Compreendendo a Visão

As lentes certas para uma ótima visão

Quais são as melhores lentes para diferentes problemas de visão?

14 março 2020
  • As lentes certas para uma ótima visão

Miopia, hipermetropia, presbiopia – muitos problemas de visão podem limitar a nossa percepção visual. Na maioria dos casos, um par de óculos idealmente ajustado e com as lentes certas pode ajudar você a voltar a ver com nitidez. Mas quais são os tipos de lente adequados para diferentes problemas de visão? As lentes são a parte mais importante de um par de óculos, e selecioná-las bem é um trabalho árduo. MELHOR VISÃO explica: Quais são as lentes indicadas para a correção de defeitos e problemas de visão?

Soluções clássicas em lentes

Lentes monofocais: para miopia
Lentes monofocais: para miopia
Lentes monofocais: para miopia

Lentes monofocais:para miopia e hipermetropia

As lentes monofocais têm o mesmo grau em toda a sua superfície, ou seja, o grau para correção do problema de visão é igual na lente inteira. Essas lentes são conhecidas como óculos para visão de perto ou óculos de leitura, que são os instrumentos corretivos da visão mais comuns. Qual é a diferença? Nos óculos de leitura, as lentes monofocais são otimizadas para visão próxima e têm ajuste personalizado para a distância de leitura padrão do usuário com hipermetropia. Essas lentes são ótimas não só para a leitura de livros, mas também para a de fontes pequenas no smartphone ou no tablet.

Lentes monofocais: para hipermetropia
Lentes monofocais: para hipermetropia
Lentes monofocais: para hipermetropia

Para entender melhor a miopia e a hipermetropia, precisamos compreender primeiro a forma como vemos. Para vermos as coisas com nitidez, é preciso que o nosso sistema óptico as projete na retina – não na frente nem atrás dela. Essa capacidade está comprometida em pessoas com problemas de visão. Os olhos das pessoas com hipermetropia visualizam objetos próximos atrás da retina, o que causa a impressão de que esses objetos estão turvos. Na miopia, porém, os objetos à distância tornam-se turvos porque o olho míope foca as imagens na frente da retina, em vez de focar diretamente na retina. Um par de óculos adequado e perfeitamente ajustado pode ajudar você a voltar a ver objetos próximos e distantes com toda a nitidez.

Lentes monofocais: para astigmatismo
Lentes monofocais: para astigmatismo
Lentes monofocais: para astigmatismo

É possível corrigir o astigmatismo com   lentes monofocais.  
Para isso, incorpora-se à lente um grau adicional para corrigir o astigmatismo. Trata-se do cilindro (abreviado como “cyl” ou “cil” no certificado da lente). Essas lentes são chamadas de tóricas.

Lentes com prisma: para estrabismo

Para pacientes com estrabismo, lentes com prisma otimizam a interação entre os olhos. No estrabismo, também conhecido como heteroforia, os olhos não são exatamente paralelos, o que prejudica a visão espacial. O cérebro e os músculos dos olhos constantemente tentam evitar imagens duplas, o que pode causar grande cansaço e frequentemente causa dor de cabeça nos pacientes. Óculos com prisma eliminam essa visão irregular graças a um polimento especial em pelo menos uma das lentes. Isso melhora a mobilidade e a interação entre os olhos, o que proporciona ao usuário uma visão mais nítida e relaxada.

Lentes multifocais

Lentes bifocais para visão de perto e de longe

Lentes bifocais para visão de perto e de longe

As lentes bifocais contêm duas lentes, o que possibilita ao usuário ver com nitidez objetos próximos e distantes. Isso se evidencia a partir da linha divisória entre as duas lentes: a lente inferior é claramente menor é se assemelha a uma pequena janela. Essa é a “´zona de leitura” para a visão de objetos próximos, ao passo que o restante da lente garante uma ótima visão à distância. Esse duplo grau dá nome à lente: em latim, bi significa “dois” e focal, “ponto focal”. No passado, as lentes bifocais eram frequentemente utilizadas para corrigir a presbiopia. Hoje, não são mais a primeira opção. Muitos usuários de óculos consideram a linha divisória entre as lentes pouco atraente ou até irritante em situações como, por exemplo, ao subir escadas. Qual é a solução? As modernas lentes progressivas. Elas oferecem uma transição imperceptível entre as zonas de visão, proporcionando maior conforto visual.

