Cirurgia de catarata

Perguntas frequentes

O que você deve saber sobre o tratamento da catarata

4 setembro 2019
Paciente com catarata e médico discutindo questões sobre o tratamento da catarata.

Você pode ter muitas perguntas no que diz respeito à catarata e ao tratamento associado. Algumas das perguntas mais frequentes são respondidas abaixo. Se você ainda deseja aprender mais sobre a doença ou correção da visão após ler este resumo e o site, consulte seu oftalmologista.

Informações gerais

  • Infelizmente, a catarata não pode ser tratada com óculos ou medicamentos. O único método eficaz para o tratamento da catarata é a substituição cirúrgica do cristalino opaco do olho por uma lente artificial - chamada de lente intraocular (LIO).

  • Você precisa consultar um oftalmologista para determinar se sofre de catarata e o grau de evolução da doença. Vocês decidirão em conjunto se você é elegível para a cirurgia de catarata.

  • A cirurgia de catarata é considerada um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros hoje. No entanto, como com todos os tratamentos médicos, podem ocorrer algumas complicações. Seu oftalmologista discutirá detalhadamente os riscos potenciais com você.

  • Uma parte importante da cirurgia de catarata é encontrar o médico certo. Muitos fatores devem ser considerados, por exemplo, a experiência do médico, a especialização e a tecnologia utilizada. Visite, pesquise e compare os cirurgiões antes de escolher aquele com quem você se sente mais confortável. Quando você conversar com seus médicos sobre a cirurgia de catarata, prepare algumas perguntas com antecedência.

  • A cirurgia em si leva cerca de 15 a 30 minutos e é realizada em um olho por vez. Geralmente, utiliza-se anestesia local. Normalmente, após um curto período de observação, você terá permissão para ir para casa. Não será possível dirigir um carro logo após a cirurgia.

  • Se você tiver catarata em ambos os olhos, o médico geralmente marcará a segunda cirurgia algumas semanas após a primeira cirurgia.

  • Não, o procedimento é indolor. Normalmente, você receberá apenas colírio anestésico para anestesiar o olho durante a cirurgia. Como o efeito da medicação passa após o procedimento, você pode sentir um pequeno desconforto por um curto período de tempo. Isso pode ser facilmente tratado com analgésicos de venda livre.

  • A cirurgia de catarata é permanente. A LIO não precisa ser removida ou substituída e pode permanecer no olho pelo resto da vida.

  • É necessária uma consulta de acompanhamento no dia seguinte à cirurgia para verificar o estado do seu olho e responder a quaisquer perguntas que você possa ter. Os exames adicionais são normalmente agendados nas semanas seguintes para monitorar o processo de cicatrização.

  • Os pacientes frequentemente notam uma melhora significativa da visão imediatamente após a cirurgia. No entanto, alguns também podem apresentar manchas. Pode levar alguns dias para o olho se ajustar e a visão melhorar.

    As lentes multifocais normalmente requerem mais tempo para se ajustar do que as lentes monofocais - os pacientes podem experimentar fenômenos visuais como reflexos logo após a cirurgia. Os fenômenos visuais desaparecerão ou se tornarão menos perturbadores após algum tempo.

  • Após a cirurgia, os médicos podem aconselhar você a relaxar e evitar atividades extenuantes, como curvar-se ou levantar pesos. Eles podem aconselhar você a não exercitar demais os olhos, para que tenham tempo de se recuperar. Para uma cura ideal, você deve evitar esfregar ou pressionar o olho.

Lentes intraoculares (LIOs)

  • As lentes intraoculares são bem pequenas, com um diâmetro entre 11 e 13 milímetros.

  • As LIOs são feitas de acrilato; um material macio, flexível e biocompatível. O acrilato pode ter tendência a repelir (hidrofóbico) ou a absorver água (hidrofílico).

  • Para atender melhor às necessidades exclusivas de cada paciente, as LIOs modernas oferecem funções adicionais, como a correção de déficits de visão refrativa pré-existentes. Eles podem, por exemplo, permitir ao paciente um melhor contraste de visão (lentes asféricas) ou corrigir o astigmatismo (lentes tóricas). O objetivo é fornecer uma qualidade de visão ainda melhor para distâncias específicas após a cirurgia de catarata.

  • Uma aberração esférica é um efeito visual que ocorre quando os raios de luz que passam para o olho não estão precisamente focados em um único ponto da retina. As aberrações esféricas são resultado do processo de envelhecimento. Se você já está sofrendo de aberração esférica ou se deseja evitar essa alteração visual, uma LIO asférica pode ser uma opção para você.

  • O design especial e não uniformemente curvado das LIOs asféricas permite que elas corrijam aberrações esféricas. Com as LIOs asféricas, os raios de luz que entram no olho são novamente focalizados com nitidez em um único ponto. O resultado é uma sensibilidade de contraste aprimorada e uma qualidade de imagem aprimorada.

  • O astigmatismo é um erro refrativo, como miopia ou hipermetropia. Esses erros geralmente são o resultado de uma córnea de formato irregular e fazem com que a luz não seja devidamente focalizada em seu olho. As lentes tóricas podem corrigir o astigmatismo.

  • A combinação de lentes esféricas e cilíndricas desvia a luz em cada meridiano de maneira diferente. Portanto, a lente focaliza toda a luz que entra corretamente em sua retina para reduzir ou eliminar o astigmatismo enquanto trata a catarata ao mesmo tempo.

  • A seleção de uma LIO é uma questão muito pessoal. Não apenas os pré-requisitos médicos específicos devem ser levados em consideração, mas também as necessidades individuais e as preferências pessoais do paciente. Consulte seu oftalmologista para ajudar a selecionar a LIO mais adequada para você.

  • Pacientes com lentes monofocais e bifocais podem precisar continuar a usar óculos para certas atividades. A maioria dos pacientes com lentes trifocais pode ter uma boa chance de não precisar mais de óculos.


Compartilhar este artigo