Uma checklist ao comprar novos óculos

Óculos para perto e para longe, com lentes progressivas, para a prática de esportes, para leitura ou o trabalho: o que você precisa saber a respeito?

O que é importante considerar ao comprar um novo par de óculos? O que você precisa saber? Que erros você pode evitar e como aumentar o seu bem-estar com os novos óculos? MELHOR VISÃO traz uma checklist abrangente com pontos a considerar ao comprar óculos para perto e para longe, com lentes progressivas, para a prática de esportes, para leitura ou o trabalho.  

Antes de comprar o seu próximo par de óculos...

O que você precisa saber sobre a compra de óculos?

A parte mais importante da compra de um novo par de óculos é encontrar um oftalmologista/oculista com tempo para você, que possa fornecer informações detalhadas e orientações. Óculos são itens muito pessoais e únicos, para uso no dia a dia, e devem ser feitos perfeitamente sob medida para você e o seu estilo de vida. Além disso, muitos fatores influenciam a maneira como você verá com os seus novos óculos. Por isso, é ainda mais importante fazer uma consulta longa com seu oftalmologista/oculista, com direito a uma sessão de perguntas e respostas, e um teste de refração cuidadoso, sem pressa e mediante a aplicação de sólidos conhecimentos profissionais. Você deve se sentir relaxado e confortável durante o teste de refração. Por exemplo, testes de visão e refração não devem ser realizados se você estiver com febre e irritação ocular associada ou enxaqueca. Erros durante o exame de visão e refração não podem ser corrigidos nos óculos como produto final e podem diminuir o conforto visual e causar imperfeições na correção da visão. No pior caso, o resultado pode ser intolerância aos óculos. Por isso, tenha calma nessa etapa importante e insista para que o seu oftalmologista também proceda lentamente.


Independentemente do tipo de óculos que você vá comprar, os seguintes aspectos são essenciais no processo de seleção:

  • Qual é a finalidade dos novos óculos?
  • Descreva detalhadamente as condições nas quais você vai usar os óculos, tanto em atividades profissionais quanto em pessoais.
  • Você tem alguma doença que possa afetar os seus olhos?
  • De que você gostava e de que não gostava em seus óculos antigos?
  • Que revestimentos para lentes podem ser apropriados?


O ponto de partida é definir as lentes adequadas. Também é importante lembrar que

  • a armação que você escolher deve combinar com seu estilo pessoal, mas também ser adequada a suas necessidades visuais.
  • Descubra os materiais e a potência dióptrica ideais para você. Isso tornará os seus óculos mais confortáveis no uso, além de proporcionar vantagens funcionais e estéticas.
  • Fale com o seu oftalmologista/oculista sobre o aprimoramento das lentes com produtos como revestimentos antirreflexo, revestimentos duros, Clean Coat, tonalidades e filtros. Eles oferecem mais funcionalidade e proteção e podem ajudar a tornar seus óculos ainda mais adequados a suas necessidades específicas.


O que é importante ao selecionar a armação?
Além das lentes, a armação também é muito importante. Contudo, ao experimentar diferentes modelos, é preciso levar em conta mais do que a beleza. O encaixe no rosto é extremamente relevante para o uso e conforto a longo prazo. As armações devem se encaixar adequadamente em seu rosto. Você não deve sentir nenhuma pressão nos pontos de contato, como atrás da orelha ou sobre o nariz. O oculista deve adaptar as laterais ao formato do seu rosto, de forma que você não sinta nenhuma pressão nas têmporas, mesmo depois de usar os óculos por longos períodos. Laterais perfeitamente ajustadas exercem apenas uma leve tração atrás da orelha, evitando que o peso dos óculos pressione o seu nariz. A regra geral do ajuste perfeito é você nem sequer perceber que está de óculos.


A armação está idealmente posicionada quando suas sobrancelhas estão acima ou exatamente atrás da borda superior. Isso garante a melhor visão, pois nem o canto da armação nem a lente a compromete. Selecione bem o tamanho da armação – o ideal é determinado pela distância entre os seus olhos e o tamanho das órbitas oculares. As armações não devem ser muito mais largas do que o seu rosto e não podem tocar as maçãs do rosto. Se o fizerem, as lentes se embaçarão e poderão surgir pontos de pressão no seu rosto. Armações maiores estão na moda e oferecem conforto visual e fácil adaptação.

