Faça o teste de visão online e verifique a qualidade da sua visão.

Verifique aqui online se está na hora de você fazer mais um teste de visão.

 

Nossos olhos são os órgãos mais importantes de nossos sentidos. Por esta razão ter uma ótima visão é tão importante. Quando foi a última vez que você fez um teste de visão? Muitas pessoas não checam seus olhos regularmente, o que é a chave para garantir uma visão perfeita. Afinal, os nossos olhos e, portanto, a nossa visão estão em constante mudança à medida que envelhecemos, um processo do qual muitas vezes não nos apercebemos. O primeiro sinal de que a nossa visão está se deteriorando nem sempre é uma visão embaçada ou desfocada. Dores de cabeça ou cansaço visual no final do dia também podem ser indício de problemas de visão.

Mais de 100 anos de melhor visão com ZEISS – mais de 100 anos de lentes de precisão de alta qualidade e inovações em óptica. Use o teste de visão online da ZEISS[1], desenvolvido pelos especialistas da ZEISS para permitir que você teste os seus olhos de forma simples, rápida e gratuita. No final do teste, você receberá uma recomendação indicando se você deve visitar uma ótica ZEISS para uma consulta profissional.

Teste de visão online da ZEISS

Uma melhor visão também significa mais qualidade de vida, uma vez que a nossa visão é o órgão do sentido mais importante que temos. Oitenta por cento das impressões que assimilamos do nosso ambiente são obtidas através dos nossos olhos. Não é por acaso que se diz que os olhos são nossas «janelas para o mundo». Fazer testes de visão regularmente, junto de um oftalmologista, deveria ser uma parte integrante dos cuidados de saúde preventiva. Não apenas para a própria pessoa, mas também para a segurança dos outros utentes da estrada, por exemplo, quando se dirige um automóvel. Em geral e partindo do princípio de que não existem problemas de visão já diagnosticados, nós deveríamos testar a nossa visão pelo menos uma vez em cada dois anos. O teste de visão online da ZEISS poderá dar uma primeira ideia do atual estado dos seus olhos.[1]

Os adultos (sem problemas de visão diagnosticados ou conhecidos) devem testar a sua visão regularmente

a. entre os 20 e os 39 anos, pelo menos três vezes durante esse período
b. a partir do 40 anos: uma vez em cada 2 a 3 anos
c. a partir dos 65 anos: uma vez em cada 1 a 2 anos.

As crianças devem consultar regularmente um oftalmologista para testar a sua visão:

a. Primeiro exame: entre os 2 e os 3 anos e meio, o mais tardar
b. Segundo exame: antes de entrarem para a escola
c. Depois disso, em cada dois anos – mesmo não tendo nenhum problema de visão evidente – para garantir que os primeiros sinais de alerta que apontem para uma deterioração da visão sejam detectados numa fase precoce.
d. Todos os bebês prematuros e todas as crianças cujos pais ou irmãos sofram de estrabismo ou de graves deficiências de visão devem ser examinados o mais cedo possível – entre os 6 e os 12 meses de vida – e, a partir daí, regularmente.

Com que frequência se deve fazer um teste de visão?
recolher

A verificação online de visão é dividida em três partes:

 

Verificação inicial

[1] Este teste visual não é um teste médico e não substitui análises realizadas por um oftalmologista. Esse teste não pode ser utilizado para diagnóstico de doença ou outras condições, ou ainda, cura, mitigação, tratamento ou prevenção de enfermidades. Ele serve apenas para dar uma ideia geral da sua capacidade visual.

Que tipos de verificação estão disponíveis?


Verificação de acuidade visual

Este é, sem dúvida, o teste mais importante, e todos os usuários de óculos o conhecem. O oftalmologista pede para você ler letras ou números e para identificar a orientação da abertura em anéis especiais (anéis de Landolt) projetados em uma superfície, todos eles com tamanhos diferentes. O oftalmologista verifica o tamanho dos diversos elementos que você consegue identificar sem dificuldade. Um processo conhecido como «refração subjetiva» também é realizado desta forma pelo oftalmologista. Depois de o oftalmologista inserir várias lentes com potências dióptricas diferentes em uma armação de prova, o paciente indica se vê melhor ou pior com cada uma das lentes. O oftalmologista começa então a otimizar a lente, primeiro para um olho e depois para o outro. Em seguida, é importante verificar a interação dos olhos usando o teste binocular. Outros testes podem ainda ser usados para identificar um distúrbio chamado heteroforia, o qual pode então ser corrigido e, em alguns casos, curado.

