Cirurgia de catarata

Procedimentos para cirurgia de catarata - Passo a passo - Riscos e custos

Diretrizes para pacientes interessados em cirurgia de catarata

6 setembro 2019
Médico informando pacientes sobre procedimentos para cirurgia de catarata.

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a catarata atualmente. É amplamente considerado seguro e confiável. Na verdade, é o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo. Durante a operação, o cristalino natural opaco é substituído permanentemente por uma lente artificial muito pequena chamada de lente intraocular (LIO). Este procedimento está bem estabelecido e em constante evolução com novas tecnologias: por exemplo, novos tipos de lentes intraoculares e dispositivos mais precisos para diagnóstico e imagem.

A remoção da catarata tem resultados muito bons e sustentáveis. A visão da maioria das pessoas melhora logo após a cirurgia. No entanto, como em cada procedimento cirúrgico, você deve manter algumas coisas em mente. Leia as seções a seguir para saber mais sobre o processo da cirurgia de catarata e o que acontece durante cada etapa do procedimento.

Cirurgia de catarata

Na catarata, o cristalino do olho torna-se gradualmente opaco, causando deficiência visual. O cristalino opaco precisa ser removido e substituído por lentes intraoculares artificiais para restaurar a visão. Assista ao vídeo para saber mais sobre as mudanças no cristalino e o processo de cirurgia de catarata.

Submetendo-se a cirurgia de catarata

O que acontece durante o tratamento

A cirurgia de catarata provou ser um método de tratamento seguro e eficaz por muitos anos. É o procedimento cirúrgico mais comum no mundo. Demora entre 15 e 30 minutos. A cirurgia é realizada em um olho de cada vez. O segundo olho, se também for afetado pela catarata, é geralmente tratado de alguns dias a algumas semanas depois.

Veja abaixo um guia passo a passo de tudo o que ocorre antes e durante o processo: desde os preparativos em casa até a saída da sala de cirurgia.

Preparativos no dia da operação

No dia da sua operação, existem algumas coisas que você deve ter em mente:

  • Não use creme, maquiagem, loção pós-barba ou perfume.
  • Use roupas normais e confortáveis.
  • Faça uma refeição leve no máximo cinco horas antes do procedimento e hidrate-se constantemente para garantir uma circulação estável para o procedimento.
  • Providencie transporte para depois.

Durante a consulta, levarão você para a sala de operação em uma cama cirúrgica. O procedimento geralmente não requer suturas, o que facilita uma recuperação mais rápida. Você poderá voltar para casa após um curto período de observação no dia da cirurgia.

Etapas da cirurgia de catarata

O que esperar

  • Medição

    Medição

    Em primeiro lugar, alguns dias ou semanas antes da cirurgia, o olho é medido com precisão para calcular grau correto necessário para a lente intraocular.

  • Cirurgia de catarata

    Anestesia

    Imediatamente antes do procedimento, você receberá uma injeção ou colírio anestésico para anestesiar o olho e garantir que o processo seja indolor. Um afastador palpebral é usado para evitar que você pisque durante a cirurgia. Além disso, suas pálpebras e a pele ao redor serão desinfetadas.

  • Incisão da córnea

    Incisão da córnea

    O cirurgião faz uma pequena incisão de aproximadamente 2 mm na córnea para inserir a LIO.

  • Dispositivos viscocirúrgicos oftálmicos (OVDs)

    Proteção da parte interna do olho

    Para proteger a estrutura intraocular e criar espaço para ferramentas cirúrgicas, uma substância gelatinosa chamada “Dispositivo Viscocirúrgico Oftálmico” (OVD) é injetada no olho. Os OVDs protegem o endotélio da córnea e outros tecidos durante a cirurgia, minimizando a interação entre os tecidos e os instrumentos.

  • Abertura do saco capsular

    Abertura do saco capsular

    Com um bisturi fino, o cirurgião cria uma pequena abertura no saco capsular, onde fica o cristalino.

  • Facoemulsificação

    Facoemulsificação

    O cristalino com catarata é amolecido e quebrado por meio de um pequeno dispositivo de ultrassom de alta frequência denominado 'ponteira de faco'. Ele é removido, usando uma sucção suave. Esta etapa é chamada de facoemulsificação

  • Inserção da LIO

    Inserção da LIO

    A lente intraocular é então cuidadosamente posicionada no saco capsular onde o cristalino original estava localizado antes. As incisões cicatrizam sozinhas.

