Estilo de vida e moda

Não Seja Enganado

Óculos de sol são acessórios da moda, mas o mais importante é que eles oferecem proteção UV vital para os olhos

16 outubro 2020
  • Não Seja Enganado

Os raios do sol dão a sua mente, a seu corpo e a seu espírito a sensação de estar de férias e colocam um sorriso em seu rosto. A proteção UV que não só protege sua pele, mas também seus olhos, garante que você aproveite o sol sem arrependimentos. Não usar óculos de sol pode causar danos a suas córneas, cristalinos e conjuntiva. As lentes para sol da ZEISS oferecem uma proteção UV confiável.

Atores, músicos e pessoas do cinema, rádio e televisão usam óculos de sol o tempo todo – no verão e no inverno; de dia e de noite: óculos de sol. Entretanto, eles são muito mais do que um acessório bacana. O fato é que os óculos de sol protegem os olhos dos raios UV nocivos. Quando você comprar um par, certifique-se de escolher um de boa qualidade.

Apesar de, atualmente, os modelos mais baratos serem certificados pela CE e consequentemente oferecerem uma proteção UV adequada, suas lentes são normalmente pressionadas e não cortadas. Com isso, essas lentes podem não oferecer uma boa visão, especialmente se você usar os óculos de sol por muito tempo, pois seus olhos podem ficar cansados. Lentes mais baratas também são mais difíceis de ajustar e mesmo se você usar os óculos por pouco tempo, eles podem deixar marcas em sua pele. Isso realmente não é legal.

Dica: antes de comprar um par de óculos de sol, consulte um oftalmologista para que ele lhe diga quais são os modelos que oferecem uma boa proteção UV. Teste a diferença entre lentes de qualidade e lentes básicas pressionadas.

  

Porque você deve usar óculos de sol: apesar de seu olho se ajustar a diferentes níveis de claridade com a ajuda de sua pupila que se contrai quando uma luz forte penetra no olho, ele só pode fazer isso até um determinado nível. Se os arredores estiverem muito claros, o olho pode ficar cego e pode não conseguir ver tudo, independente de sua visão normal.

Um bom par de óculos de sol impede que isso aconteça. Outro fator muito importante é que ele oferece uma excelente proteção UV. Os intensos, porém invisíveis, raios ultravioleta ou uma exposição prolongada a eles podem eventualmente levar a uma inflamação dolorida da conjuntiva e das córneas, podendo, por fim, causar danos. Existem alguns poucos sinais de aviso que indicam que seus olhos foram muito expostos ao sol: eles se sentem cansados, ficam vermelhos e enrijecidos. Às vezes, eles lacrimejam. Se isso acontecer, evite o sol por alguns dias e compre um bom par de óculos de sol.

Proteção contra sol e brilho

Símbolo de Qualidade: Etiqueta CE

Como posso identificar um bom par de óculos de sol? Procure a etiqueta CE. Ela garante que os óculos de sol cumpriram com os requerimentos fundamentais de segurança estipulados pelas diretrizes europeias. Infelizmente, ainda não existe um órgão que verifique a conformidade com esses padrões. Entretanto, um oftalmologista pode verificar seus óculos com uma ferramenta especial de medição.

Outros parâmetros a serem verificados na compra de um óculos de sol:

  • Proteção UV: o critério mais importante para um bom par de óculos de sol.
  • Cor das lentes: apesar de ela não ter nenhuma influência sobre o nível de proteção UV, a cor ajuda na proteção contra o ofuscamento. Lentes marrons, cinzas e verdes distorcem muito pouco as cores naturais. Você ainda verá as coisas em suas cores originais. Todas as demais cores necessitam que o olho faça ajustes. Se você pretende usar seus óculos de sol para dirigir, escolha uma cor adequada para uso em carros (reconhecimento de sinal, DIN EN ISO 14889). Todas as lentes ZEISS em cores padrão cumprem com esse critério. Dica: lentes coloridas com taxas de absorção de 25 % ou mais normalmente não são adequadas para dirigir à noite.
  • Qualidade das lentes: exatamente como ocorre com qualquer outro par de óculos decente, os óculos de sol devem ter lentes cortadas. Resina e cristal são materiais adequados. As lentes de acabamento alto na Categoria 1 não possuem nenhuma faixa, bolha ou inserção, o que pode causar dores de cabeça ou cansar seus olhos. Quando pressionadas levemente com um dedo, as lentes não devem se mover. Faça um teste: olhe para um objeto através dos óculos de sol e mexa a lente para frente e para trás; o objeto não pode ser distorcido com esse movimento.
  • Lentes fotossensíveis: se você estiver com dificuldades para decidir entre comprar lentes escuras ou lentes mais claras, opte pelas lentes fotossensíveis. Como num passe de mágica, as lentes escurecem no claro e clareiam no escuro, em questão de segundos. Se seus olhos são sensíveis à luz, recomendamos que você compre lentes PhotoFusion X.
  • Lentes antirreflexo: muitas pessoas ignoram essa opção pensando que ela é redundante. No entanto, os reflexos das lentes coloridas são muito mais incômodos – para a pessoa que usa os óculos e para a pessoa que olha para ela – do que os reflexos das lentes normais.

Nossa dicas: óculos de sol com contraste intensificado

A Carl Zeiss Vision também oferece uma gama de óculos de sol tratados com tinturas de imersão de qualidade premium. Eles foram desenvolvidos para aplicações específicas que, por um lado, exigem maior proteção UV e contra ofuscamentos e que, por outro, cumpram com determinados requerimentos de contraste. Algumas modalidades de esporte, como paraglide, esqui, motociclismo ou ciclismo, são realizadas sob condições extremas de luz. Uma visão rica em contrastes é de particular importância – especialmente por razões de segurança.

Lentes com Filtro Especial para Pacientes com Problemas na Retina

Pacientes com problemas na retina precisam de óculos de sol especiais. As lentes com filtro especial da ZEISS oferecem a solução ideal. Elas absorvem completamente partes do espectro visível. Os receptores que são sensíveis a essa faixa são intencionalmente sub-expostos para proteger os olhos. Essas lentes são particularmente úteis para pacientes que sofrem de retinitis pigmentosa, isto é, retinopatia diabética. A Carl Zeiss oferece uma série de lentes com filtros medicinais.


Compartilhar este artigo