Na parte 1 do nosso teste de visão online gratuito nós simulamos a verificação do seu desempenho visual na tela. Esse teste não pretende substituir os exames realizados pelo seu oftalmologista. Entretanto, você receberá uma ideia geral sobre a qualidade da sua visão.

 

Durante os testes de visão, a potência refrativa necessária para corrigir a deficiência de visão é determinada sem acomodação (a adaptação automática do olho a várias distâncias).

0,00 dpt (dioptrias) = visão normal (emetropia)

Potências diferentes de 0,00 dpt (dioptrias) = visão deficiente (ametropia)

p. ex., esf. +2,00 dpt (dioptrias) = visão longa (hipermetropia) – também em caso de presbiopia (perda gradual da capacidade de focar objetos próximos com o avançar da idade). Nesse caso, se usa o termo adição (ad)

p. ex. -1,00 dpt (dioptrias) =
visão curta (miopia) Potências de menos de -6,00 dpt são classificadas como miopia alta.

cil 1,00 dpt (dioptrias) = ametropia cilíndrica (astigmatismo) – o olho enxerga pontos como barras ou linhas

Legenda dos resultados do teste de visão:
recolher


Verificação de visão de contraste

À primeira vista, você poderá pensar que esse teste não é muito importante. Entretanto, a visão de contraste é da máxima importância para o conforto visual. Quando não somos capazes de distinguir as diferenças de contraste, o resultado pode ser cansaço visual. Todos nós conhecemos essa sensação, quando o contraste não está ajustado corretamente no monitor do computador ou quando tentamos ler com pouca luz.

A verificação da visão de contraste é importante para identificar quaisquer alterações que a visão possa ter sofrido. Alterações na sensibilidade ao contraste podem, por exemplo, ser indício de glaucoma.

Na parte 2 do nosso teste de visão online nós simulamos a visão de contraste. O teste poderá fornecer uma primeira indicação de que a sua visão de contraste apresenta problemas. O seu oftalmologista depois analisará esses problemas em maior detalhe.


Verificação de visão cromática

O distúrbio geralmente conhecido como «cegueira das cores» afeta muito mais homens do que mulheres. Estima-se que em todo o mundo haja cerca de 180 milhões de pessoas acometidas por essa deficiência congênita. Existem diferentes tipos de daltonismo:

  1. Deficiência na visão de cores: Pacientes acometidos apresentam uma habilidade limitada no reconhecimento de certas cores. Todas as células sensoriais – os cones vermelhos, verdes e azuis – estão presentes na retina, mas alguns deles não funcionam corretamente. A forma mais comum deste distúrbio é a dificuldade de distinguir entre o verde e o vermelho.
  2. Daltonismo parcial: Neste tipo de distúrbio algumas das células sensoriais não estão presentes ou não funcionam. Pessoas acometidas possuem somente dois tipos de cones funcionando. Por consequência, a visão cromática é significantemente afetada. Isso por vezes pode ser perigoso para motoristas de veículos, quando a habilidade de visualizar o vermelho for comprometida ou ausente. Quando há neblina, por exemplo, só enxergam preto ao invés da luz traseira vermelha do veículo que está dirigindo à frente.
  3. Daltonismo completo: Esse distúrbio conhecido como acromatopsia é muito raro. Pessoas com esse distúrbio não assimilam nenhuma nuance de cor.


Para o diagnóstico desse distúrbio, o oftalmologista usa três testes diferentes: as pranchas pseudoisocromáticas, o teste de Farnsworth e o anomaloscópio de Nagel.
Na parte 3 do nosso teste de visão online gratuito você pode testar a sua visão cromática com pranchas cromáticas.