10 Anos de Lentes Individualizadas com Tecnologia Freeform da ZEISS
Algo que todos julgavam impossível no passado: lentes progressivas tão individuais quanto seus usuários agora são a medida de todas as coisas.
O dia 12 de maio de 2000 foi um marco na história de lentes para óculos: nasce a primeira lente progressiva que poderia ser adaptada para cada usuário individualmente - Gradal® Individual da ZEISS. Esta tecnologia para a produção individualizada de lentes progressivas se mantém revolucionária até o dia de hoje e oferece a um número crescente de pessoas uma melhor visão graças aos maiores campos de visão e melhor adaptação do usuário. Ao longo dos últimos dez anos, a Carl Zeiss Vision continua aperfeiçoando esta tecnologia e expandindo sua oferta de produtos.
Gostaríamos agora de desejar um "Feliz Aniversário" para uma lente muito especial! Uma lente que é calculada e produzida para incorporar não apenas o grau, mas também a distância entre as pupilas do usuário, a posição da armação à frente dos olhos e a distância de leitura preferida do próprio usuário. Isso tornou possível a fabricação de lentes progressivas sobre uma base totalmente personalizada para fornecer uma melhor “visão “sob medida”.
Com Gradal® Individual, a Carl Zeiss Vision desenvolveu uma lente progressiva que apresenta novas propriedades revolucionárias. Com base nos dados de prescrição e ajuste medidos pelo oftalmologista, cada lente progressiva Gradal® Individual é calculada especificamente para cada usuário. Estas informações são incorporadas nos cálculos matemáticos da Carl Zeiss Vision, base na qual cada lente é produzida individualmente para cada usuário.
Por que todo esse esforço?
Quanto mais precisa a posição da lente à frente dos olhos do usuário, melhor será o resultado, ex. no cálculo realizado antes da produção. Os campos de visão utilizáveis tornam-se mais amplos, a adaptação do usuário também melhora. Desta forma, as lentes são otimizadas para proporcionar as melhores condições visuais para o usuário. Por exemplo, a distância entre as pupilas do usuário, ou DP como também é conhecido, é um parâmetro importante para os dados de produção de lentes. Como o grau de prescrição para visão de longe, esta tem uma influência decisiva também na visão de perto. Isto é de importância fundamental para uma lente progressiva que se destina a corrigir a visão de longe e perto, mas que não recebia atenção suficiente antes da introdução das lentes individuais.
O que é tecnologia freeform?
A tecnologia freeform possibilitou o que antes era considerado impossível: a implementação de um design verdadeiramente único. Mas, o que é exatamente a tecnologia freeform?
Todas as lentes progressivas apresentam um campo direcionado à leitura na parte inferior da lente. A parte superior da lente é usada para visão à distância, e a transição entre as duas zonas - também conhecida como o corredor de progressão - fornece uma visão clara para distância intermediária. Devido às leis da física, distorções ocorrem nas bordas desta zona, que podem variar de intensidade dependendo da qualidade do design da lente progressiva e o grau de ajuste. Quanto mais individualizado for o cálculo e a produção de uma lente progressiva, menores serão as áreas periféricas de distorção. Isso resulta em uma melhora na visão e adaptabilidade do usuário.
Uma superfície progressiva é conhecida como uma superfície freeform. Na Carl Zeiss Vision pequenos componentes da superfície são definidos, são variáveis localmente e levam a uma superfície progressiva lisa. Estes componentes de superfície são adaptados à prescrição do usuário com a ajuda de cálculos matemáticos e são então produzidos. Isso significa que o design da lente pode ser adaptado individualmente, às necessidades pessoais do usuário.