A simplicidade e a elegância das armações de óculos LINDBERG e lentes de óculos de sol ZEISS: um grande sucesso de verão
A MELHOR VISÃO perguntou ao fabricante de armações LINDBERG o que torna seus óculos de sol tão especiais.
A Família Real Dinamarquesa, políticos, magnatas dos negócios e grandes celebridades usam armações da empresa de design de armações de óculos dinamarquesa LINDBERG. Um destaque especial é a coleção de óculos de sol deste ano. Ela demonstra, uma vez mais, a tradição do design dinamarquês, elegante e minimalista, que torna a LINDBERG tão conhecida e apreciada. Como a atenção dada à qualidade é uma característica comum à LINDBERG e à ZEISS, todas as armações vêm com lentes para óculos da ZEISS. A MELHOR VISÃO perguntou o que há de tão especial nesta coleção e por que as lentes para óculos de sol ZEISS são a combinação perfeita.
A história de sucesso da LINDBERG começou na Dinamarca na década de 1980, quando Poul-Jorn Lindberg se associou ao arquiteto Hans Dissing para criar a armação de titânio AIR, os primeiros óculos sem articulação e sem parafusos. Desde então, os óculos LINDBERG, feitos de titânio leve sem aros, são sinônimo de estética, inovação tecnológica e arte. As armações LINDBERG são únicas, com um foco rigoroso no essencial, eliminando todos os parafusos, rebites e soldas desnecessários. O resultado são óculos incrivelmente fortes e flexíveis que, apesar disso, estão entre os mais leves e confortáveis do mundo.
Em 2009, a LINDBERG começou a produzir também óculos de sol. Desde o início, a LINDBERG decidiu complementar seus óculos de sol com lentes ZEISS.
MELHOR VISÃO: Já há alguns anos que a LINDBERG e a ZEISS trabalham juntas. Por que as primeiras armações de óculos de sol foram montadas com lentes ZEISS, em 2009?
LINDBERG: Optamos pela ZEISS porque estávamos procurando um parceiro que oferecesse a nossos óculos de sol um desempenho visual excepcional, excelente proteção UV e cores atraentes. E as lentes ZEISS combinavam perfeitamente com nossos produtos.
MELHOR VISÃO: Isso foi em 2009. Vamos nos concentrar na coleção de óculos de 2013. De onde vieram as ideias para as formas, o estilo e as cores das armações e das lentes?
LINDBERG: É difícil precisar de onde vêm as nossas ideias. Na LINDBERG, não acreditamos que a inspiração só possa ser encontrada na moda de antigamente. Pelo contrário, gostamos de encontrar inspiração no presente, e aquilo que nos rodeia e até as coisas do cotidiano, como a música ou a comida, podem ser uma das mais importantes fontes de inspiração. Para nós, o design é uma forma de pensar – sobre formas, cores e materiais em combinação com tecnologia, arte e conforto. E, embora nós nos inspiremos em muitas coisas diferentes, mantemos sempre nosso principal valor, nomeadamente, o design sóbrio. Queremos garantir que nossos óculos de sol estejam sempre à altura de nossos padrões. Eles têm de ser atraentes e seu uso tem que ser confortável.
MELHOR VISÃO: Os óculos de sol LINDBERG estão equipados com lentes para óculos de sol da ZEISS. Como e quando a escolha da lente influencia o processo de design?
LINDBERG: As lentes são uma parte muito importante dos nossos óculos de sol. Com cada mudança na cor e no tamanho das lentes, nossos óculos de sol clássicos ganham um aspecto completamente diferente. Vejamos, por exemplo, nosso modelo 8570: basta mudar a cor das lentes que o modelo passa de muito discreto a extravagante. Assim, você poderia dizer que, com as lentes ZEISS, damos a nossos óculos de sol uma certa individualidade.
MELHOR VISÃO: Qual é o modelo mais icônico da coleção?
LINDBERG: O nosso modelo mais icônico provavalmente é o 8556. Esse modelo está na nossa coleção de óculos de sol desde o início. Ele se tornou um clássico moderno e estará sempre na moda. Esse modelo é, de fato, um verdadeiro camaleão: dependendo das cores e das lentes usadas, é atrai vários tipos de pessoas, homens e mulheres de todas as idades. E podemos continuar renovando esse modelo. Por exemplo, estamos lançando o modelo de uma forma inteiramente nova, com lentes ZEISS, em combinação com uma nova cor LINDBERG, na feira Silmo de Paris deste ano, em outubro.
MELHOR VISÃO: Uma das características distintivas dos óculos LINDBERG é a utilização de materiais preciosos, como o titânio, o ouro, a platina, os diamantes e o chifre de búfalo. Estes materiais são sinônimo de elegância atemporal, força excepcional e impacto visual. Qual é a relação entre a seleção do material e o design da armação?
LINDBERG: Há um vínculo muito forte entre a seleção do material e o design da armação. Podemos até afirmar que se trata de coisas interdependentes. Por exemplo, o acetato é uma escolha óbvia para uma armação suave e delicada. Por natureza, o material tem uma suavidade e uma profundidade que o titânio não tem. Com o titânio, você pode criar um visual leve e, ao mesmo tempo, forte, que pode ser usado de forma esportiva, clássica e cheia de estilo.
Ao trabalhar com ouro, é importante que nosso design pareça leve e estético. Nas palavras de Coco Chanel, "o luxo precisa ser confortável; do contrário, não é luxo".
Além disso, misturamos os materiais, como, por exemplo, acrescentando camadas de titânio aos nossos óculos de acetato, pois o titânio fortalece o acetato, tornando os óculos de sol muito flexíveis e ajustáveis. Com isso, nossas armações, apesar de incrivelmente fortes e flexíveis, estão entre as mais leves e confortáveis do mercado. E essa é exatamente uma de nossas maiores prioridades ao desenhar os óculos: conforto e flexibilidade e a possibilidade de ajustar cada armação à pessoa que vai usá-la. E isso vale também para os nossos óculos de sol.
MELHOR VISÃO: Uma última pergunta... Ver gente famosa, em particular os membros da Família Real Dinamarquesa, usando óculos LINDBERG é, certamente, motivo de grande satisfação para você. Você se lembra de algum momento significativo pelo qual tenha passado?
LINDBERG: Bem, me parece óbvio que a Família Real Dinamarquesa use um design dinamarquês. Por outro lado, é claro que estamos muito satisfeitos e honrados por sua escolha de usar os nossos óculos.
Um momento significativo, e que na verdade foi uma grande surpresa para nós, foi o lançamento do cartaz do filme James Bond – O Amanhã Nunca Morre. Lá estava o vilão, o barão da comunicação Elliot Carver, com um par de óculos com aros LINDBERG. Eles compraram os óculos por iniciativa própria. Não foi nenhuma ação de merchandising nem nada parecido. Adoramos!
Sobre a LINDBERG:
Um dos clientes da LINDBERG de maior destaque é a Família Real Dinamarquesa. SM a Rainha Margarida II e SAR o Príncipe Henrik usam armações de titânio LINDBERG enquanto SAR o Príncipe Herdeiro Frederico e SAR a Princesa Herdeira Maria usam armações de óculos de sol LINDBERG. A Corte dinamarquesa concedeu à empresa um "alvará real" exclusivo, uma honra dada a empresas líderes que fornecem a Família Real.
Com mais de 60 prêmios de design, incluindo o Red Dot, esta empresa de óculos de primeira linha é, sem dúvida, um exemplo brilhante do melhor design de óculos.
Imagens: LINDBERG / Cover Modell 8571