Lentes progressivas – pequenas obras-primas

Os óculos com lentes progressivas oferecem a solução de visão ideal para quem precisa enxergar com nitidez a diferentes distâncias.

As lentes progressivas são, realmente, as pequenas maravilhas do mundo óptico. Não importa o seu grau ou as suas necessidades visuais, você conseguirá enxergar de forma nítida e confortável a praticamente qualquer distância. A adaptação é fácil e, ao contrário das lentes bifocais, não há linhas incômodas no meio da lente.

O que são lentes progressivas?

As lentes progressivas ou varifocais são lentes transparentes, sem linhas, com vários graus integrados na superfície da lente. Corrigem tanto a miopia como a presbiopia, proporcionando ao usuário uma visão perfeita, mesmo nas zonas de transição (distâncias intermediárias).

Comparando as lentes trifocais e bifocais com as lentes progressivas, as primeiras têm linhas visíveis na superfície e zonas de focagem limitadas, enquanto as lentes progressivas não apresentam quaisquer marcas de transição e permitem uma progressão visual contínua entre os diferentes pontos focais da lente. Basicamente, significa que você conseguirá enxergar a qualquer distância com um único par de óculos.

Apesar da sofisticação do seu design, as lentes progressivas se parecem com qualquer outra lente transparente. Elas também podem ser personalizadas para se adaptarem a armações de qualquer formato ou tamanho.
Apesar da sofisticação do seu design, as lentes progressivas se parecem com qualquer outra lente transparente. Elas também podem ser personalizadas para se adaptarem a armações de qualquer formato ou tamanho.

A quem se destinam as lentes progressivas?

A maioria das pessoas a partir dos 45 anos se beneficiará com o uso de lentes progressivas. É nesta fase da vida que a dificuldade em enxergar de perto relacionada com a idade, a chamada presbiopia, pode começar a se manifestar.

Quando somos jovens, o cristalino do olho tem a capacidade de alterar a sua forma e de focar diferentes objetos. Essa habilidade é chamada de acomodação. À medida que envelhecemos, o cristalino começa a perder a sua elasticidade e, por conseguinte, a capacidade de acomodação, principalmente a distâncias curtas. Os sintomas de presbiopia incluem a dificuldade em focar objetos próximos. O tratamento da presbiopia implica, geralmente, a prescrição de óculos de correção ou lentes de contato.

As lentes progressivas foram concebidas para otimizar a visão a distâncias variadas. Na verdade, as lentes progressivas são ideais para qualquer pessoa com dificuldade em focar objetos próximos, independentemente das suas necessidades visuais à distância (que podem incluir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo).

Além disso, as lentes progressivas de alta qualidade podem ser totalmente personalizadas. A sua receita pode ser adaptada para seu estilo de vida, sua armação, a anatomia do seu rosto e as necessidades visuais próprias da sua idade. Quer precise de óculos progressivos para usar durante todo o dia ou apenas para dirigir, ou caso pretenda usá-los ao praticar esportes, fale com o seu oftalmologista sobre essa solução.

Visão descontraída, nítida e confortável durante todo o dia, de perto e de longe. Encare todos os desafios que seus olhos enfrentam hoje com as lentes ZEISS SmartLife.
Visão descontraída, nítida e confortável durante todo o dia, de perto e de longe. Encare todos os desafios que seus olhos enfrentam hoje com as lentes ZEISS SmartLife.

Níveis de qualidade das lentes progressivas

As lentes são um pouco semelhantes às roupas. Um vestido ou terno confeccionado exatamente de acordo com as medidas do corpo da pessoa se ajusta melhor do que o tamanho padronizado comprado pronto. De um modo geral, quanto maior o grau de personalização da sua lente, melhor será a adaptação da lente às suas necessidades visuais específicas.

Existem diversas variedades de lentes varifocais, que se distinguem principalmente pelo grau de personalização. É claro que, quanto mais individualizada for a lente, mais cara ela será. Converse com o seu oftalmologista sobre a melhor opção para o seu orçamento.

Lentes progressivas normais: concebidas para utilização normal por um usuário padrão hipotético. Se as necessidades visuais do usuário não coincidirem com este design "normal", os campos de visão nítida poderão ser menores. Por conseguinte, o usuário poderá ter de se conformar com um conforto visual reduzido e levará bastante tempo para se acostumar aos seus óculos.

