Escolhendo uma lente para catarata

Apresentando as lentes intraoculares: quais são as diferenças?

Na cirurgia moderna de catarata, o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente intraocular artificial (LIO). As lentes intraoculares representam uma tecnologia altamente inovadora - tanto em termos de poder corretivo quanto de qualidade de visão fornecida. Diferentes tipos de lentes intraoculares estão disponíveis hoje, permitindo uma boa visão em uma, duas ou todas as três distâncias:
 
  • Perto: Aprox. 40 cm (leitura).
  • Intermediária: Aprox. 80 cm (trabalho no computador).
  • Longe: além de 100 cm (orientação espacial).
As lentes intraoculares permitem uma boa visão em todas as três distâncias

As LIOs podem simular as propriedades refrativas do cristalino, mas não têm a capacidade de se acomodar. As lentes intraoculares avançadas são projetadas para atender aos requisitos adicionais de visão individual do paciente. Dependendo do projeto, as LIOs avançadas podem oferecer outros benefícios, como melhor percepção de contraste.

Tamanho real da LIO em comparação com uma amêndoa
Tamanho real da LIO em comparação com uma amêndoa

As lentes intraoculares geralmente são feitas de um material macio, sintético e biocompatível. Uma LIO típica mede aproximadamente entre 11 e 13 mm de diâmetro. A espessura da lente pode variar, dependendo de seu poder refrativo. O poder corretivo da lente é calculado individualmente e pode ser diferente para cada olho. Uma LIO é transparente e nem visível nem perceptível a olho nu.

Diferentes tipos de lentes intraoculares

Existem diferentes tipos de lentes intraoculares disponíveis hoje. Geralmente, há uma distinção entre lentes intraoculares padrão e avançadas, também conhecidas como lentes intraoculares de alta performance.

As lentes intraoculares padrão são os implantes mais comumente usados no tratamento da catarata. Eles têm um ponto focal e podem melhorar a visão a uma distância: longe ou perto. Essas lentes são chamadas de lentes monofocais. Para as outras distâncias, o paciente ainda pode precisar usar óculos.

As versões avançadas oferecem vantagens adicionais além do tratamento da catarata. Elas oferecem a possibilidade de depender menos de óculos para diferentes atividades. Os produtos avançados incluem as chamadas lentes multifocais, EDoF ("Extended Depth of Focus" - Profundidade de foco estendida) e asféricas ou tóricas.

As lentes intraoculares multifocais têm dois ou três pontos focais e restauram a visão a mais de uma distância, dando ao paciente a chance de ser mais independente dos óculos. As lentes multifocais incluem LIOs bifocais e trifocais, sendo que as últimas representam a tecnologia mais avançada. As opções trifocais permitem o mais alto nível de independência dos óculos, permitindo que os pacientes vejam claramente em todas as três distâncias sem eles.

As lentes intraoculares EDoF também fornecem uma grande independência dos óculos, enquanto induzem menos efeitos colaterais visuais à noite, em comparação com as versões multifocais.

Recursos adicionais em LIOs avançadas, como funções asféricas ou tóricas, oferecem vantagens adicionais para os pacientes: LIOs tóricas permitem a correção de astigmatismo pré-existente, enquanto LIOs asféricas podem melhorar a qualidade geral da imagem de sensibilidade ao contraste.

As LIOs avançadas permitem que os pacientes se tornem menos dependentes dos óculos e são uma boa opção para pacientes com estilos de vida ativos e para aqueles que desejam mais liberdade dos óculos. Uma vez que o que elas oferecem são benefícios adicionais para os pacientes, o tratamento da catarata com lentes de alta performance - dependendo do país em que você mora - não é coberto por planos de saúde.

Características das LIOs monofocais

Visão clara a uma só distância

Este é o tipo mais comum de lente intraocular usado na cirurgia de catarata. Quando a luz entra no olho através de uma lente monofocal, ela é desviada para um único ponto de foco na retina.

A luz não pode ser focada de objetos distantes e próximos ao mesmo tempo, então isso significa que uma lente monofocal pode corrigir a visão a uma distância, proporcionando boa percepção visual para perto ou longe.

A maioria dos pacientes que escolhem esta opção deseja ver à distância, o que lhes permite realizar atividades como dirigir e assistir TV. Eles geralmente precisam usar óculos para ajudar nas tarefas de visão de perto, como ler, cozinhar e trabalhar no computador.

