Condução e mobilidade

Dicas para ter mais conforto com lentes progressivas

Qualquer pessoa pode se acostumar rapidamente com lentes progressivas.

16 outubro 2021
  • Dicas para ter mais conforto com lentes progressivas

Possuem três zonas de visão invisíveis que fazem a transição de uma para a outra permitindo uma visão nítida tanto de perto como de longe com uma única lente. As lentes progressivas são um exemplo de tecnologia óptica avançada. Quando ajustadas ao usuário, oferecem uma grande satisfação. No entanto, às vezes é necessário um pouco de treino para que a pessoa se acostume com as lentes progressivas.

As lentes progressivas são absolutamente a melhor opção para manter uma visão perfeita a qualquer distância. As pessoas que já se acostumaram às lentes corretivas de alta tecnologia já não conseguem ficar sem elas. No entanto, os usuários devem estar conscientes de algumas coisas para aproveitarem melhor seus óculos com lentes progressivas.

Uma consulta com um oftalmologista é requisito básico

A prioridade é uma consulta personalizada com um oftalmologista. Cada um de nós é um indivíduo único e nossos olhos e histórico visual também são únicos. Por este motivo, um bom oftalmologista deve se certificar de suas necessidades individuais. Ele irá perguntar, por exemplo, sobre seu trabalho e seus hobbies, a fim de ter uma ideia dos seus hábitos de visão. Sua postura e o formato de sua cabeça também são importantes.

Um teste de visão preciso desempenha um papel especial no ajuste perfeito das suas lentes progressivas. Os olhos são testados individualmente assim como a visão binocular, que também é testada para determinar o poder necessário da lente. Fazendo isto é que se pode determinar uma leitura adequada.

Também são necessárias medições de ajuste precisos. Para que as lentes funcionem corretamente, o centro da pupila deve estar alinhado com o centro das lentes corretivas. Para lentes progressivas mais sofisticadas, podem ser necessárias medições adicionais.

As pessoas que usam lentes progressivas pela primeira vez precisam se acostumar com os novos óculos

Mas não se preocupe: muito poucas pessoas não conseguem se adaptar às lentes progressivas modernas. A tecnologia vem sendo desenvolvida continuamente. Ainda assim, é possível que leve algum tempo para que o novo usuário se acostume com as lentes progressivas. O olho e o cérebro têm de aprender a se ajustar aos diferentes poderes de refração das lentes progressivas. Por exemplo: quando um usuário de óculos sobe as escadas, ele vai ver através da área inferior dos seus óculos progressivos. Porém, a parte da lente é ajustada para uma distância de leitura de aproximadamente 40 centímetros. As escadas estão evidentemente mais longe, ficando de certa forma desfocadas. As boas notícias: o sentido da visão é altamente complexo, porém muito adaptável. Em pouco tempo ele é capaz de se adaptar às novas condições. Quando subir as escadas, o usuário apenas aponta a sua cabeça mais para baixo para ver as escadas através da faixa média da lente.

Com o que eu devo me habituar quando usar lentes progressivas?

  • Alguma imprecisão e pequenas distorções nas bordas das lentes.
  • Um maior movimento da cabeça, especialmente para distâncias curtas, uma vez que o campo de visão para perto está localizado somente na parte inferior das lentes.
  • Acima de tudo, você deve se acostumar com as áreas individuais de visão e sua posição nos óculos: na parte inferior você somente vê a pequenas distâncias. Se você olhar para longe, usará a parte superior da lente, caso contrário a sua visão ficará embaçada. 

Estas questões de adaptação são normais e diminuirão em pouco tempo. Para uma rápida adaptação, você deve usar os novos óculos progressivos diariamente desde o início e, de preferência, o dia todo. Aliás, você pode se acostumar com as lentes progressivas caso você seja um novo presbíope no início dos quarenta anos ou mesmo se já usar lentes bifocais há muitos anos. No entanto, quanto mais cedo você começar a usá-las, mais depressa você vai se adaptar a elas.


Compartilhar este artigo