As lentes certas para uma ótima visão

Quais são as melhores lentes para diferentes problemas de visão?

Miopia, hipermetropia, presbiopia – muitos problemas de visão podem limitar a nossa percepção visual. Na maioria dos casos, um par de óculos idealmente ajustado e com as lentes certas pode ajudar você a voltar a ver com nitidez. Quais são os tipos de lente adequados para diferentes problemas de visão? As lentes são a parte mais importante de um par de óculos, e selecioná-las bem é um trabalho árduo. MELHOR VISÃO explica: Quais são as lentes indicadas para a correção de defeitos e problemas de visão?

Soluções clássicas em lentes

Lentes monofocais – para miopia e hipermetropia

As lentes monofocais têm o mesmo grau em toda a sua superfície, ou seja, o valor prescrito para correção do problema de visão é igual na lente inteira. Essas lentes são conhecidas como óculos para visão à distância ou óculos de leitura, que são os instrumentos corretivos da visão mais comuns. Qual é a diferença? Em óculos de leitura, as lentes monofocais são otimizadas para visão próxima e têm ajuste personalizado para a distância de leitura padrão do usuário hipermetrope. Essas lentes são ótimas não só para a leitura de livros, mas também para a de fontes pequenas no smartphone ou no tablet.

Para entender melhor a miopia e a hipermetropia, precisamos compreender primeiro a forma como vemos. Para vermos as coisas com nitidez, é preciso que o nosso sistema ótico as projete na retina – não na frente nem atrás dela. Essa capacidade está comprometida em pessoas com problemas de visão. Os olhos dos hipermetropes visualizam objetos próximos atrás da retina, o que causa a impressão de que esses objetos estão turvos. Na miopia, porém, os objetos à distância tornam-se turvos porque o olho míope foca as imagens na frente da retina, em vez de focar diretamente na retina. Um par de óculos adequado e perfeitamente ajustado pode ajudar você a voltar a ver objetos próximos e distantes com toda nitidez.

Lentes monofocais – para miopia

Single vision lenses – for short-sightedness (myopia)

Lentes monofocais – para hipermetropia

É possível corrigir o astigmatismo com lentes monofocais. Para isso, os oftalmologistas incorporam outro elemento à prescrição da lente para corrigir o astigmatismo. Trata-se do cilindro (abreviado como “cyl” ou “cil” no certificado da lente). Essas lentes são chamadas de tóricas.

Lentes monofocais – para astigmatismo

Single vision lenses – for astigmatic vision

Lentes com prisma: para estrabismo

Para os portadores de estrabismo, lentes com prisma otimizam a interação entre os olhos. No estrabismo, também conhecido como heteroforia, os olhos não são exatamente paralelos, o que prejudica a visão espacial. O cérebro e os músculos dos olhos constantemente tentam evitar imagens duplas, o que pode causar grande cansaço e frequentemente causa dor de cabeça nos pacientes. Óculos com prisma eliminam essa visão irregular graças a um polimento especial em pelo menos uma das lentes. Isso melhora a mobilidade e a interação entre os olhos, o que proporciona ao usuário uma visão mais nítida e relaxada.

Lentes bifocais: para visão próxima ou à distância

As lentes bifocais contêm duas lentes, o que possibilita ao usuário ver com nitidez objetos próximos e distantes. Isso se evidencia a partir da linha divisória entre as duas lentes: lente claramente menor é se assemelha a uma pequena janela. Essa é a “´zona de leitura” para a visão de objetos próximos, ao passo que o restante da lente garante uma ótima visão à distância. A prescrição dupla dá nome à lente: em latim, bi significa “dois” e focal, “ponto focal”. No passado, as lentes bifocais eram frequentemente utilizadas para corrigir a presbiopia. Hoje, não é mais a primeira opção. Muitos usuários consideram a linha divisória entre as lentes pouco atraente ou até irritante em situações como, por exemplo, a de subir escadas. Qual é a solução? As lentes progressivas modernas. Elas oferecem uma transição imperceptível entre as zonas de visão, proporcionando maior conforto visual.

