Muita luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode danificar permanentemente o olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, também pode ser responsável por danos no cristalino (por exemplo, catarata) e especialmente na retina (degeneração macular). É por isso que é tão importante usar óculos de sol com 100% proteção UV sob o sol forte, particularmente em situações em que são gerados muitos reflexos, como na água ou na neve.
E o que podemos dizer sobre a exposição frequente a fontes de luz com alta proporção de luz azul em ambientes internos?
Cada vez mais atenção tem sido dada aos elevados níveis de luz azul dos LEDs e das lâmpadas de baixo consumo, bem como à radiação emitida por dispositivos como smartphones, telas de computador, tablets e e-readers.
A boa notícia é que nenhum dos estudos conduzidos até o momento sugere que usar telas de computador ou olhar para essas novas fontes de luz por longos períodos pode danificar a retina. E é importante lembrar que uma hora ao ar livre em um dia nublado expõe os olhos a 30 vezes mais luz azul do que uma hora na frente de uma tela em um ambiente interno.
Mesmo assim, a verdade é que a radiação de luz azul proveniente de fontes de luz ou dispositivos de visualização pode ser irritante ou cansativa para os olhos de algumas pessoas. É aqui que as lentes ZEISS com DuraVision® BlueProtect podem ajudar. Elas atenuam a luz azul no espectro de 390 a 440 nm – sem comprometer as propriedades positivas da luz azul na faixa entre 450 e 500 nm.