Diferentes tipos de lentes intraoculares
Simulação de visão com uma LIO monofocal

Escolhendo a distância certa

Embora a maioria dos cirurgiões implante a opção monofocal com foco distante para corrigir a visão ao longe, também é possível escolher uma lente monofocal com correção de perto para permitir uma boa visão de perto. Para todas as outras distâncias, o paciente precisa usar óculos.

A decisão sobre se a visão de perto ou de longe deve ser corrigida depende do estilo de vida do paciente e das necessidades visuais. A decisão deve ser tomada de comum acordo com o cirurgião, após consulta com o paciente.

Avô e neto com uma pipa

O que você deve saber

Os tipos padrão de LIOs monofocais têm uma óptica esférica, que é igualmente arredondada em ambos os lados. Normalmente é coberto pelo seu plano de saúde.

No entanto, o cristalino natural do olho tem uma forma ligeiramente asférica (não completamente redonda) na frente e não é igualmente curvo em ambos os lados. Este formato permite focar com precisão os raios de luz que entram no olho em um ponto da retina. O resultado é uma imagem clara e nítida.

As LIOs monofocais avançadas estão disponíveis com uma óptica asférica muito semelhante ao formato original dos cristalinos. O design especial das versões asféricas permite uma qualidade de imagem aprimorada.

Além disso, se você tiver uma córnea de formato irregular, uma lente monofocal em uma versão tórica pode melhorar consideravelmente a qualidade de sua visão. Consulte seu oftalmologista para descobrir qual tipo de opção monofocal é a certa para você.

Olho com uma LIO asférica
Refração de luz na retina com uma LIO asférica

1. LIO com superfície asférica
2. Raios de luz focalizando exatamente em um ponto na retina

Características das lentes multifocais: LIOs bifocais

Visão clara a duas distâncias

As lentes intraoculares bifocais têm dois pontos focais, proporcionando uma visão clara a duas distâncias, longe e perto. Os pacientes escolhem essa opção em vez de uma LIO monofocal quando desejam ver claramente a uma distância adicional e se tornam menos dependentes de recursos visuais. As LIOs bifocais permitem que você veja claramente e execute tarefas como ler e dirigir sem óculos. No entanto, você ainda pode precisar usar óculos para certas tarefas na faixa intermediária (aprox. 80 cm), como trabalhar no computador e cozinhar.

 As lentes bifocais têm dois pontos focais
Simulação de visão com uma LIO bifocal

Vantagens da LIO bifocal

A maior vantagem das lentes bifocais é a possibilidade de se tornar menos dependente dos óculos não apenas para atividades próximas, mas também para atividades que requerem uma boa visão ao longe, como dirigir. LIOs com dois pontos focais permitem que você se envolva em atividades como leitura, costura e outros trabalhos de perto, sem a necessidade de óculos. Isso significa que você não precisa mais alternar entre os diferentes tipos de óculos, por exemplo, óculos de leitura e óculos para trabalhar no computador, o que pode lhe dar mais liberdade em sua vida diária.

Casal de idosos lendo jornal
Com as LIOs bifocais, você não precisará mais de óculos de leitura.

O que você precisa saber

Como acontece com todas as tecnologias inovadoras, existem alguns aspectos a serem considerados ao escolher uma lente intraocular bifocal. Se você sofre de certas doenças oculares, como glaucoma , pode não ser elegível para lentes introculares bifocais, retinopatia diabética, edema macular diabético ou degeneração macular , é possível que você não se qualifique para a lente intraocular bifocal. Discuta as opções alternativas com seu oftalmologista se você sofre de alguma dessas doenças.
 
Fenômenos luminosos
 
Um efeito colateral conectado às LIOs multifocais é um grau mais alto de distúrbios visuais e fenômenos de luz (disfotopsia), que são causados pela lente que focaliza a luz de várias distâncias. Normalmente são percebidos como:
  • Brilho em certas situações de baixa iluminação
  • Halos em torno de fontes de luz à noite
A maioria das pessoas com lentes multifocais acha esses fenômenos apenas ligeiramente perturbadores e se acostuma com eles com o tempo. No entanto, também existe um pequeno grupo de pacientes que não se adaptam bem às lentes ou ficam muito incomodados com o brilho e os halos que podem ocorrer.
 
Sensibilidade de contraste diminuída
 
Outra consequência da multifocalidade é o contraste ligeiramente reduzido e uma imagem menos nítida na retina. Isso se deve ao fato de a lente dividir a luz de diferentes distâncias. Portanto, o paciente tem que comprometer um pouco a qualidade da imagem para ganhar o efeito multifocal.