Lentes bifocais

Lentes trifocais: para problemas de visão a várias distâncias

As lentes trifocais (tri significa “três” e focal, “ponto focal”) têm estrutura similar à das bifocais, mas destinam-se a usuários com presbiopia. Além de otimizar a visão de objetos próximos e distantes, essas lentes incorporam a visão média, ou seja, de 50 a 150 cm. As lentes trifocais têm as mesmas desvantagens que as bifocais: transições claramente definidas entre as zonas de visão e uma divisão visível entre as lentes. Por esses dois motivos, muitos usuários preferem as modernas lentes progressivas.

Lentes progressivas: para miopia, hipermetropia, astigmatismo presbiopia

Progressive lenses: for short- and long-sightedness, astigmatism and presbyopia

As lentes progressivas oferecem vantagens claras em relação às lentes bifocais e trifocais. Elas são adequadas para a visão próxima, média e à distância – tudo isso em uma lente na qual a transição é imperceptível e não há linha divisória. O poder da lente varia suavemente de alto para baixo, alternando da visão à distância até a visão próxima. As lentes progressivas proporcionam uma visão nítida e relaxada a qualquer distância e são a opção perfeita para corrigir a miopia, a hipermetropia e a presbiopia. São ótima para a leitura, o trabalho no computador ou com as mãos e para simplesmente voltar o olhar para um ponto distante.

Lentes varifocais

Graças aos métodos de produção avançados e ao conforto visual excepcional que oferecem, as lentes progressivas da ZEISS se ajustam com precisão às necessidades individuais do usuário, levando em consideração uma série de fatores. Alguns aspectos relevantes conseguimos com a posição dos óculos no rosto: a distância interpupilar, o ângulo pantoscópico, a distância do vértice posterior, para mencionar somente alguns parâmetros da face considerados durante a confecção de sua lente na ZEISS.

O desconforto na zona de transição ou problemas ao subir escadas que caracterizavam as primeiras gerações de lentes progressivas são de fato coisa do passado nas lentes progressivas disponíveis atualmente. As lentes de hoje possibilitam não só uma visão nítida e natural, mas também a alternar o foco entre todas as distâncias e direções. Óculos com lentes progressivas são ótimos para o uso cotidiano – independentemente de se tratar do seu primeiro par ou de você querer trocar seus óculos de leitura por um com lentes progressivas ou precisar só de lentes para visão à distância. As lentes progressivas também são a solução ideal para pessoas com visão normal ou portadores de astigmatismo que estão começando a desenvolver presbiopia.

Sejam quais forem as suas necessidades, a sua ótica terá o maior prazer em ajudá-lo a encontrar as lentes progressivas certas para você.

Lentes especiais para aplicações específicas

Um par de óculos precisa ser tão único quanto a pessoa que o usa. Dependendo do seu estilo de vida, dos seus hobbies ou carreira, os óculos precisam atender a uma ampla gama de necessidades. É por isso que é fundamental que a ótica realize uma análise completa das suas necessidades visuais para recomendar as lentes certas para você. Além das opções de lentes “normais”, há alguns tipos de lente especial que podem ajudá-lo a obter uma ótima visão. Por exemplo:

Lentes para o estilo de vida digital: uma forma de combater a fadiga visual digital

O uso de tecnologias digitais, como smartphones e leitores digitais, exige muito dos nossos olhos todos os dias. Os nossos olhos estão sendo obrigados a se acostumar com uma nova faixa de visão próxima, para acomodar a proximidade com que mantemos os dispositivos digitais em comparação com, por exemplo, um jornal ou um livro. E os novos dispositivos também exigem que os nossos olhos alternem entre diferentes distâncias. Isso pode causar dor de cabeça e tensão no pescoço, além de queimação ou cansaço nos olhos, sobretudo depois de certa idade. Uma solução possível são lentes para visão à distância com apoio especial para os olhos na visão próxima, como as lentes digitais ZEISS. Elas são bem específicas para o uso de dispositivos digitais, como leitores digitais e smartphones, facilitando o foco em objetos próximos e distantes. A tecnologia ZEISS Digital Inside também está disponível para lentes progressivas.

