Diagnosticar e tratar uma catarata

Prepare-se para a sua consulta

Se você notar qualquer alteração em sua visão, marque uma consulta com um oftalmologista. Se você for diagnosticado com catarata, poderá ser encaminhado para realizar uma cirurgia de catarata. Como se preparar para o teste de visão:

O que você pode fazer

  • Anote todos os sintomas que você está sentindo.
  • Faça uma lista de todos os medicamentos que está usando.
  • Escreva perguntas para fazer a seu médico.

Seu oftalmologista revisará seu histórico médico e sintomas para determinar se você tem catarata e fará um exame oftalmológico. Veja abaixo alguns testes que ele ou ela pode usar.

Teste de acuidade visual

Seu oftalmologista solicitará que você leia um quadro. Esse quadro de visão é usado para medir quão bem você pode ler uma série de letras. Seus olhos são testados um de cada vez, enquanto o outro é coberto. Esse teste ajuda o oftalmologista a determinar se sua visão mostra sinais de deficiência.

Teste de acuidade visual
Teste de acuidade visual com quadro de visão

Exame de lâmpada de fenda

Para esse exame, o oftalmologista usará uma luz e uma ampliação para ver as estruturas na frente de seu olho. O microscópio é chamado de lâmpada de fenda porque usa uma linha intensa de luz para destacar seu cristalino, córnea, íris e o espaço entre elas. Esse teste permite que seu médico visualize essas estruturas em pequenos cortes, o que torna mais fácil detectar qualquer anormalidade. Usando uma lâmpada de fenda, é possível examinar seu cristalino em busca de sinais de catarata.

Exame de lâmpada de fenda
Exame oftalmológico com lâmpada de fenda

Exame de retina

Para um exame de retina, seu especialista dilatará suas pupilas colocando colírio em seus olhos. O colírio leva de 15 a 20 minutos para fazer efeito. A dilatação de suas pupilas torna mais fácil examinar a retina.

Seu médico também pode usar colírio para anestesiar a superfície dos olhos. Esse teste faz parte de um exame regular quando você já tem problemas de visão ou outras doenças, como diabetes, que podem causar problemas nos olhos. Seu médico iluminará seus olhos com uma luz forte para examinar a retina e detectar anormalidades.

Sua visão ficará embaçada por várias horas após o teste e suas pupilas parecerão maiores do que antes. Certifique-se de:

  • Proteger seus olhos do sol ou de outros raios usando óculos escuros. 
  • Evitar dirigir por várias horas após o teste até que você possa ver claramente novamente.
Exame de retina
Exame de retina

Tratando uma catarata

A catarata não pode ser tratada com medicamentos ou corrigida com óculos. Quando eles progridem e prejudicam sua visão a um grau que afeta negativamente sua vida diária, o único tratamento eficaz é remover cirurgicamente o cristalino opaco e substituí-lo por um implante, a chamada lente intraocular (LIO).

O tratamento cirúrgico é muito eficaz para restaurar a visão. A maioria dos pacientes decide se submeter à cirurgia quando essa doença ocular interfere na capacidade de realizar suas atividades diárias normais, como ler ou dirigir à noite. Você deve pensar com calma para considerar os benefícios e riscos da cirurgia.

No entanto, a cirurgia de catarata moderna é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e eficazes realizados hoje. Nas últimas duas décadas, o número de cirurgias realizadas para corrigir essa doença ocular aumentou rapidamente nos países europeus. Portanto, o procedimento foi desenvolvido para um padrão muito alto. Mais de 20 milhões de cirurgias de catarata são realizadas em todo o mundo a cada ano, produzindo excelentes resultados visuais. Cabe a você e a seu oftalmologista decidir se a cirurgia é a certa para você.

Se você optar por não se submeter à cirurgia imediatamente, seu oftalmologista pode recomendar exames de acompanhamento para ver se a doença está progredindo.

 Monitore a progressão da catarata com seu oftalmologista.
Monitore a progressão da catarata com seu oftalmologista.

Artigos relacionados

O que é catarata? Quando a visão fica embaçada
Causas e fatores de risco da catarata Como prevenir a catarata
Procedimentos para cirurgia de catarata - Passo a passo - Riscos e custos Diretrizes para pacientes interessados em cirurgia de catarata
Escolhendo uma lente para catarata Apresentando as lentes intraoculares: quais são as diferenças?
Perguntas frequentes O que você deve saber sobre o tratamento da catarata