Visão desfocada –

como controlar problemas nos olhos que afetam sua vida diária.

Problemas nos olhos como visão desfocada podem afetar drasticamente a sua qualidade de vida. É difícil executar tarefas rotineiras como dirigir, ler ou trabalhar ao computador quando sua visão está turva e desfocada. Além de afetar a sua vida diária, a visão embaçada também pode ser um sinal de problemas nos olhos ou outros problemas de saúde mais graves. VISÃO MELHOR explica as possíveis causas e o que pode ser feito para melhorar a visão.

Sintomas da visão desfocada

Você precisa de uma boa visão para executar as tarefas do dia a dia. Geralmente não damos valor às coisas simples que conseguimos fazer, como subir escadas sem tropeçar em um degrau, ler mensagens no celular ou dirigir para o trabalho. Contudo, assim que você perde a sua acuidade visual, você se dá conta da real importância da sua visão. Algumas pessoas talvez só percebam o quanto a sua visão está prejudicada quando recebem tratamento ou algum tipo de auxílio visual, como os óculos corretivos.

A visão desfocada é muitas vezes descrita como uma perda de contraste ou visão com resolução limitada. Os objetos podem parecer enevoados e desfocados a distâncias variadas. Algumas pessoas sofrem de visão desfocada em um dos olhos (você só percebe quando fecha o olho "bom"), enquanto outras pessoas apresentam esse problema em ambos os olhos.

A visão enevoada ou leitosa é um sintoma comumente associado a cataratas. Geralmente ocorre em conjunto com a visão embaçada. Se você tiver a sensação de que está olhando através de uma nuvem esbranquiçada ou um filme, consulte um oftalmologista imediatamente.

Tontura e visão desfocada, quando ocorrem em conjunto, podem sinalizar um problema de saúde grave, e você deve buscar atendimento médico de emergência se esses dois sintomas surgirem de repente ou se manifestarem de maneira persistente.

ZEISS SmartLife Lenses
Visão clara e confortável durante todo o dia. Encare todos os desafios que seus olhos enfrentam hoje com as lentes ZEISS SmartLife.
Visão clara e confortável durante todo o dia. Encare todos os desafios que seus olhos enfrentam hoje com as lentes ZEISS SmartLife.

O que causa a visão desfocada e outros problemas nos olhos?

Conforme mencionado anteriormente, a visão embaçada está associada a uma variedade de doenças e problemas de visão.
O que causa a visão desfocada e outros problemas nos olhos?

Problemas de visão

Miopia

Miopia

A miopia é um erro de refração comum que pode resultar em visão não nítida combinada com olhos semicerrados, dores de cabeça e dor nos olhos. Objetos próximos são vistos com nitidez, mas você se esforça para enxergar pessoas e objetos mais distantes. A miopia é comumente descrita como um quadro em que o globo ocular é muito longo em relação à distância focal do cristalino e da córnea. As causas da miopia incluem fatores genéticos e ambientais.
Fadiga ocular

Fadiga ocular

A hipermetropia (veja abaixo) ou o trabalho em dispositivos digitais como tablets, laptops ou smartphones por períodos longos pode representar um esforço grande para seus olhos, levando à visão desfocada. Esse problema pode ser algo temporário, que você resolve descansando os olhos. Se seus olhos tendem a se cansar com facilidade, converse com seu oftalmologista sobre lentes digitais especializadas em antifadiga.

Hipermetropia

A hipermetropia é um tipo de erro de refração que faz com que objetos distantes pareçam focados, enquanto objetos próximos ficam desfocados e turvos. Contudo, a hipermetropia se manifesta de maneiras diferentes e, para algumas pessoas, a visão pode ficar turva tanto para enxergar de longe quanto de perto.
Presbiopia

Presbiopia

A presbiopia é um problema visual que ocorre naturalmente com o avanço da idade. A maioria das pessoas começa a apresentar sinais de visão desfocada para objetos próximos (quando lê um livro ou usa o celular, por exemplo) em torno dos 40 anos ou mais. Ela é provocada por um espessamento gradual e pela perda de flexibilidade do cristalino. Geralmente começa com vista cansada e progride para um desconforto visual ao tentar enxergar objetos próximos, evoluindo posteriormente para visão desfocada durante todo o dia.

