A história dos óculos de sol da moda

Cada década tem um estilo característico.

Hoje em dia, há inúmeros tipos de óculos de sol disponíveis no mercado. Dos óculos de sol espelhados aos óculos de sol com lentes removíveis, encontramos não somente diferentes tonalidades de lentes, mas também vários formatos de óculos. Alguns se tornaram incônicos, como as clássicas armações olho de gato ou aviador, que estão entre os estilos de óculos mais conhecidos. Assim como acontece em qualquer setor da moda, o estilo e a aparência dos óculos de sol mudam constantemente. Os óculos de sol que aparecem em filmes, em especial, influenciaram tendências e com frequência refletiram o espírito da época. Compilamos uma visão geral de diversos ícones da moda e sua influência sobre os óculos escuros.

Década de 1950: o estilo real de Grace Kelly

Em 1956, a atriz americana Grace Kelly casou-se com o príncipe Rainier de Mônaco. Antes e depois de seu casamento, a princesa Grace era geralmente vista usando óculos de sol pretos. Seu estilo característico de óculos de sol quadrados influenciou a moda da época e ainda é visto como o conceito de elegância em óculos de sol vintage.

Década de 1950: o estilo real de Grace Kelly

Década de 1960: óculos de sol "Bonequinha de Luxo"

Quando Audrey Hepburn colocou seus famosos óculos de sol com armação estilo olho de gato no icônico filme "Bonequinha de Luxo" (Breakfast at Tiffany's), deu origem a uma tendência duradoura. Esse formato icônico está tão ligado à atriz que por vezes os óculos de sol são chamados óculos Audrey Hepburn. Talvez tenha sido a primeira vez que os óculos de sol usados em um filme influenciaram as tendências da moda de forma significativa, mas com certeza não foi a última. A maior parte dos óculos de sol famosos da década de 1960 seguiram o exemplo clássico de Audrey.

Década de 1960: óculos de sol "Bonequinha de Luxo"

Década de 1970: sem meio-termo

Dois formatos icônicos vêm à mente quando pensamos nos óculos de sol da década de 1970. De um lado, armações enormes, de outro, pequenos óculos de sol redondos, como os óculos que John Lennon usava habitualmente. As armações comumente chamadas de óculos de sol John Lennon estão associadas principalmente ao movimento hippie das décadas de 1960 e 1970. As tonalidades eram variadas, como azul, vermelho ou rosa.

Década de 1980: entre "Ases Indomáveis" e os óculos de sol excêntricos da década

"Ases Indomáveis" (Top Gun), lançado em 1986, é certamente considerado o filme que lançou a moda dos óculos de sol estilo aviador para homens. Os óculos de sol usados pelo protagonista Tom Cruise eram verdes com armação dourada. Apesar da popularidade do filme, muitas pessoas associam os óculos estilo aviador com óculos de policial. Os chamados óculos estilo policial eram muito usados por Erik Estrada em seu papel como o agente Francis "Ponch" Poncherello na famosa série de TV "CHiPS". Como Erik representava um agente de polícia, houve uma conexão entre o formato icônico e o apelido desse tipo de óculos de sol.

Uma pessoa que será eternamente lembrada por seus óculos de sol excêntricos é sir Elton John. Talvez suas preferências nem sempre tenham sido apropriadas para uso diário; no entanto, seus óculos de sol figuram entre os mais criativos e exclusivos da história. Elton John era sempre visto desfilando óculos de sol de strass, óculos enormes ou outros tipos de óculos de sol badalados.

Década de 1980: entre "Ases Indomáveis" e os óculos de sol excêntricos da década

Década de 1990: a elegância das supermodelos

A década de 1990 foi, sem dúvida, a década das supermodelos. Modelos famosas como Claudia Schiffer escolhiam armações compactas e tons escuros. O design reduzido e sofisticado dominava a indústria da moda e o estilo grunge chique se contrapunha de forma ousada à moda colorida e vibrante da década. No fim da década de 1990, foram lançados vários sucessos de bilheteria em que apareciam óculos de sol famosos. O exemplo mais conhecido provavelmente é o dos óculos de sol do filme "Matrix", protagonizado por Keanu Reeves.

Década de 2000: óculos de sol heroicos

No início do século, a editora Marvel transformou a série de revistas em quadrinhos X-Men em uma franquia de cinema. Em seu papel como Ciclope, James Marsden usou óculos de sol vermelhos, pois seu personagem precisava deles para controlar seu superpoder. A armação era pequena e estilo viseira.

Uma outra tendência marcante da década de 2000 foram os óculos de sol sem aro usados por estrelas como Paris Hilton. Entre as cores mais populares estavam o azul, o vermelho e várias tonalidades de rosa. Às vezes, as lentes eram cravejadas de pedras ou decoradas de outro modo.

Desde seu inicio, por volta de 1850, a ZEISS enfatiza a óptica. Na década de 1920, começou a produzir lentes coloridas que permitiam o desfrute das belezas naturais sem comprometer a saúde dos olhos com a superexposição à luz solar. Ao longo do século, diferentes tonalidades foram acrescentadas ao seu portfólio. Na década de 2000, a ZEISS Sunlens expandiu sua linha de produtos para lentes sem dioptria (sem grau) para linhas específicas solares.

Para mostrar nossa paixão por óculos de sol e todas as lentes e cores lindas que vimos no último século, a ZEISS Sunlens lançou a coleção Original Lenses (lentes originais), em cuja elevada qualidade os designers se inspiram para suas criações. Nossa coleção de lentes vintage apresenta lentes belamente coloridas e verdadeiros clássicos que destacam a tradição dos óculos de sol.

2010s: Original Lenses – ZEISS Sunlens brings back the classics

Embora a ZEISS não forneça armações de óculos de sol para consumidores finais, oferecemos lentes coloridas para os designers que usam os produtos da ZEISS Sunlens criarem os melhores óculos de sol para proteção ocular. 

Teste de visão on-line da ZEISS Como você percebe contraste e cores? Teste sua visão aqui de forma rápida e simples!

* A radiação UV é dividida em três faixas, embora apenas a UVA e a UVB atinjam a superfície da Terra. Os comprimentos de onda curtos, ricos em energia UVC (100-280 nm), são absorvidos quase completamente pela atmosfera da Terra. O termo radiação solar refere-se apenas aos componentes de UVA e UVB que nos atingem na superfície da Terra. As radiações UVA e UVB são absorvidas pelos olhos em diferentes graus, a menos que sejam bloqueadas por lentes oculares.

Perfil da minha visão Identifique agora seus hábitos visuais pessoais e encontre a melhor solução em lentes para você.
Encontre uma ótica ZEISS perto de você.

Artigos relacionados

Escurece rápido. Clareia rápido: Lentes fotossensíveis da ZEISS Ao ar livre ou em ambientes internos: 24 horas de excelente visão com as lentes fotossensíveis ZEISS PhotoFusion
Usando óculos no verão 10 dicas para gostar de usar seus óculos neste verão
Não Seja Enganado Óculos de sol são acessórios da moda, mas o mais importante é que eles oferecem proteção UV vital para os olhos
Simplicidade e elegância: Armações de óculos LINDBERG e lentes de óculos de sol ZEISS - um sucesso de verão A MELHOR VISÃO perguntou ao fabricante de armações LINDBERG o que torna tão especiais os óculos de sol LINDBERG

Related Products