Lentes varifocais

Lentes trifocais: para problemas de visão a várias distâncias

As lentes trifocais (tri significa “três” e focal, “ponto focal”) têm estrutura similar à das bifocais, mas destinam-se a usuários com presbiopia. Além de otimizar a visão de objetos próximos e distantes, essas lentes incorporam a visão média, ou seja, de 50 a 150 cm. As lentes trifocais têm as mesmas desvantagens que as bifocais: transições claramente definidas entre as zonas de visão e uma divisão visível entre as lentes. Por esses dois motivos, muitos usuários preferem as modernas lentes progressivas.

Lentes progressivas: para miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia
Lentes progressivas: para miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

Lentes progressivas: para miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

As lentes progressivas oferecem vantagens claras em relação às lentes bifocais e trifocais. Elas são adequadas para a visão próxima, média e à distância – tudo isso em uma lente na qual a transição é imperceptível e não há linha divisória. O grau da lente varia suavemente de cima para baixo, alternando da visão à distância até a visão próxima. As lentes progressivas proporcionam uma visão nítida e relaxada a qualquer distância e são a opção perfeita para corrigir a miopia, a hipermetropia e a presbiopia. Elas são ótimas para a leitura, o trabalho no computador ou com as mãos e para simplesmente voltar o olhar para um ponto distante.

Graças aos métodos de produção avançados e ao conforto visual excepcional que oferecem, as lentes progressivas da ZEISS se ajustam com precisão às necessidades individuais do usuário, levando em consideração uma série de fatores. Alguns aspectos relevantes são a distância interpupilar, o ângulo pantoscópico, a distância do vértice posterior, para mencionar somente alguns parâmetros da face considerados durante a produção de sua lente na ZEISS.

Imagens turvas na zona de transição ou problemas ao subir escadas que caracterizavam as primeiras gerações de lentes progressivas são coisa do passado nas lentes progressivas disponíveis atualmente. As lentes de hoje possibilitam não só uma visão nítida e natural, mas também a alternância do foco entre todas as distâncias e direções. Óculos com lentes progressivas são ótimos para o uso no dia a dia, independentemente de se tratar do seu primeiro par ou de você querer trocar seus óculos de leitura por um com lentes progressivas ou precisar só de lentes para visão à distância. As lentes progressivas também são a solução ideal para pessoas com visão normal ou portadores de astigmatismo que estão desenvolvendo presbiopia.

Sejam quais forem as suas necessidades, o seu profissional de cuidados visuais terá o maior prazer em ajudá-lo a encontrar as lentes progressivas certas para você.

Lentes especiais para aplicações específicas

Um par de óculos precisa ser tão único quanto a pessoa que o usa. Dependendo do seu estilo de vida, dos seus hobbies ou carreira, os óculos precisam atender a uma ampla gama de necessidades. É por isso que é fundamental que o profissional de cuidados visuais realize uma análise completa das suas necessidades de visão para recomendar as lentes certas para você. Além das opções de lentes “normais”, há alguns tipos de lentes especiais que podem ajudá-lo a obter uma ótima visão. Por exemplo:

Mulher segurando uma xícara de café enquanto se movimenta e usa seu smartphone

Lentes para o estilo de vida digital: uma forma de combater a fadiga visual digital

O uso de tecnologias digitais, como smartphones e leitores digitais, exige muito dos nossos olhos todos os dias. Nossos olhos estão sendo obrigados a se acostumar com uma nova faixa de visão próxima, para acomodar a proximidade com que mantemos os dispositivos digitais em comparação com, por exemplo, um jornal ou um livro. E os novos dispositivos também exigem que os nossos olhos alternem entre diferentes distâncias. Isso pode causar dor de cabeça e tensão no pescoço, além de ardência ou cansaço nos olhos, sobretudo depois de certa idade. Uma solução possível são lentes para visão à distância com apoio especial para os olhos na visão próxima, como as   lentes digitais ZEISS. Elas são bem específicas para o uso de dispositivos digitais, como leitores digitais e smartphones, facilitando o foco em objetos próximos e distantes. A tecnologia ZEISS Digital Inside também está disponível para lentes progressivas.