Lentes digitais ZEISS

Lentes para uma visão boa e sem ofuscamento ao dirigir

Enxergar bem é um pré-requisito para a segurança ao dirigir, porque o trânsito exige que os seus olhos façam “hora extra”, precisando alternar o foco constantemente entre a via, o GPS e os espelhos traseiro e laterais. Condições climáticas ou de iluminação desfavoráveis muitas vezes dificultam a visão. Lentes otimizadas especialmente para situações que enfrentamos ao dirigir, as lentes ZEISS DriveSafe (disponíveis nas formas de lentes monofocais e progressivas) reduzem o estresse visual e melhoram a visão dos motoristas Para pessoas sensíveis a reflexos, as lentes DriveSafe podem ser de grande auxílio para combater a impressão de ofuscamento.

ZEISS DriveSafe

Lentes para o trabalho

As pessoas geralmente notam a mudança a partir dos 40 anos: trabalhar no computador e mudar o foco – por exemplo, do teclado para o monitor ou do calendário para o telefone – passa a ser, subitamente, mais cansativo para os olhos. Para ver com nitidez a diferentes distâncias, as pessoas adotam, inconscientemente, uma postura desconfortável, como, por exemplo, inclinando-se para frente ou levantando a cabeça. Dor nas costas e no pescoço, olhos secos ou lacrimejantes são apenas algumas das possíveis consequências. As lentes ZEISS Office previnem esse tipo de estresse visual: elas são personalizadas para atender às suas necessidades visuais específicas no trabalho e otimizadas para todas as distâncias necessárias ao trabalhar em frente a uma tela de computador. No entanto, lentes para leitura e progressivas muitas vezes não são a solução ideal porque as áreas relevantes da lente não são otimizadas para o trabalho no escritório. Os óculos de leitura só proporcionam visão de qualidade de objetos próximos – uma distância curta demais para o trabalho no computador e na mesa. Com lentes progressivas, o usuário olha para o monitor pela parte intermediária da lente e tem de inclinar a cabeça para cima para ver a tela com nitidez. Esses dois tipos de lente estimulam uma postura pouco natural ao sentar, podendo causar tensão muscular no pescoço, nos ombros e nas costas, além de dor de cabeça.

Lentes ZEISS Office

Lentes fotossensíveis: proteção eficaz contra o sol sem precisar trocar de óculos

No trabalho ou em casa, lentes especiais para óculos de sol podem aumentar o seu conforto visual em muitas situações. Você sabia que qualquer lente pode ser transformada em uma lente fotossensíveis? Essas lentes oferecem, a um só tempo, perfeita proteção contra os raios UV e ótima visão, eliminando a incômoda necessidade de trocar de óculos. Lentes com tratamento PhotoFusion vêm com tudo o que você pode esperar: melhor percepção de contraste, menos ofuscamento e, ainda por cima, tratamento antirreflexo. As lentes ganham cor dependendo da intensidade dos raios UV a que você se expõe, de uma tonalidade clara e quase imperceptível a um tom intensamente escuro. Elas escurecem em questão de segundos e clareiam em apenas alguns minutos.

Lente fotocromática

Há uma ampla seleção de lentes disponível e você pode ter certeza de que encontrará a lente certa para as suas necessidades. E que lentes são as certas para você? Descubra isso de uma forma rápida e simples fazendo o teste “Perfil da minha visão” agora mesmo. E lembre-se: uma análise abrangente das suas necessidades visuais é tudo de que você precisa para encontrar as lentes perfeitas para você!

Perfil da minha visão Identifique agora seus hábitos visuais pessoais e encontre a melhor solução em lentes para você.
Encontre uma ótica ZEISS perto de você.

Artigos relacionados

Como são fabricadas as lentes oftálmicas? Das lentes de resina às lentes de cristal da ZEISS, tudo o que você precisa saber sobre a produção de lentes oftálmicas

Compreendendo a Visão 28/03/2018

Tags:

Como reconhecer problemas de visão Miopia, hipermetropia, astigmatismo etc. – quais são os problemas visuais e como corrigi-los?
Deficiência vermelho-verde, cegueira para vermelho e verde e cegueira total das cores Quais são os tipos de cegueira e deficiências para cores? Como reconhecê-las?

Compreendendo a Visão 29/11/2017

Tags:

A história dos óculos De suas origens como "pedras de leitura" a acessórios de estilo de vida.

Produtos relacionados