Lente progressiva personalizada: essas lentes progressivas são personalizadas para o usuário e a armação escolhida, oferecendo o maior campo visual possível. São produzidas com base nas necessidades visuais específicas do usuário, determinadas pelo oftalmologista durante uma consulta minuciosa.

Necessidades visuais modernas

As nossas necessidades visuais mudaram drasticamente ao longo dos anos. Há 20 anos, os nossos olhos tinham de se adaptar principalmente aos meios de comunicação impressos, como jornais e livros. Com o advento da era digital, ao longo dos anos os dispositivos digitais começaram a ganhar terreno em relação aos meios impressos, tanto em casa como no trabalho. Hoje em dia, temos de consumir informações em pequenos dispositivos digitais, como smartphones, tablets e laptotps, muitas vezes enquanto estamos em movimento! Esse estilo de vida sempre conectado exige cada vez mais dos nossos olhos, e o nosso comportamento visual é completamente diferente de como costumava ser.

Dada a elevada frequência e rapidez com que temos de adaptar o nosso olhar a diferentes distâncias e direções, as lentes progressivas de alta qualidade podem representar a solução ideal para o nosso comportamento visual moderno. Pergunte ao seu oftalmologista sobre lentes progressivas especialmente adaptadas às necessidades visuais próprias da sua idade e do seu estilo de vida digital. Com este tipo de lente graduada, você poderá alternar confortavelmente o olhar entre os seus dispositivos digitais e o mundo à sua volta. Além disso, ela também dispensa outros óculos, uma vez que todas as suas necessidades visuais podem ser atendidas com uma única lente inteligente.

As nossas necessidades visuais mudaram drasticamente ao longo dos anos.
As nossas necessidades visuais mudaram drasticamente ao longo dos anos.

Adaptação às lentes

Quer já tenha usado lentes progressivas anteriormente ou esteja usando pela primeira vez, a adaptação poderá demorar algum tempo. Mas isso não é motivo para evitar as lentes – com as medidas certas e um pouco de treino, em pouco tempo você se sentirá confortável com os seus novos óculos. Eis o que você deve fazer para aproveitar ao máximo as suas lentes:

  1. Consulte um profissional para examinar os seus olhos: as lentes progressivas só podem cumprir corretamente a sua função com um exame de vista rigoroso. O seu oftalmologista fará medições individuais em cada olho e testará a sua visão binocular para determinar o grau necessário das lentes. Para lentes mais sofisticadas, podem ser necessárias medições adicionais.
  2. Descreva detalhadamente as suas necessidades visuais: o seu oftalmologista fará uma série de perguntas sobre o seu comportamento visual diário. Seja o mais minucioso possível, acrescentando detalhes que você considera importantes. Diga a ele quantas horas você passa trabalhando com o computador e se costuma ler livros no seu smartphone enquanto está no ônibus. Cada detalhe pode ser relevante para que ele possa receitar os óculos ideais.
  3. Centragem: o profissional de óptica terá de adaptar cada uma das lentes dos óculos ao tamanho e formato da armação escolhida, à posição dos seus olhos atrás das lentes e, por vezes, à posição da armação no seu nariz e orelhas. Se essa adaptação não for feita corretamente, boa parte da acuidade visual poderá se perder. Nas lentes progressivas, todas as três zonas de visão (perto, intermediária e longe) têm de estar perfeitamente ajustadas. Idealmente, você deve ser capaz de ler no celular através da zona de visão de perto, focar o monitor do seu computador utilizando a zona intermediária, e enxergar objetos distantes olhando pela zona de visão ao longe. Quando experimentar as suas novas lentes, peça ao seu oftalmologista para ajudá-lo e para lhe explicar como deve usá-las se você não conseguir espontaneamente.
  4. Use-as imediatamente: quanto mais cedo experimentar seus novos óculos, mais depressa os seus olhos se adaptarão. Se sentir algum desconforto inicial, comece usando-as apenas em locais que conhece bem e onde se sente seguro; por exemplo, em casa ou no trabalho. À medida que se habituar às lentes, experimente usá-las também em espaços públicos.
  5. Demore o tempo que for necessário: embora a maior parte das pessoas se habitue muito facilmente às lentes progressivas modernas, você deve levar o tempo que for necessário para se adaptar. Marque uma nova consulta com o seu oftalmologista se a sua adaptação demorar mais que 2-3 semanas.

