Perguntas frequentes

O que você deve saber sobre o tratamento da catarata

Você pode ter muitas perguntas no que diz respeito à catarata e ao tratamento associado. Algumas das perguntas mais frequentes são respondidas abaixo. Se você ainda deseja aprender mais sobre a doença ou correção da visão após ler este resumo e o site, consulte seu oftalmologista.

Informações gerais

A catarata pode ser tratada com medicamentos ou corrigida com óculos?

Infelizmente, a catarata não pode ser tratada com óculos ou medicamentos. O único método eficaz para o tratamento da catarata é a substituição cirúrgica do cristalino opaco do olho por uma lente artificial - chamada de lente intraocular (LIO).

Será que sou elegível para cirurgia de catarata?

Você precisa consultar um oftalmologista para determinar se sofre de catarata e o grau de evolução da doença. Vocês decidirão em conjunto se você é elegível para a cirurgia de catarata.

A cirurgia é segura?

A cirurgia de catarata é considerada um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros hoje. No entanto, como com todos os tratamentos médicos, podem ocorrer algumas complicações. Seu oftalmologista discutirá detalhadamente os riscos potenciais com você.

Como faço para encontrar o médico certo para realizar a cirurgia de catarata?

Uma parte importante da cirurgia de catarata é encontrar o médico certo. Muitos fatores devem ser considerados, por exemplo, a experiência do médico, a especialização e a tecnologia utilizada. Visite, pesquise e compare os cirurgiões antes de escolher aquele com quem você se sente mais confortável. Quando você conversar com seus médicos sobre a cirurgia de catarata, prepare algumas perguntas com antecedência.

Como a cirurgia de catarata é normalmente realizada?

cirurgia em si leva cerca de 15 a 30 minutos e é realizada em um olho por vez. Geralmente, utiliza-se anestesia local. Normalmente, após um curto período de observação, você terá permissão para ir para casa. Não será possível dirigir um carro logo após a cirurgia.

Ambos os olhos podem ser tratados em um procedimento?

Se você tiver catarata em ambos os olhos, o médico geralmente marcará a segunda cirurgia algumas semanas após a primeira cirurgia.

A cirurgia de catarata dói?

Não, o procedimento é indolor. Normalmente, você receberá apenas colírio anestésico para anestesiar o olho durante a cirurgia. Como o efeito da medicação passa após o procedimento, você pode sentir um pequeno desconforto por um curto período de tempo. Isso pode ser facilmente tratado com analgésicos de venda livre.

Quanto tempo duram os efeitos da cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é permanente. A LIO não precisa ser removida ou substituída e pode permanecer no olho pelo resto da vida.

São necessários outros exames após a cirurgia?

É necessária uma consulta de acompanhamento no dia seguinte à cirurgia para verificar o estado do seu olho e responder a quaisquer perguntas que você possa ter. Os exames adicionais são normalmente agendados nas semanas seguintes para monitorar o processo de cicatrização.

Quanto tempo vai demorar para eu recuperar a visão completa?

Os pacientes frequentemente notam uma melhora significativa da visão imediatamente após a cirurgia. No entanto, alguns também podem apresentar manchas. Pode levar alguns dias para o olho se ajustar e a visão melhorar. As lentes multifocais normalmente requerem mais tempo para se ajustar do que as lentes monofocais - os pacientes podem experimentar fenômenos visuais como reflexos logo após a cirurgia. Os fenômenos visuais desaparecerão ou se tornarão menos perturbadores após algum tempo.

Quais atividades devo evitar após a cirurgia?

Após a cirurgia, os médicos podem aconselhar você a relaxar e evitar atividades extenuantes, como curvar-se ou levantar pesos. Eles podem aconselhar você a não exercitar demais os olhos, para que tenham tempo de se recuperar. Para uma cura ideal, você deve evitar esfregar ou pressionar o olho.

Lentes intraoculares (LIOs)

Qual é o tamanho das LIOs?

As lentes intraoculares são bem pequenas, com um diâmetro entre 11 e 13 milímetros.

Do que são feitas as LIOs?

As LIOs são feitas de acrilato; um material macio, flexível e biocompatível. O acrilato pode ter tendência a repelir (hidrofóbico) ou a absorver água (hidrofílico).

E se eu sofrer de outras alterações na visão ou doenças oculares além de catarata?

Para atender melhor às necessidades exclusivas de cada paciente, as LIOs modernas oferecem funções adicionais, como a correção de déficits de visão refrativa pré-existentes. Eles podem, por exemplo, permitir ao paciente um melhor contraste de visão (lentes asféricas) ou corrigir o astigmatismo (lentes tóricas). O objetivo é fornecer uma qualidade de visão ainda melhor para distâncias específicas após a cirurgia de catarata.

O que é aberração esférica?

Uma aberração esférica é um efeito visual que ocorre quando os raios de luz que passam para o olho não estão precisamente focados em um único ponto da retina. As aberrações esféricas são resultado do processo de envelhecimento. Se você já está sofrendo de aberração esférica ou se deseja evitar essa alteração visual, uma LIO asférica pode ser uma opção para você.

Como funcionam as LIOs asféricas?

O design especial e não uniformemente curvado das LIOs asféricas permite que elas corrijam aberrações esféricas. Com as LIOs asféricas, os raios de luz que entram no olho são novamente focalizados com nitidez em um único ponto. O resultado é uma sensibilidade de contraste aprimorada e uma qualidade de imagem aprimorada.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um erro refrativo, como miopia ou hipermetropia. Esses erros geralmente são o resultado de uma córnea de formato irregular e fazem com que a luz não seja devidamente focalizada em seu olho. As lentes tóricas podem corrigir o astigmatismo.

Como funcionam as LIOs tóricas?

A combinação de lentes esféricas e cilíndricas desvia a luz em cada meridiano de maneira diferente. Portanto, a lente focaliza toda a luz que entra corretamente em sua retina para reduzir ou eliminar o astigmatismo enquanto trata a catarata ao mesmo tempo.

Como faço para escolher a lente certa?

A seleção de uma LIO é uma questão muito pessoal. Não apenas os pré-requisitos médicos específicos devem ser levados em consideração, mas também as necessidades individuais e as preferências pessoais do paciente. Consulte seu oftalmologista para ajudar a selecionar a LIO mais adequada para você.

Vou precisar usar óculos com a LIO?

Pacientes com lentes monofocais e bifocais podem precisar continuar a usar óculos para certas atividades. A maioria dos pacientes com lentes trifocais pode ter uma boa chance de não precisar mais de óculos.

Artigos relacionados

O que é catarata? Quando a visão fica embaçada
Causas e fatores de risco da catarata Como prevenir a catarata
Diagnosticar e tratar uma catarata Prepare-se para a sua consulta
Escolhendo uma lente para catarata Apresentando as lentes intraoculares: quais são as diferenças?