Retrato de um homem de negócios dirigindo a caminho do trabalho

Lentes para uma visão boa e sem ofuscamento ao dirigir

Ver bem é um pré-requisito para a segurança ao dirigir, porque o trânsito exige que os seus olhos façam “hora extra”, precisando alternar o foco constantemente entre a via, o GPS e os espelhos traseiro e laterais. Condições climáticas ou de iluminação desfavoráveis muitas vezes dificultam a visão. Lentes otimizadas especialmente para situações que enfrentamos ao dirigir (p. ex., as   lentes ZEISS DriveSafe, disponíveis nas formas de lentes monofocais e progressivas) reduzem o estresse visual ao dirigir e melhoram a visão dos motoristas. Para pessoas sensíveis a reflexos, as lentes DriveSafe podem ser de grande auxílio para combater a sensação de ofuscamento.

Mulher usando óculos e olhando uma tela de computador

Lentes para o trabalho

As pessoas geralmente notam a mudança a partir dos 40 anos: trabalhar no computador e mudar o foco – por exemplo, do teclado para o monitor ou do calendário para o telefone – passa a ser, subitamente, mais cansativo para os olhos. Para ver com nitidez a diferentes distâncias, as pessoas adotam, inconscientemente, uma postura desconfortável, como, por exemplo, inclinando-se para frente ou levantando a cabeça. Dor nas costas e no pescoço, olhos secos ou lacrimejantes são apenas algumas das possíveis consequências.  As lentes ZEISS para o escritório  previnem esse tipo de estresse visual: elas são personalizadas para atender às suas necessidades visuais específicas no trabalho e otimizadas para todas as distâncias necessárias ao trabalhar em frente a uma tela de computador. No entanto, lentes para leitura e progressivas muitas vezes não são a solução ideal porque as áreas relevantes da lente não são otimizadas para o trabalho no escritório. Os óculos de leitura só proporcionam visão de qualidade de objetos próximos, uma distância curta demais para o trabalho no computador e na mesa. Com lentes progressivas, o usuário olha para o monitor pela parte intermediária da lente e tem de inclinar a cabeça para cima para ver a tela com nitidez. Esses dois tipos de lente estimulam uma postura pouco natural ao sentar, podendo causar tensão muscular no pescoço, nos ombros e nas costas, além de dor de cabeça.

Lentes fotossensíveis: proteção eficaz contra o sol sem precisar trocar de óculos

No trabalho ou em casa, lentes especiais para óculos de sol podem aumentar o seu conforto visual em muitas situações. Você sabia que qualquer lente pode se transformar em uma lente     fotossensível? Essas lentes oferecem, a um só tempo, perfeita proteção contra os raios UV e ótima visão, eliminando a incômoda necessidade de trocar de óculos. E elas vêm com tudo o que você pode esperar: melhor percepção de contraste, menos ofuscamento e, ainda por cima, tratamento antirreflexo. As lentes ganham cor dependendo da intensidade dos raios UV a que você se expõe, de uma tonalidade clara e quase imperceptível a um tom intensamente escuro. Elas escurecem em segundos e clareiam em apenas alguns minutos.

Há uma ampla seleção de lentes disponível e você pode ter certeza de que encontrará a lente certa para as suas necessidades. E que lentes são as certas para você? Descubra isso de uma forma rápida e simples fazendo o teste Perfil da minha visão agora mesmo. E lembre-se: uma análise abrangente das suas necessidades visuais é tudo de que você precisa para encontrar as lentes perfeitas para você!


Compartilhar este artigo