa decisão!

Tratamentos especiais para uma ótima visão

Maior relaxamento visual no mundo digital:

proteção contra a luz azul

Nossa visão mudou muito com o uso de dispositivos digitais como smartphones, tablets e iluminação moderna por meio de LEDs e displays. Estamos mais expostos à luz azul do que jamais estivemos – o dia inteiro, na verdade. Acredita-se também que a luz azul de alta energia tenha um efeito negativo sobre a visão em longo prazo.

Uma coisa é certa: a luz tem um efeito considerável sobre o nosso relógio biológico e, consequentemente, sobre nossos padrões de sono. Uma luz forte no final da tarde diz para o seu corpo permanecer acordado por mais tempo. Ao olhar para a tela do seu computador ou outro dispositivo digital, você submete seus olhos a grandes quantidades de luz azul, causando, entre outras coisas, redução da sensibilidade ao contraste. A concentração em uma tela também pode ser extenuante para você e para seus olhos, contribuindo para a dor ocular.

As lentes podem ajudar a proteger seus olhos contra a luz azul graças a um filtro especial, tornando mais fácil trabalhar em uma tela de computador ou em dispositivos digitais. Graças ao DuraVision® BlueProtect da ZEISS, sua lente recebe um tratamento premium em conjunto com um filtro de luz azul, o que é excelente para pessoas que passam muito tempo em espaços internos e que sentem cansaço e incômodo devidos à exposição à luz emitida por lâmpadas de LED, televisores ou telas de computador. Portanto, recomenda-se escolher esse tratamento mesmo para os óculos que você usa para trabalhar ou assistir televisão.

Conforto excepcional e mais segurança na estrada:

Tratamento Premium desenvolvido para motoristas

Todos já tivemos nossa visão prejudicada pelo ofuscamento incômodo provocado pelas luzes do tráfego em sentido contrário ou da iluminação pública. Isso é cansativo para os motoristas e pode até ser perigoso.

Um tratamento especial integrado às lentes DriveSafe da ZEISS pode ajudar. Ele reduz a sensação subjetiva de ofuscamento* – causado, por exemplo, por veículos com faróis de LED ou xênon trafegando no sentido contrário.

Como reconhecer o tratamento DriveSafe da ZEISS?
O tratamento DriveSafe da ZEISS é percebido em um leve reflexo residual violeta na lente. Ele é quase invisível e, portanto, não desvia a atenção.

Excelente proteção solar e um acessório fantástico

Lentes que escurecem ao sol

As lentes fotossensíveis são uma ótima ideia para quem não quer trocar os óculos no sol, pois incorporam uma tecnologia especial que se adapta à luz solar, como as lentes PhotoFusion da ZEISS.

Proteção solar com tonalidades estilosas que se adaptam ao seu visual

Tudo se resume a proteger seus olhos contra o sol e o ofuscamento quando você está ao ar livre. Você e o profissional de óptica podem criar os óculos de sol ideais para você em termos de cor e estilo. Os tratamentos coloridos para óculos de sol estão disponíveis para lentes de plástico e minerais. A linha de óculos de sol da ZEISS dispõe de uma grande variedade de tonalidades de lentes, desde cores únicas e graduadas a tonalidades bicolores ou até especiais para uso médico. Portanto, seus óculos com lentes progressivas ou de visão simples se tornarão seu acessório preferido que também proporciona proteção de primeira linha contra o sol.

Cobertura completa: óculos de sol com tratamento espelhado

Outrora necessários somente quando o sol estava brilhando muito, os óculos de sol com tratamento espelhado estão na moda agora – e disponíveis no seu grau! Converse com um especialista na ótica para conhecer a grande variedade de cores e funções disponíveis para os tratamentos de lentes solares.

* Com o DuraVision DriveSafe, 64% dos usuários testados afirmaram ter sofrido menos problemas com ofuscamento graças ao novo tratamento, em comparação com outros tratamentos especiais antirreflexo. Fonte: pesquisa interna com usuários (funcionários da CZV na Alemanha), pesquisa externa com usuários (profissionais de cuidados da visão e consumidores na Espanha)

Perfil da minha visão Identifique agora seus hábitos visuais pessoais e encontre a melhor solução em lentes para você.
Encontre uma ótica ZEISS perto de você.

Artigos relacionados

Como encontrar um bom ótico? Vamos contar para você o que é importante – do primeiro exame dos olhos até o ajuste das lentes
Seus olhos tremem? Sintomas, causas, tratamento e prevenção

Saúde e prevenção 07/12/2017

Tags:

Glaucoma, catarata, AMD etc.: doenças dos olhos e como identificá-las a tempo Sintomas, causas e tratamentos rápidos.

Saúde e prevenção 21/11/2017

Tags:

Olhos secos – o que fazer quando eles queimam e coçam? Olhos secos são um motivo que faz as pessoas irem ao oftalmologista. E quem bom que existe tratamento!

Saúde e prevenção 01/11/2017

Tags:

Produtos relacionados