Astigmatismo

O astigmatismo é um erro de refração que pode ser resultado de uma córnea com formato irregular. Ele pode levar à visão distorcida, tanto de perto quanto de longe. Algumas pessoas nascem com astigmatismo, mas ele também pode surgir e se desenvolver gradativamente com o tempo.

Diabetes

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que compromete os vasos sanguíneos dentro da retina. Recomenda-se que portadores de diabetes controlem os níveis de açúcar no sangue com a ajuda de um médico. A detecção precoce é fundamental; portanto, consulte seu oftalmologista imediatamente se você sofre de diabetes e visão desfocada, se enxerga pequenas moscas flutuando nos olhos ou se precisa se esforçar para distinguir cores.
Inflamação dos olhos

Inflamação dos olhos

O tecido ocular pode inchar ou ficar inflamado quando há uma infecção nos olhos, um hematoma, um corpo estranho ou uma toxina no olho, ou se o corpo for afetado por uma série de doenças. A inflamação ou uveíte se caracteriza por dor nos olhos, visão embaçada, vermelhidão e, algumas vezes, sensibilidade à luz.

Baixa pressão arterial

A baixa pressão arterial às vezes provoca tontura e visão desfocada. Sua visão pode ficar enevoada quando você se exercita ou passa muito tempo em um ambiente quente. A baixa pressão arterial pode ser sinal de algum outro problema subjacente; portanto, consulte um médico se continuar a apresentar esses sintomas.

Glaucoma

O  glaucoma é uma doença grave no olho que pode levar à cegueira. Ele pode apresentar sintomas como visão em túnel, visão embaçada, dor nos olhos e outros distúrbios visuais. Há formas agudas e graduais dessa doença – todas requerem diagnóstico e tratamento médico.

Cataratas

Visão embaçada e enevoada, halos e ofuscamento são sintomas que podem ser indicativos de  catarata ou cataratas. Embora a catarata possa levar à cegueira, é uma doença nos olhos bastante tratável, e a cirurgia de catarata é um procedimento geralmente bem-sucedido.

Dano na córnea

Partículas como poeira ou areia podem arranhar a córnea, provocando irritação e visão desfocada. Use sempre óculos de segurança quando trabalhar com soldagem ou carpintaria, e consulte um médico imediatamente se sentir algum corpo estranho no olho.

Dano na retina

O deslocamento de retina ocorre quando a retina é deslocada da sua posição normal ou quando a pressão intraocular aumenta em decorrência de glaucoma ou trauma brusco. Trata-se de uma emergência médica que deve ser tratada imediatamente para evitar cegueira; portanto, busque ajuda se apresentar visão embaçada ou sombreada, lampejos de luz, ou formas parecidas com moscas no campo de visão.
Gravidez

Gravidez

Devido às alterações hormonais, a visão embaçada costuma ocorrer com frequência em mulheres grávidas. Contudo, uma alteração visual também pode sinalizar um problema mais grave relacionado à gravidez, como diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia; portanto, informe seu médico se apresentar algum sintoma.

Olhos secos

Para funcionarem normalmente e permanecerem saudáveis, seus olhos devem estar sempre bem lubrificados. Olhos secos, quando ocorrem de forma crônica, podem provocar visão desfocada, que pode ser tratada com colírio lubrificante ou umidificante. Converse com seu oftalmologista se seus olhos estiverem extremamente secos.

Cirurgia ocular

Quando você é submetido à cirurgia de catarata, LASIK ou qualquer outro tipo de cirurgia ocular, você pode apresentar visão embaçada até um ou dois dias após o procedimento. Converse com seu médico durante a visita de acompanhamento.

