Causas e fatores de risco da catarata
Como prevenir a catarata
A catarata é causada por opacificação gradual do cristalino do olho. Um cristalino saudável focaliza a luz na retina para uma imagem nítida. Se ficar cada vez mais opaco, o olho não será mais capaz de produzir uma imagem nítida - exatamente como uma lente de câmera embaçada.
Por que o olho fica opaco?
O cristalino é feito principalmente de água e uma proteína necessária para mantê-lo limpo e permitir a passagem da luz. À medida que envelhecemos, algumas das proteínas podem se aglutinar e começar a turvar uma pequena área do cristalino. Essa é a catarata de fato, que fica maior com o tempo e afeta uma parte maior do cristalino, tornando gradualmente mais difícil de ver com clareza.
O fator mais comum que causa isso é o avanço da idade, mas alguns também podem estar relacionados a problemas genéticos ou de saúde, como outras condições oculares, diabetes, trauma ou cirurgia ocular anterior. O uso prolongado de medicamentos esteroides também pode contribuir para opacificação do cristalino.
Alguns fatores de risco que podem influenciar o desenvolvimento da doença
- Radiação ultravioleta da luz solar e outras fontes
- Hipertensão (pressão alta)
- Obesidade (sobrepeso)
- Tabagismo
- Medicamentos com estatina usados para reduzir o colesterol
- Lesão ou inflamação ocular anterior
- Terapia de reposição hormonal
- Consumo significativo de álcool
- Alta miopia
- Histórico de saúde da família
Cuide da sua saúde. Se você tiver um desses fatores de risco, visite seu oftalmologista regularmente. Seu oftalmologista pode detectar e recomendar opções de tratamento para alterações em seu olho muito antes de você perceber quaisquer sintomas.
Fatores que podem atrasar o desenvolvimento da catarata
Embora haja uma controvérsia significativa sobre se a catarata pode ser postergada e não existam estudos que comprovem a eficácia das medidas preventivas, os especialistas sugerem algumas estratégias que podem ser úteis:
- Use óculos que bloqueiem 100 % da radiação nociva UV quando em espaços externos, já que a luz ultravioleta vinda do sol pode ser um fator que contribui.
- Reduza o consumo de álcool e cigarro, uma vez que o consumo excessivo de álcool e o fumo podem aumentar o risco de catarata.
- Cuide de outros problemas de saúde. Siga as recomendações e o plano de tratamento de seu médico, se você tiver diabetes ou outras condições médicas.
- Mantenha um peso saudável fazendo exercícios e se alimentando adequadamente. Se você estiver acima do peso, aumente os exercícios de forma constante e reduza a ingestão de calorias.
- Coma alimentos saudáveis. Muitos estudos sugerem que certos nutrientes são bons para os olhos. A vitamina E é boa para proteger e fortalecer os olhos. Boas fontes alimentares de vitamina E incluem sementes de girassol, amêndoas e espinafre.
Visite um médico se tiver interesse em mais informações sobre um estilo de vida saudável para os olhos.