1// Lentes monofocais, ou para leitura

Lentes monofocais, ou para leitura

Se você está em vias de começar a usar seu primeiro par de óculos, faça perguntas detalhadas ao oftalmologista/oculista sobre os diferentes tipos de lente. Para potências dióptricas mais elevadas, materiais de alto índice podem ser a melhor solução para minimizar o peso e a espessura das lentes.

Quando as lentes são determinadas por testes na sala de refração,é preciso ter calma, sobretudo se você estiver comprando seu primeiro par de óculos. Experimente as lentes selecionadas por algum tempo, ande pela sala usando essas lentes e, se for o caso, leia um texto a uma distância normal. O aprimoramento das lentes, com produtos como revestimentos antirreflexo, revestimentos duros, Clean Coat para tornar a limpeza mais fácil, etc. também são considerações importantes. O seu oftalmologista/oculista terá prazer em explicar essas opções para você. Outro elemento particularmente importante é quando você pretende usar os óculos – no dia a dia, como um par extra ou só em ocasiões específicas. Revestimentos para lentes podem desempenhar um papel muito especial, como, por exemplo, no caso de o sol ou os faróis de veículos trafegando no sentido inverso ofuscarem os seus olhos. Talvez óculos com lentes fotocromáticas sejam a melhor solução para você.

Se você já está acostumado a usar óculos, aproveite a oportunidade para discutir detalhadamente com o seu oftalmologista/oculista o que você mais gostava em seus óculos antigos e o que não era o ideal para você. Detalhes podem ser muito importantes e aumentar muito o relaxamento e o conforto visuais. A tecnologia das lentes e as opções de revestimento também melhoram continuamente.

Para muitas pessoas, os óculos para leitura são o primeiro par.
Em geral, distingue-se entre dois tipos: os óculos para leitura normais, com armação convencional, e os óculos com meia-armação, ou meia-lua. Com estes últimos, você pode olhar através das lentes com a parte inferior dos olhos e ver normalmente ao levantá-los acima das lentes. Nas duas versões, a distância de leitura usual (ou seja, entre os olhos e um livro ou um leitor de livros eletrônicos) e a distância entre os seus olhos são fatores importantes na determinação da potência dióptrica ideal das lentes. Pode ser útil fazer algumas anotações em casa, em situações do dia a dia, antes do exame de visão (por exemplo, a que distância do rosto seguro o telefone celular ou livro para ler quando estou sentado e a que distância quando estou deitado?). Qual é a distância entre os meus olhos e a tela do meu notebook? Você sabia, por exemplo, que segura o seu smart phone mais perto dos olhos do que posiciona um livro, quando está lendo? Essa informação valiosa ajuda o seu oftalmologista a prescrever os óculos de leitura ideais para seus hábitos visuais.

2// Lentes progressivas: visão perfeitamente nítida, a qualquer distância

Lentes progressivas: visão perfeitamente nítida, a qualquer distância

Embora sejam muito comuns hoje em dia, as lentes progressivas são pequenas obras-primas da óptica. A meta é criar óculos que permitam que você veja como se sua visão fosse ótima, sem óculos. Assim, diversas soluções visuais precisam ser integradas em uma única lente, de maneira transparente e ideal, para garantir a melhor interação possível dos seus olhos. Trata-se de um desafio óptico que exige alta especialização, profundos conhecimentos de matemática e conhecimento preciso de cada usuário de óculos. Usa-se um método especial para fabricar lentes progressivas. Durante a trituração da superfície da lente, vários fatores se integram em uma única lente – para visão de perto, de longe e de transição. Além disso, uma lente progressiva não deve se limitar a facilitar uma visão nitidamente focada quando você olha para frente, mas também quando olha de lado, para cima e para baixo. Todas essas superfícies minúsculas precisam ser idealmente coordenadas entre si e meticulosamente calculadas. Assim, o seu oftalmologista/oculista pode oferecer muitos níveis de qualidade e de personalização para que você possa escolher entre eles. Peça-lhe uma orientação detalhada, para que você possa se acostumar com seus novos óculos rapidamente e desfrute de uma visão natural.


