Vista cansada, cansaço e queimação nos olhos:

quais são as causas e como aliviar o desconforto.

A vista cansada pode ser dolorosa e irritante. Atualmente, passamos o dia olhando para os nossos smartphones, telas de computador ou outros dispositivos digitais. Ao fim de um longo dia, podemos sentir os olhos cansados e queimando, o que dificulta o trabalho e a realização das tarefas diárias. Saiba quais são, exatamente, as causas da vista cansada e como você pode obter um pouco de alívio.

O que é vista cansada?

A vista cansada é a fadiga ocular que resulta, sobretudo, do esforço excessivo. Depois de muitas horas lendo, trabalhando em telas digitais ou dirigindo sem parar, você pode apresentar sintomas de vista cansada, como, por exemplo:

  • Dor nos olhos
  • Queimação nos olhos
  • Olhos muito secos ou até lacrimejando
  • Sensibilidade à luz
  • Cansaço
  • Dores no pescoço, nas costas e nos ombros (dores posturais)
  • Dores de cabeça provocadas por vista cansadal
  • Visão turva
  • Visão dupla
  • Tremores nos olhos
  • Vermelhidão e olhos coçando
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Quais são as causas da vista cansada?

A vista cansada é desagradável e pode afetar o seu trabalho e a sua vida diária. Felizmente, existem formas de reduzir e limitar o desconforto.
 
Mas, antes de mais nada, é importante entender as causas do problema:
 

O nosso comportamento visual mudou

O nosso comportamento visual mudou drasticamente nos últimos anos. Estudos demonstram que, em média, passamos várias horas por dia 1 olhando para smartphones, telas de TV ou tablets, muitas vezes em movimento! Consultar mensagens e e-mails no transporte público, andando ou correndo tornou-se parte do nosso cotidiano.
O nosso comportamento visual mudou
Ao usar o smartphone, você precisa baixar significativamente o olhar. 2 Os seus olhos também têm de se esforçar mais quando você alterna o olhar rápida e frequentemente para ver melhor o que se passa à sua volta (para saber para onde vai ao caminhar).
 
Além disso, também estamos expostos a um espectro de luz diferente. As telas digitais modernas emitem uma grande quantidade de luz azul. Embora o corpo humano precise de uma certa quantidade de luz azul para controlar o ciclo de sono e vigília, a superexposição pode ser prejudicial à saúde e causar fadiga ocular.
 
O estresse visual faz parte do nosso estilo de vida conectado e poderá ser uma das razões do você apresentar desconforto ou começar a sentir mais necessidade de relaxar os olhos.

Vista cansada digital entre adultos e crianças

De acordo com a American Optometric Association, o cansaço visual que os adultos sentem é uma consequência direta da utilização prolongada de dispositivos digitais. Na verdade, é a causa mais comum. Esse problema de visão chama-se vista cansada digital, ou síndrome da visão computacional.
Digital eye strain among adults and children
Os adultos não são os únicos afetados pela vista cansada digital – a miopia, ou dificuldade de ver de longe, também está aumentando a um ritmo alarmante entre as crianças. Em centros urbanos na Ásia, 90% dos jovens desenvolvem miopia antes dos 20 anos de idade. 3
 
Apesar de a miopia nas crianças estar associada a vários fatores relacionados ao estilo de vida e ao ambiente (genética, urbanização, falta de luz natural, maior grau de escolarização), o papel da digitalização não deve ser subestimado. As crianças de hoje são nativos digitais, e isso pode afetar o seu desenvolvimento visual.

Outras causas de vista cansada

  • Ler sem fazer pausas para descansar os olhos
  • Luz intensa ou ofuscamento no local de trabalho ou exposição prolongada a luz intensa
  • Trabalhar ou ler em áreas mal iluminadas ou escuras
  • Estresse e privação de sono
  • Dirigir por longas distâncias sem parar
  • Problemas de visão, como erros de refração
  • Olhos cronicamente secos
  • Óculos de graus desatualizados

Dicas para aliviar a vista cansada

Em alguns casos, o seu oftalmologista pode prescrever óculos adequados ao seu estilo de vida digital e móvel. A vista cansada também pode ser sinal de uma condição nos olhos ou problema visual que requer diagnóstico e tratamento adequado.