Mulher dirigindo carro à noite
As LIOs bifocais podem causar alguns distúrbios visuais à noite

Características das lentes EDoF

Visão clara em distâncias intermediárias e longas

As lentes intraoculares EDoF ("Extended Depth of Focus" - Profundidade de foco estendida) usam uma tecnologia ótica avançada que permite aumentar a faixa de foco em comparação com os tipos monofocais padrão.

Desta forma, as soluções EDoF permitem uma visão clara que varia de longe até distâncias intermediárias, como um monitor de computador. Para atividades de perto, como ler letras pequenas e trabalhos de precisão, os pacientes tratados com lentes EDoF podem precisar usar óculos de leitura. No entanto, eles terão menos distúrbios visuais à noite, que às vezes são causados por fontes de luz brilhante com LIOs multifocais.

 Visão clara em distâncias intermediárias e distantes com lentes EDoF
Simulação de visão com uma LIO EDoF

Como funcionam as lentes EDoF

As LIOs EDoF funcionam dobrando a luz que entra no olho de distâncias intermediárias e distantes e focalizando essa luz em um único ponto focal na retina. Isso permite que você focalize objetos a essas distâncias simultaneamente, proporcionando uma boa visão intermediária e à distância por meio de uma lente. As LIOs EDoF reduzem ou podem até eliminar a necessidade de óculos. Assim como os óculos de grau, sua LIO também será ajustada às suas necessidades individuais para lhe dar a melhor visão possível.

LIOs EDoF no dia a dia

As lentes de profundidade de foco estendida (EDoF) fornecem uma visão nítida em uma ampla faixa, permitindo que você veja objetos claramente em diferentes distâncias de longe a intermediário: aproximadamente no comprimento do braço. As LIOs EDoF permitem que você execute um amplo espectro de atividades sem óculos, incluindo:

  • Praticar esportes
  • Socializar
  • Trabalhar no computador
  • Dirigir um carro
  • Assistir televisão
  • Limpar
  • Cozinhar
  • Fazer compras
  • Outras tarefas domésticas e de jardinagem típicas

As tarefas diárias tornam-se mais fáceis e agradáveis. A maioria das atividades pode ser realizada sem a necessidade de usar óculos de grau, no entanto, óculos de leitura podem ser necessários para ler letras pequenas.

Homem tirando uma selfie com um smartphone
Com as LIOs EDoF, você pode desfrutar de uma boa visão intermediária sem óculos.

Vantagens das LIOs EDoF

As lentes EDoF combinam as vantagens das LIOs monofocais e multifocais, fornecendo o equilíbrio perfeito entre o aumento da liberdade dos óculos e a redução dos efeitos colaterais visuais normalmente associados aos tipos multifocais. Alguns pacientes são mais, outros menos sensíveis a esses fenômenos luminosos, que podem ser sentidos como halos ou reflexos ao redor de fontes de luz, especialmente à noite.

Os pacientes com lentes EDoF geralmente desfrutam de uma boa visão noturna, o que é particularmente importante para dirigir após o pôr do sol, por exemplo. O desempenho visual confiável e tranquilo que as lentes EDoF fornecem dá aos pacientes uma sensação de conforto e segurança adicionais.

As LIOs EDoF são ideais para indivíduos que desejam manter um estilo de vida ativo.

 As lentes EDoF permitem uma boa visão noturna
As lentes EDoF permitem uma boa visão noturna

O que você precisa saber

As lentes EDoF oferecem um alto grau de independência de óculos. No entanto, a qualidade da visão alcançada é muito individual e pode variar de paciente para paciente.

Ele também oferece um bom ajuste para indivíduos interessados em uma LIO que combina uma maior liberdade dos óculos com o conforto da visão elevada dia e noite. Consulte seu médico para ver se uma LIO EDoF também pode ser adequada para você.

 As LIOs EDoF oferecem uma ampla gama de visão
As LIOs EDoF oferecem uma ampla gama de visão

Características das lentes multifocais: LIOs trifocais

Visão clara em todas as distâncias

Essas são as lentes intraoculares (LIOs) mais avançadas disponíveis atualmente, proporcionando uma visão clara para distâncias próximas, intermediárias e longas. Elas são concebidas para permitir um alto grau de independência dos óculos para pacientes que levam uma vida ativa e desejam passar sem recursos visuais.

Como a visão funciona com lentes trifocais
Simulação de visão com uma LIO EDoF

Como funcionam as lentes trifocais

As lentes trifocais funcionam dobrando a luz que entra no olho de distâncias próximas, intermediárias e distantes e focalizando essa luz em um único ponto focal na retina. Isso permite que você foque em objetos em diferentes distâncias simultaneamente, proporcionando uma visão de perto, intermediária e distante. Esses tipos modernos de LIO reduzem ou podem eliminar a necessidade de óculos ou lentes de contato. Assim como os óculos de grau, sua LIO também será ajustada às suas necessidades individuais para lhe dar a melhor visão possível.