  • Proteção pós-operatória para os olhos

    Proteção pós-operatória para os olhos

    O cirurgião colocará um adesivo protetor sobre seu olho.

Após o procedimento

O que esperar após a cirurgia de catarata

A recuperação após a cirurgia de catarata é relativamente curta - pode levar alguns dias, mas também até um mês. Depende muito do paciente. Você notará imediatamente uma melhora significativa da visão após a operação. No entanto, você também pode sentir embaçamento e desconforto. Pode levar alguns dias para o olho se ajustar e a visão melhorar. As lentes bifocais e trifocais normalmente requerem um período mais longo de ajuste de várias semanas ou meses antes que a visão melhore completamente.
Para uma recuperação ideal, siga as instruções detalhadas do seu médico sobre como proteger seu olho após o procedimento e realize os exames de acompanhamento.

  

Primeiros passos após a cirurgia

Certifique-se de seguir estas instruções após a operação:

  • Peça a alguém para levar você para casa depois.
  • Tente tirar uma soneca longa depois para manter os olhos fechados e descansados.
  • Resista à tentação de esfregar os olhos se sentir coceira.
  • Se você estiver sentindo algum desconforto ou dor leve, peça a seu médico um colírio ou um analgésico.
  • Exponha seus sintomas a seu médico durante a consulta de acompanhamento.
Cirurgia de catarata

O colírio pode ser usado após a cirurgia para prevenir infecções.

Logo após a cirurgia

Após o procedimento, podem instruir que você use um tampão ocular ou proteção semelhante por alguns dias. Seu médico também pode prescrever colírios ou outros medicamentos para prevenir infecções e controlar a pressão ocular. Certifique-se de usar esses medicamentos exatamente como prescritos.

Cirurgia de catarata

Deixe seus olhos relaxarem após a cirurgia

Relaxamento para uma recuperação rápida

Os médicos podem aconselhar você a relaxar e evitar atividades extenuantes, como curvar-se, levantar objetos ou fazer exercícios, além de não exercitar demais os olhos em geral por algumas semanas. Você deve evitar esfregar o olho ou colocar pressão extra sobre ele. Na primeira semana após a cirurgia, você deve evitar nadar ou usar banheira normal ou de hidromassagem para reduzir o risco de infecção. Além disso, evite a exposição a substâncias irritantes, como sujeira, poeira e vento, e evite lavar o cabelo.

Trabalhar no computador ou assistir TV por um curto período de tempo deve ser possível algumas horas após a cirurgia. No entanto, você deve evitar ler e outras atividades que possam estressar seus olhos nos primeiros dias após a operação.

Cirurgia de catarata

No primeiro mês após a cirurgia de catarata, um a quatro exames de acompanhamento podem ser necessários.

Exames de acompanhamento

Normalmente, o médico vai querer examinar seu olho dentro de 24 horas após a cirurgia. A sua visão e pressão ocular serão verificadas e serão fornecidas instruções sobre como usar o colírio prescrito. Sua visão pode ficar embaçada logo em seguida, mas vai melhorar durante os primeiros dias após o tratamento.

Normalmente, são agendados exames adicionais durante as semanas seguintes para monitorar o processo de cicatrização até que a visão esteja totalmente estabilizada. Dependendo do tipo de lente intraocular, é comum realizar uma a quatro consultas de acompanhamento dentro do primeiro mês após a cirurgia. A consulta final de acompanhamento ocorrerá cerca de um mês após o procedimento de remoção da catarata.

Exames regulares

Após os exames de acompanhamento, você só precisa ir ao seu oftalmologista para check-ups periódicos, como antes da cirurgia.

Se você precisar de uma cirurgia de catarata em ambos os olhos, seu cirurgião geralmente espera pelo menos alguns dias, ou até duas semanas, para que seu primeiro olho se recupere antes de realizar o procedimento no segundo olho. Se ainda for preciso usar óculos de correção após a cirurgia, eles devem ser prescritos apenas quatro a seis semanas após a cirurgia.