Há algumas dicas para ajudá-lo a aliviar ou prevenir a dor nos olhos, mas o mais importante é consultar um oftalmologista primeiro para esclarecer a causa exata do seu desconforto.

1. Marque um exame oftalmológico completo

Consulte regularmente o seu oftalmologista. Começar a sentir a visão turva ou fadiga ocular poderá ser um sinal de que está na hora de agendar um nova consulta!
 
Além de realizar um exame dos olhos completo, o seu oftalmologista fará uma série de perguntas para saber como você usa os seus olhos diariamente. Pense bem e responda minuciosamente. Lembre-se de acrescentar detalhes específicos, como por exemplo, se você trabalha mais no seu pequeno tablet do que no seu computador ou se dirige muito.
 
Quanto mais informações você fornecer, mais fácil será encontrar uma lente adequada para você.

2. Faça pausas regularmente

É muito fácil se envolver com trabalho ao ponto de se esquecer de fazer pausas. Mas você poderá se tornar mais produtivo se tiver descansado bem e não estiver com os olhos cansados. Tente levantar-se do seu posto de trabalho pelo menos a cada hora e caminhar ou alongar os músculos durante 5 a 10 minutos.
 
Da mesma forma que o seu corpo precisa de exercícios físicos, exercícios para os olhos também podem beneficiar a sua saúde. A regra 20-20-20 é uma excelente forma de relaxar e, ao mesmo tempo, exercitar os seus olhos. É muito simples: tire os olhos da tela a cada 20 minutos e foque em um objeto a 20 metros de distância durante 20 segundos.
A regra 20-20-20

3. Pisque, pisque, pisque!

Ao trabalhar ao computador ou se concentrar no smartphone, você tende a piscar menos e a não fechar completamente as pálpebras quando pisca. Piscar umedece os olhos e evita que os olhos ressequem e fiquem irritados. Por isso, quando fizer os seus intervalos regulares, lembre-se de piscar intensa e prolongadamente.

4. Umedeça os olhos

Se você sofre de ressecamento nos olhos, fale com o seu médico ou oftalmologista sobre lágrimas artificiais. Trata-se de um colírio lubrificante que aumenta a eficácia do filme lacrimal, evitando que a umidade evapore dos olhos rápido demais.

5. Limite o tempo que os seus filhos passam em frente de telas

As crianças em crescimento, cujos olhos ainda estão em desenvolvimento, não devem usar dispositivos digitais durante longos períodos de tempo. Para elas, mais ainda do que para você, é importante fazer pausas e limitar o tempo que passam em frente de telas!
 
Depois de um longo dia na escola, seu filho precisa passar algum tempo ao ar livre. Garanta isso. As brincadeiras físicas são fundamentais para a saúde e o desenvolvimento das crianças e também fazem bem aos olhos. Estudos demonstram que as crianças que passam mais tempo ao ar livre correm menor risco de desenvolver miopia. 4 Lembre-se de que, em ambientes externos, é importante usar protetor solar e  óculos de proteção contra a radiação UV .
 
Se o seu filho tiver um plano curricular muito exigente, fale com o seu oftalmologista sobre lentes para ajudá-lo a prevenir o cansaço visual.

6. Evite a luz azul antes da hora de deitar

Como mencionado acima, todos os dispositivos digitais emitem algum tipo de luz azul. Quando os olhos são expostos a uma certa intensidade e espectro de luz azul, o corpo liberta menos melatonina (o hormônio do sono). Com isso, você permanece mais alerta e fica acordado por mais tempo.