Lentes trifocais na vida diária

Ao contrário das opções monofocais e bifocais, as lentes trifocais também fornecem visão intermediária confortável, o que é importante para várias atividades diárias, como o trabalho no computador.

Elas permitem que você execute uma variedade de atividades na vida cotidiana sem óculos. Isso inclui tarefas diárias, como:

  • Ler
  • Cozinhar, limpar, passar
  • Trabalhar no computador
  • Fazer compras
  • Assistir televisão
  • Dirigir
  • Trabalhar no jardim
  • Praticar esportes ou fazer exercícios

É possível trabalhar no computador sem óculos com LIOs trifocais
É possível trabalhar no computador sem óculos com LIOs trifocais

Vantagens das lentes trifocais

A maior vantagem das LIOs trifocais é a possibilidade de ver claramente em todas as distâncias sem óculos. Como resultado, você pode não precisar mais usar óculos ao realizar suas atividades diárias.

Além disso, as soluções trifocais permitem o tratamento de distúrbios visuais pré-existentes, como miopia ou hipermetropia. Com uma versão tórica da lente trifocal, o astigmatismo pré-existente também pode ser corrigido.

As lentes intraoculares trifocais também são eficazes no tratamento de alterações da visão relacionadas à idade, como a presbiopia, que afeta quase todas as pessoas após os 40 anos. Quando você trata sua catarata com uma LIO trifocal, pode cuidar de sua presbiopia ao mesmo tempo.

Resumindo, as LIOs trifocais oferecem uma grande chance de você se tornar independente de óculos ou lentes de contato.

 Com LIOs trifocais, você pode não precisar mais de óculos
Com LIOs trifocais, você pode não precisar mais de óculos

O que você precisa saber

Como ocorre com todas as tecnologias inovadoras, também há alguns aspectos a serem considerados ao escolher uma lente trifocal.
Se você sofre de doenças oculares, como glaucoma, retinopatia diabética, edema macular diabético ou degeneração macular, você pode não ser um candidato adequado para lentes trifocais. Essas doenças, mesmo nos estágios iniciais, podem ser incompatíveis com as lentes intraoculares de alta performance. Se você sofre de uma dessas doenças, pode discutir opções alternativas com seu oftalmologista.
 
Fenômenos luminosos
 
Um efeito colateral relacionado com soluções multifocais é um grau mais alto de distúrbios visuais e fenômenos de luz (disfotopsia), que são causados pela lente que focaliza a luz de múltiplas distâncias. Normalmente são percebidos como
 
  • Brilho em certas situações de baixa iluminação
  • Halos em torno de fontes de luz à noite
A maioria das pessoas com lentes multifocais acha esses fenômenos apenas ligeiramente perturbadores e se acostuma com eles com o tempo. No entanto, também existe um pequeno grupo de pacientes que não se adaptam bem ou ficam muito incomodados com os efeitos colaterais que podem ocorrer. Simulações de halo potencial e brilho percebido após a cirurgia ajudam o paciente a se preparar para os possíveis efeitos colaterais.
Pergunte a seu médico sobre os distúrbios de luz durante a consulta para verificar se seu caso se aplica à LIO trifocal.
 
Sensibilidade de contraste diminuída
 
Outra consequência da multifocalidade pode ser uma qualidade de imagem um pouco menos perfeita. Isso se deve ao fato de a lente dividir a luz de diferentes distâncias na retina. Portanto, é necessário que o paciente ajuste um pouco a qualidade da imagem para ganhar o efeito multifocal.
Mulher tomando café
Alguns fenômenos de luz podem ocorrer à noite com uma LIO trifocal.

Funções de LIO asféricas e tóricas

Vantagens adicionais das opções avançadas de tratamento de catarata

Além das vantagens oferecidas pelas LIOs multifocais e EDoF, as soluções avançadas oferecem mais algumas funções para uma melhor visão. Por exemplo, as lentes asféricas corrigem certos fenômenos de luz e melhoram o contraste, fornecendo uma qualidade de imagem otimizada.

As lentes intraoculares tóricas permitem o tratamento do astigmatismo, um distúrbio visual comum que afeta cerca de um terço da população global e causa distorção da visão.