Informe seu médico se você tiver:

  • dor forte no olho
  • vermelhidão reincidente no olho
  • dor de cabeça ou náusea incomum
  • deterioração da visão considerável
  • flashes de luz ou grande aumento de ciscos em sua visão

Complicações da cirurgia de catarata

Riscos e efeitos colaterais potenciais

A cirurgia é um procedimento comprovado e estabelecido e considerado seguro e menos estressante para o corpo. A maioria dos pacientes decide se submeter à cirurgia de catarata pelos seguintes motivos:

  • Visão aprimorada
  • Maior mobilidade e independência
  • Alívio do medo de ficar cego

Como todas as cirurgias, no entanto, não é totalmente isenta de riscos e efeitos colaterais. Seu oftalmologista pode explicar todos os riscos possíveis e decidir se você se qualifica para a cirurgia de catarata.

Complicações da cirurgia de catarata

Discuta os possíveis riscos com seu médico.

Riscos e complicações gerais

Por ser um dos tipos de cirurgia mais comumente realizados, muitos cirurgiões já realizaram vários milhares de procedimentos com a LIO. A escolha de um cirurgião experiente pode impactar positivamente o resultado da cirurgia e fazer você se sentir mais confortável.

De acordo com um estudo, 95% dos adultos estão satisfeitos com os resultados. Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, os efeitos colaterais potenciais podem incluir sintomas como dor, infecção e inchaço, mas muito poucas pessoas apresentam complicações graves. E se o fizerem, a maioria deles pode ser ajudada com sucesso com medicamentos ou um procedimento de acompanhamento. Para reduzir o risco de complicações pós-procedimento, certifique-se de seguir as instruções do seu cirurgião e relatar quaisquer sintomas incomuns imediatamente.

Infecções e complicações menores

Após a cirurgia de catarata, existe o risco de infecção e pode ser necessário usar colírio para o tratamento. Consulte um oftalmologista se sentir inchaço excessivo ou quaisquer outros efeitos indesejáveis. Outras complicações potenciais são menores e podem incluir:

  • Inchaço
  • Aumento da pressão no olho
  • Pálpebra caída

As complicações menores geralmente desaparecem com medicamentos e mais tempo de cura. Certifique-se de relatar qualquer alteração a seu oftalmologista imediatamente. Ele ou ela pode monitorar o processo de cicatrização e ver se você precisa de algum medicamento.

Dirigir à noite

Alguns fenômenos luminosos podem ser percebidos à noite após a cirurgia de catarata.

Fenômenos luminosos após a cirurgia

Alguns pacientes podem experimentar alguns fenômenos visuais como brilho ou halos logo após a cirurgia de catarata, especialmente em condições de pouca iluminação. Halos são círculos brilhantes que circundam uma fonte de luz, como faróis. O brilho, por outro lado, é a luz que entra em seus olhos interferindo em sua visão e tem mais probabilidade de aparecer durante o dia.

Isso ocorre, por exemplo, ao dirigir à noite ou quando há luz artificial no escuro. Esses fenômenos geralmente diminuem de algumas semanas a alguns meses após o procedimento, porque o cérebro se adapta automaticamente à lente intraocular e compensa isso. A maioria dos pacientes não se sente perturbada pelos fenômenos luminosos.

Consulte seu oftalmologista para um check-up se notar fenômenos luminosos, mesmo após o processo de cicatrização ter terminado.

Opacificação da cápsula posterior

A opacidade da cápsula posterior (OCP) é uma das complicações mais comuns da cirurgia de catarata. É o resultado do crescimento e proliferação de células epiteliais do cristalino na cápsula durante a cirurgia. Essas células podem migrar para a cápsula posterior, onde se aproximam do eixo visual, podendo causar visão turva. Embora algumas pessoas chamem a OCP de “catarata secundária”, não se trata disso. Depois que a catarata é removida, ela não volta.

Felizmente, uma OCP pode ser facilmente tratada com um laser YAG (um tipo especial de laser que usa um cristal YAG e é comumente aplicado nos tratamentos). Seu oftalmologista pode realizar este procedimento em seu consultório. É muito eficaz, indolor e leva apenas alguns minutos.

A maioria das pessoas pode esperar que sua visão melhore em um dia. Se você está tendo problemas de visão contínua após a operação da LIO, entre em contato com seu oftalmologista para discutir as próximas etapas possíveis juntos.

Custos da cirurgia de catarata

Qual deve ser o papel do preço?