Lentes progressivas: perguntas frequentes

Como funcionam as lentes progressivas?

Elas permitem que você enxergue a qualquer distância, sem áreas definidas visivelmente (como acontece com as lentes bifocais ou trifocais). Na parte superior da lente progressiva está o grau para a visão ao longe, que vai aumentando gradativamente até a parte inferior. Isso significa que, à medida que for movendo o seu foco pelas diferentes zonas de visão, você conseguirá enxergar claramente, de perto para longe, e vice-versa.

Por que as lentes progressivas têm uma área chamada de "área de visão indefinida"?

A parte superior da lente proporciona uma visão a longa distância, enquanto a pequena seção entre ambas as partes (a área de transição ou progressão) garante uma visão perfeita a todas as distâncias progressivas (distâncias intermediárias). Devido à geometria e à óptica deste tipo de lente, existem áreas desfocadas – sobretudo nas bordas inferiores – cuja gravidade dependerá da qualidade do design da lente adicional progressiva e do nível de personalização.

Quanto custam as lentes?

O preço das lentes progressivas depende de vários fatores, incluindo o grau de personalização. Em geral, elas são mais caras que as lentes de visão simples, mas pode-se dizer que é um investimento mais sensato para quem precisa de graus diferentes, uma vez que assim não é necessário adquirir outros óculos.

Posso usar lentes para dirigir e para trabalhar ao computador?

Normalmente, é possível usar lentes para dirigir durante algum tempo e continuar a usá-las para trabalhar com computador no escritório – desde que a sua receita esteja atualizada. No entanto, é preciso que você explique ao seu oftalmologista durante a consulta como pretende usar os seus óculos, para garantir que eles atendam às suas necessidades visuais.

Também existem lentes progressivas para óculos de sol?

Sim. Podem ser personalizadas como óculos de sol e também estão disponíveis como lentes fotocromáticas e opções de lentes adaptativas que mudam gradualmente de cor, escurecendo ou ficando ainda mais escuras quando expostas a luz intensa. Desse modo, você pode continuar a usar os seus óculos habituais quando sair à rua.

Posso usar as minhas lentes progressivas para praticar esportes?

Sim, mas lembre-se que nem todos os fabricantes de lentes produzem lentes progressivas adequadas às armações curvas que a maioria das pessoas prefere usar para praticar esportes. Quando determinadas lentes são colocadas em armações curvas, podem surgir aberrações visuais. lentes esportivas especiais minimizam essas aberrações e também estão disponíveis como lentes progressivas. Consulte o seu oftalmologista para obter mais informações.

Durante quanto tempo posso usar as minhas lentes?

A maioria dos oftalmologistas recomenda a realização de um exame dos olhos a cada dois anos (dependendo da sua história clínica e da sua saúde). O seu oftalmologista examinará os seus olhos para verificar se pode manter o mesmo grau ou se ele precisa de ser alterado.

É difícil adaptar-se a óculos progressivos?

Quanto mais personalizada a receita, mais fácil será a adaptação às suas novas lentes. Lembre-se que você poderá levar algum tempo para se adaptar, mas com as lentes progressivas modernas, o período de adaptação costuma ser muito mais curto.

As minhas lentes são desconfortáveis e não consigo me adaptar a elas. O que devo fazer?

Conforme mencionado acima, espere duas a três semanas antes de marcar uma nova consulta com o seu oftalmologista.

Perfil da minha visão Identifique agora seus hábitos visuais pessoais e encontre a melhor solução em lentes para você.
Encontre uma ótica ZEISS perto de você.

Artigos relacionados

A ZEISS redefine as lentes progressivas! As exigências colocadas à nossa visão aumentaram enormemente nos últimos anos. A MELHOR VISÃO falou com Laura Rocha sobre como o novo portfólio de lentes progressivas ZEISS leva em consideração esses desafios.
Lentes minerais para usuários de lentes progressivas: lentes para fãs Desenvolvimento continuado do portfólio ZEISS de lentes minerais progressivas – por que motivo são indispensáveis

Produtos relacionados