Dois tipos de LIO: as LIOs asféricas e tóricas têm características especiais para permitir imagens claras e nítidas. Essas funções adicionais nem sempre são cobertas pelo sistema nacional de saúde. Verifique com seu médico se uma LIO asférica e/ou tórica é recomendada para o seu caso e discuta os custos extras potenciais da lente.

Características das lentes asféricas

Os tipos padrão de LIOs monofocais têm uma óptica esférica, que é igualmente curva em ambos os lados. No entanto, o cristalino natural do olho tem uma forma ligeiramente asférica (não completamente redonda) na frente. Isso permite focar com precisão os raios de luz que entram no olho em um ponto da retina .
As LIOs monofocais avançadas estão disponíveis com uma óptica asférica, assim como o formato do cristalino natural, o que permite que você tenha uma visão o mais próximo possível da visão natural.

Como as lentes asféricas corrigem a visão

O design especial, não uniformemente curvo, das LIOs asféricas permite a correção de aberrações esféricas.

O que é uma aberração esférica?

Uma aberração esférica é um defeito visual que ocorre quando os raios de luz que passam para o olho não estão precisamente focados em um único ponto focal. Quando somos jovens, a córnea e o cristalino do olho trabalham juntos para focar os raios de luz que entram em exatamente um ponto da retina, otimizando o contraste da imagem.

À medida que envelhecemos, essa interação se deteriora, causando uma redução da qualidade da visão. Isto significa que:

  • A visão fica embaçada
  • A percepção de contraste é reduzida, causando dificuldade para enxergar em condições de pouca luz

Com as LIOs asféricas, os raios de luz que entram no olho são novamente focalizados com nitidez em um único ponto da retina. O resultado é uma sensibilidade de contraste aprimorada e uma qualidade de imagem aprimorada, especialmente durante atividades como dirigir à noite ou ler em condições de pouca iluminação.

Se você já está sofrendo de aberração esférica ou deseja evitar essa alteração visual, uma LIO asférica pode ser uma opção adequada para você. Discuta essa opção com seu oftalmologista.

 Simulação de visão com uma LIO esférica (esquerda) e uma asférica (direita).
Simulação de visão com uma LIO esférica (esquerda) e uma asférica (direita).

Características das lentes tóricas

Correção de córneas de formato irregular para uma visão clara

A acuidade visual é um fator importante para os pacientes. A possibilidade de corrigir o astigmatismo usando lentes intraoculares tóricas durante um procedimento de catarata é uma ótima opção para pacientes que sofrem das duas condições. O astigmatismo é um erro refrativo, como miopia ou hipermetropia. Esse erro é geralmente o resultado de uma córnea de formato irregular, o que faz com que a luz não seja devidamente focalizada na retina. Faz com que objetos em distâncias diferentes pareçam inclinados ou distorcidos.

Uma LIO tórica implantada no olho esquerdo.
Uma LIO tórica implantada no olho esquerdo.

Como as lentes tóricas corrigem o astigmatismo

Uma lente tórica é moldada de uma certa maneira. O formato das lentes tóricas é significativamente diferente de outros tipos de lentes corretivas, pois apresentam duas curvaturas diferentes.

A forma das lentes tóricas cria vários poderes de refração nos eixos vertical e horizontal. A combinação ajuda a concentrar toda a luz que entra corretamente em sua retina para reduzir ou eliminar o astigmatismo.

Como as lentes tóricas são implantadas no olho

Se você decidir ter uma LIO tórica, o procedimento cirúrgico é ligeiramente diferente da cirurgia de catarata normal. Deve ser implantada em uma posição bem específica no olho, ou seja:

  • Dependendo do tipo de lente, pouco antes da cirurgia de catarata, pode ser necessário colocar marcações temporárias na córnea para identificar a localização do meridiano mais curvo.
  • Durante a cirurgia, a LIO tórica é implantada em seu olho.
  • Depois de implantada, cada lente tórica é girada até que as marcações estejam alinhadas com as marcações em sua córnea.

Se você tem astigmatismo e deseja corrigi-lo durante a cirurgia de catarata, consulte seu médico para discutir a implantação de LIOs tóricas.

 Simulação de visão a) com astigmatismo b) com uma LIO tórica.
Simulação de visão a) com astigmatismo b) com uma LIO tórica.

Artigos relacionados

O que é catarata? Quando a visão fica embaçada
Causas e fatores de risco da catarata Como prevenir a catarata
Diagnosticar e tratar uma catarata Prepare-se para a sua consulta
Procedimentos para cirurgia de catarata - Passo a passo - Riscos e custos Diretrizes para pacientes interessados em cirurgia de catarata
Perguntas frequentes O que você deve saber sobre o tratamento da catarata