Lentes de contato

O uso de lentes de contato por um tempo superior ao recomendado pode provocar infecção nos olhos e visão embaçada. Lembre-se de descansar os olhos o máximo possível e de usar seus óculos entre as trocas das lentes descartáveis.
Lesão ou trauma ocular

Lesão ou trauma ocular

Uma lesão física no olho ou na órbita ocular pode às vezes resultar em dor nos olhos e visão desfocada. Essa situação pode ocorrer durante a prática de esportes de contato como boxe, ou esportes com bola em que um ou os dois olhos podem ser atingidos por uma bola em alta velocidade. Trauma ocular é um termo amplo, e o diagnóstico deve ser feito por um médico.

Enxaqueca

Quem sofre de enxaqueca regularmente sabe que esse tipo debilitante de  dor de cabeça geralmente começa com uma crise de visão embaçada.
Degeneração macular relacionada à idade

Degeneração macular relacionada à idade

A visão embaçada e a perda de campos visuais (escotoma) são dois dos principais sintomas da degeneração macular relacionada à idade. Trata-se de uma das maiores causas de cegueira entre pessoas de idade avançada (acima dos 50 anos), que se manifesta como um embaçamento gradual e perda de visão.

Problemas neurológicos, sistêmicos ou cardiovasculares

A visão desfocada pode ser indicativa de uma variedade de problemas de saúde. O surgimento repentino de visão enevoada e tontura sempre deve ser levado a sério. Busque orientação médica em caso de dúvidas.
 

* Esta lista é apenas uma indicação de algumas das possíveis causas de visão enevoada. Consulte sempre seu oftalmologista ou médico para obter um diagnóstico profissional.

Quando procurar ajuda médica

A visão desfocada pode ser sinal de uma emergência médica. Chame uma ambulância ou peça a um amigo ou familiar para levá-lo ao hospital mais próximo em caso de visão embaçada repentina e qualquer um dos sintomas a seguir:

  • Dor de cabeça intensa
  • Dor nos olhos intensa
  • Sensação de desorientação
  • Deficiência visual repentina
  • Dificuldade para falar ou se mover
  • Halos ou moscas no campo de visão

É igualmente importante consultar um médico se você apresentar qualquer um dos sintomas acima regularmente, ainda que seja em um nível baixo de dor ou intensidade.

A visão desfocada combinada com fadiga ocular crônica, olhos secos, ou dificuldade em focar e enxergar é motivo suficiente para consultar seu oftalmologista e realizar um exame ocular e teste de vista.

Como melhorar a visão se a sua visão estiver turva

Seu médico ou oftalmologista tratará sua visão enevoada dependendo do diagnóstico.

Doenças graves dos olhos, como catarata e glaucoma, podem ser tratadas com cirurgia, enquanto outros problemas de saúde exigirão tratamento medicamentoso e mudanças no estilo de vida.

Erros de refração como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia podem ser controlados com óculos de grau ou lentes de contato. Em alguns casos, a cirurgia corretiva a laser também pode melhorar a visão.

Um estilo de vida conectado e em movimento, combinado com necessidades individuais específicas da idade também podem afetar a sua visão. Sempre forneça ao seu oftalmologista informações detalhadas sobre suas tarefas diárias para ajudá-lo a elaborar a receita ideal para você. Solicite mais informações sobre as lentes ZEISS SmartLife, especialmente concebidas para o comportamento visual moderno e as necessidades específicas da idade.

Perfil da minha visão Identifique agora seus hábitos visuais pessoais e encontre a melhor solução em lentes para você.
Encontre uma ótica ZEISS perto de você.

Artigos relacionados

Como são fabricadas as lentes oftálmicas? Das lentes de resina às lentes de cristal da ZEISS, tudo o que você precisa saber sobre a produção de lentes oftálmicas

Compreendendo a Visão 28/03/2018

Tags:

Deficiência vermelho-verde, cegueira para vermelho e verde e cegueira total das cores Quais são os tipos de cegueira e deficiências para cores? Como reconhecê-las?

Compreendendo a Visão 29/11/2017

Tags:

Como reconhecer problemas de visão Miopia, hipermetropia, astigmatismo etc. – quais são os problemas visuais e como corrigi-los?
A história dos óculos De suas origens como "pedras de leitura" a acessórios de estilo de vida.

Produtos relacionados