Como regra, as armações para lentes progressivas não devem ser muito pequenas, pois, nesse caso, não haverá espaço suficiente para as várias zonas de visão. Além disso, o oftalmologista não deve esperar para ajustar as lentes progressivas até o momento de você retirar o óculos. A centralização precisa das lentes nas nova armação é crucial. Mesmo um deslocamento de apenas alguns milímetros no alinhamento pode causar dor cervical e dor de cabeça ou impedir que você obtenha o benefício máximo que as lentes progressivas oferecem.
 

3// Perspectivas claras no trabalho: óculos para uso profissional

Perspectivas claras no trabalho: óculos para uso profissional

Da mesma maneira que em óculos para leitura, a distância entre as lentes e o objeto que se vê desempenha um importante papel nos óculos para trabalhar. Nesse contexto, chama-se a isso de “distância de trabalho”. Por isso, antes de comprar óculos para trabalhar, você precisa descobrir as faixas de distância visual das quais você precisa. Por exemplo: a que distância da tela costumo me sentar? A que distância seguro na mão objetos com os quais preciso trabalhar?

E isso não é tudo. Você se reúne com colegas ou clientes com frequência e precisa mudar seu foco de visão com facilidade e conforto, para ver a faixas de visão diferentes entre si? Quais seriam as lentes mais adequadas para as minhas necessidades: as de plástico ou as de vidro?

Sobretudo no trabalho, você precisa enxergar bem, ter conforto visual e focar rapidamente nas distâncias necessárias. As lentes podem garantir isso, desde que você informe ao seu oftalmologista de que, exatamente, você precisa. Em alguns casos, é aconselhável usar óculos especiais para o trabalho, e não o seu par de óculos do dia a dia.
 

4//Ciclismo, esqui etc.: que diferença faz usar óculos para a prática de esportes?

Ciclismo, esqui etc.: que diferença faz usar óculos para a prática de esportes?

Onde, exatamente, você vai usar seus novos óculos para a prática de esportes é um fator central na seleção dos óculos ideais. Em que tipo de esporte e em que situações você vai usar seus óculos? Por exemplo, óculos para a prática de ciclismo devem proporcionar proteção UV adequada, além de proteger contra o vento, o que pode ser obtido, por exemplo, pelo tamanho e curvatura da armação. Óculos com lentes polarizadas proporcionam uma ótima proteção contra o ofuscamento e são uma excelente solução para alterações constantes entre luz e sombra.

Para evitar surpresas desagradáveis, todos os aficionados dos esportes que usam capacete devem levar o capacete a sua consulta com o oftalmologista. Por outro lado, para esquiadores, ter um segundo par de óculos para usar embaixo dos óculos para esqui pode ser uma boa alternativa às lentes de contato. Nesse caso, recomenda-se um revestimento antiestática para evitar o embaçamento. Também é possível mandar fazer óculos para esqui com as lentes de prescrição de que você precisa ou um grampo que se encaixe sobre eles.
 

Pós-compra: seus óculos estão perfeitamente ajustados?

Por –fim, você já pode ir buscar seus óculos. Agora, o oftalmologista deve verificar novamente o seguinte:

  • Você está enxergando bem com os novos óculos? Quanto?
  • As lentes estão perfeitamente ajustadas?
  • Os recursos especiais (revestimentos para lentes, tonalidades etc.) estão funcionando bem e são adequados?
  • Em caso de os óculos terem lentes progressivas: a centralização está perfeita? As zonas de visão individuais funcionam bem para você? Experimente com calma. Dê uma volta na sala com suas novas lentes progressivas por alguns minutos.

Verifique também se as lentes estão firmemente acopladas à armação. O oculista precisa fazer algum ajuste? Isso também é válido quando os cantos das lentes são muito visíveis quando se olha para eles de frente ou os óculos pressionam muito o nariz ou a parte de trás das orelhas.

A regra geral é: fale com o seu oftalmologista. Ele terá prazer em ajudá-lo. E, se tiver algum problema com os óculos depois, volte ao oftalmologista. Lembre-se: embora se adaptar a óculos novos possa levar algum tempo, é preciso que você se sinta bem com eles em qualquer caso, e a sua visão deve ser sempre o mais nítida possível.

Este website usa cookies. Cookies são pequenos arquivos de texto criados pelos websites e armazenados em seu computador. O uso de cookies é uma prática comum que permite melhorar o desempenho e a visualização dos sites. Ao navegar em nossos sites você está concordando com o seu uso. mais