Naturalmente, o sono é essencial para aliviar a vista cansada. Portanto, evite a exposição excessiva à luz azul antes de se deitar ou use óculos de grau com lentes especiais com revestimento com filtro de luz azul se você gosta de ler no celular ou tablet antes de adormecer.

7. Faça escolhas saudáveis

Os olhos adoram hortaliças! Coma muitos legumes verdes, como brócolos, espinafre e couve – e também cenouras, é claro.

A hidratação também é importante, sobretudo se você sofre de ressecamento nos olhos. Você precisa se manter hidratado para garantir que os seus olhos recebam a umidade de que necessitam.

Termine o seu dia de escolhas saudáveis com uma boa noite de descanso – isso ajudará os seus olhos a se recuperarem do esforço realizado.

Passe mais tempo ao ar livre

8. Passe mais tempo ao ar livre

Seja para sentir calor no inverno ou para manter o frescor no verão, os sistemas de ar condicionado podem secar o ar no seu escritório ou em casa. Saia de vez em quando para pegar um pouco ar fresco ou desligue o termostato e abra uma janela.

No inverno, você pode colocar potes de água em salas aquecidas para aumentar a umidade do ar. Os umidificadores também podem ser úteis. Basta ligá-los quando o ar seca demais. Lembre-se de beber muita água, mesmo que esteja frio lá fora!

Veja o que funciona melhor para você e adote esse hábito para manter uma boa saúde ocular.

9. Crie um posto de trabalho ergonômico

É muito fácil abrir o laptop e responder a um breve e-mail sentado no sofá à frente da televisão. Mas logo esse e-mail se multiplica por dez e, sem se dar conta, você acaba trabalhando horas a fio em uma posição desconfortável, que causa dores posturais e agrava a vista cansada.

Para uma maior proteção dos olhos ao usar o computador, preste atenção em onde e como você trabalha. No local de trabalho ou no escritório em casa, você deve ter um espaço próprio para trabalhar que esteja adaptado às suas necessidades. Se possível, conecte o seu laptop a um monitor maior à altura dos olhos. A regra geral é afastar o monitor o máximo possível, posicionando-o a uma distância onde você ainda consiga ver bem. Você não deve precisar se inclinar para frente.

Sente-se sempre em uma cadeira confortável e ajuste a altura e a inclinação do encosto, bem como os braços da cadeira, de modo a ter os pés firmemente posicionados no chão e os braços ligeiramente apoiados na mesa ao usar o teclado. Se necessário, sente-se sobre uma almofada para ganhar altura ou coloque-a atrás das costas para apoiar a região lombar.

Além disso, ajuste a luminosidade do monitor, o tamanho de letra e a temperatura da cor para maior conforto visual. A maioria dos laptops e computadores de mesa tem um filtro de bloqueio da luz azul que você pode configurar em um temporizador, para obter proteção adicional para os seus olhos à noite. O seu smartphone ou tablet também podem ter essa função ou você pode baixar um aplicativo para administrar a sua exposição à luz azul. No entanto, isso só reduzirá a exposição à luz azul, e você ainda deve tentar passar menos tempo em frente de telas e conversar com o seu oftalmologista sobre óculos com filtro de luz azul.

Como os óculos podem ajudar

Como os óculos podem ajudar

Os óculos podem ajudar a reduzir a sensação de vista cansada, e há várias opções disponíveis. Qualquer prescrição pode ser ajustada às suas necessidades.

De fato, a tecnologia de visão está tão avançada que já existem lentes concebidas especificamente para um estilo de vida conectado e móvel. Essas lentes foram desenvolvidas para considerar as suas necessidades individuais e relacionadas a idade (alterações na fisiologia do olho à medida que envelhece). Podem ser combinadas com o grau específico que você requer. O resultado será um par de óculos personalizado, otimizado para o seu estilo de vida on-line, que diminuirá a sua sensação de vista cansada.

Converse o seu oftalmologista para mais informações e orientação.

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