Se você está pensando em corrigir sua visão, lembre-se de que não existe um preço padrão para a cirurgia de catarata. Os preços podem variar consideravelmente dependendo de diferentes fatores. Embora você possa achar os preços assustadores no início, lembre-se de que provavelmente é um investimento único em sua visão e, mais importante, provavelmente tem cobertura do seu plano de saúde.

O meu plano de saúde cobre a cirurgia?

Se o seu plano de saúde cobre os custos da cirurgia de catarata, isso varia de acordo com o provedor individual, país ou sistema regional. Frequentemente, a cirurgia básica de catarata é considerada necessária do ponto de vista médico e, portanto, é coberta por planos de saúde. Por outro lado, se você planeja ter uma LIO para correção de presbiopia, normalmente essa LIO não é coberta.

Fale com seu médico e com a seguradora de saúde para avaliar suas opções. Alguns médicos também oferecem um plano de pagamento para tornar a cirurgia de catarata mais acessível.

Informações ao paciente: Tratamento de catarata

Pergunte ao seu médico quais os serviços que estão incluídos no preço da cirurgia.

Fatores de custo a considerar

O custo da cirurgia de catarata depende de vários fatores:

  • Procedimento de tratamento
  • O tipo de lente intraocular usada
  • Local
  • Cuidados antes e depois
  • Serviços inclusos

Recomenda-se uma consulta presencial ou ligar pessoalmente para a clínica, se tiver dúvidas sobre preços. Se você se encontrar com um oftalmologista ou representante da clínica, também pode perguntar se o preço cobre apenas um olho ou ambos, quais exames estão incluídos e quais serviços extras estão sendo oferecidos.

Fatores a serem considerados ao escolher uma clínica

Todos classificam o que consideram importante em relação à cirurgia de catarata de forma diferente. Alguns pacientes preferem clínicas que sejam próximas, outros priorizam uma data anterior. Muitos pacientes, entretanto, consideram e pesquisam os fatores abaixo ao procurar uma clínica:

  • Especialidade: o foco da clínica e as qualificações específicas e treinamento do cirurgião
  • Experiência: o número total de operações realizadas
  • Disponibilidade: a opção de encontrar um médico em potencial em suas consultas, imediatamente antes da cirurgia e sua flexibilidade (por exemplo, consultas à noite, caso você trabalhe)
  • Ofertas: quais tipos de lentes intraoculares são oferecidas e se você pode encontrar uma que seja certa para você
  • Relacionamento: se você se sente confortável com o médico e as respostas que obtém para suas perguntas
  • Preço: se inclui cuidados pré e pós-tratamento e até que ponto
  • Recomendações: se a clínica tem boas avaliações e é recomendada por médicos ou pacientes
  • Localização: A distância do lugar onde você mora pode aumentar os custos gerais por despesas adicionais de viagem e hotel Dependendo da região ou país em que você mora, o plano de saúde paga integralmente ou parte do tratamento.
Diferentes tipos de lentes intraoculares

O tipo de LIO selecionada afeta o preço da cirurgia.

Fatores a serem considerados ao escolher um tipo de LIO

Uma das principais diferenças no resultado da cirurgia é o tipo de lente que é implantada no lugar da lente natural. Existem diferentes tipos de lentes intraoculares disponíveis atualmente.
  

Além das LIOs monofocais padrão, geralmente cobertas por plano de saúde, existem LIOs mais avançadas disponíveis hoje, que oferecem pontos de foco adicionais. Elas permitem que os pacientes vejam claramente a diferentes distâncias.  LIOs bifocais, EDoF e trifocais pertencem a esta categoria, que geralmente não é coberta pelo plano de saúde.

As LIOs avançadas também podem ter funções adicionais, permitindo que correspondam melhor aos requisitos exclusivos de cada paciente, como LIOs asféricas e tóricas. Elas são usadas para melhorar a visão de contraste e corrigir o astigmatismo.
  

Em geral, pode-se dizer que quanto maior o grau de independência dos óculos e melhor a qualidade de visão proporcionada por uma lente intraocular, maior será o preço do implante. Lembre-se também dos custos de óculos ou de outros recursos visuais que você precisa cobrir se escolher uma lente que não oferece a liberdade dos óculos.


Compartilhar este artigo