Óculos desportivos para uma nova geração de atletas: Óculos de sol Nike Vision Vaporwing para corrida

Dois fortes parceiros, a Nike Vision e a ZEISS, uniram-se para criar um par de óculos de sol desportivos para atletas que se esforçam por dar o seu melhor.

Estes óculos de sol desportivos são a simbiose perfeita entre armação e lentes. Em estreita cooperação com a ZEISS, a Nike Vision desenvolveu um revolucionário par de óculos de sol para aqueles atletas que sempre se empenham a 110%. Estes óculos permitem que os atletas se concentrem completamente no seu desempenho desportivo. MELHOR VISÃO quis saber mais a este respeito. Por isso, pedimos a Carl Allen e Vincent Faivre d'Arcier, designers da Nike Vision, e a Flora Schierano da ZEISS que nos falassem sobre o desenvolvimento dos óculos de sol Nike Vision Vaporwing. 

MELHOR VISÃO: Os novos óculos de sol desportivos Nike Vision Vaporwing apresentam um design marcante e inovador. Poderia falar-nos um pouco sobre o processo de concepção?

Carl Allen (Nike Vision): Tudo começou com o estudo e um trabalho intenso para compreendermos realmente as necessidades dos atletas. Depois de muita pesquisa, percebemos que os óculos produzidos actualmente não conseguem dar resposta às exigências dos atletas em constante evolução. Para conferir elevados níveis de desempenho aos óculos, percebemos que teríamos de mudar a forma como são produzidos, começando pelas lentes. Partindo do zero, foi necessário esquecer tudo o que sabíamos sobre lentes e o respectivo fabrico para criarmos este conceito inovador. Queríamos redefinir a fronteira entre armação e lentes, e por isso pensámos: e se as lentes se tornassem a armação, e vice-versa? Para nós, os óculos têm tudo a ver com protecção e desempenho, por isso foi tão importante conseguirmos estender a lente tanto quanto possível e proporcionarmos o máximo de cobertura, deixando os atletas confortáveis e permitindo que se concentrem completamente no seu desempenho..

MELHOR VISÃO: Estes óculos de sol desportivos foram desenvolvidos exclusivamente para a corrida ou também podem ser usados na prática de outras modalidades? Eu poderia, por exemplo, usá-los como óculos de sol normais? 

Vincent Faivre d'Arcier (Nike Vision): Desenvolvemos estas lentes pensando na corrida, mas isso não significa que não possam ser usadas noutras modalidades desportivas que requerem máxima cobertura e protecção. E elas também podem, obviamente, ser usadas como óculos de sol normais.

MELHOR VISÃO: Que características inovadoras das lentes já estão presentes noutros produtos da ZEISS? E que inovações foram desenvolvidas especificamente para esta nova lente ZEISS para a Nike Vision?

Flora Schierano (ZEISS): A ZEISS está sempre a desenvolver novas tonalidades para ajudar a melhorar o desempenho dos atletas, independentemente do ambiente ou das condições de iluminação em que o desporto é praticado. A nossa colaboração com a Nike Vision para a criação dos óculos de sol desportivos Nike Vision Vaporwing foi muito especial.

A ZEISS conseguiu transformar um design inovador numa lente de verdade, com óptica de precisão e clareza visual nítida. Reunindo uma equipa de especialistas no campo da óptica, oftalmologistas, especialistas em produção e muitos mais, o pessoal da ZEISS procurou uma solução nos outros departamentos da empresa, como o seu grupo de negócios Industrial Metrology. Enquanto 98% dos óculos de sol são fabricados a partir de moldes preexistentes, as equipas da ZEISS na Alemanha e em Itália desenvolveram métricas para um novo molde específico para os óculos Nike Vision – começando do zero, esse molde estaria o mais próximo possível da perfeição óptica. Uma vez que os óculos são fabricados no seu formato final, criar um molde como este também evita a produção de resíduos encontrados no processo típico de produção com um molde preexistente (ao recortar o produto final).

Depois de produzido, o molde é polido aplicando a mesma tecnologia de corte com diamante usada para polir superfícies ópticas ultraprecisas, garantindo o mínimo possível de imperfeições ao remover todas as falhas no molde. O processo trabalhoso exigiu que a equipa da ZEISS recortasse o molde de acordo com as dimensões geométricas dos óculos de sol. Foram necessárias mais de 30 revisões para aperfeiçoar as especificações e os cálculos do produto final.

As rigorosas normas ópticas 0.09D para óculos de sol limitam os designers há décadas, obrigando-os a usar apenas esferas simples e tóricas para as superfícies ópticas de produtos premium. A ZEISS adaptou técnicas avançadas de design e fabrico de forma livre desenvolvidas para a óptica oftálmica e de precisão para atingir um desempenho óptico 0.06D para superfícies gerais de formato complexo. Essa liberdade adicional permitiu à equipa criativa da Nike Vision optimizar simultaneamente o ajuste, a aerodinâmica e a estética da sua nova linha de óculos desportivos premium sem comprometer o desempenho óptico.

Óculos de sol desportivos Nike Vision Vaporwing

Óculos de sol desportivos Nike Vision Vaporwing

Este revolucionário processo de produção jamais tinha sido utilizado nesta área, mas sem dúvida definirá o padrão de produção de óculos para o futuro.

MELHOR VISÃO: Quanto tempo foi necessário para desenvolver estes óculos de sol desportivos?
 

Vincent Faivre d'Arcier (Nike Vision): Demorámos mais de dois anos, desde a concepção até ao produto final. Tivemos de repensar como seriam os óculos. Foi necessário esquecer tudo o que sabíamos sobre lentes e o respectivo fabrico para podermos começar do zero e criar este conceito inovador. Na época, nem sabíamos se a produção deste produto seria viável.
Concentrámo-nos totalmente nas lentes, que naquela altura nos pareciam ser a parte mais importante da armação. Quisemos redefinir a fronteira entre armação e lentes, e por isso nos interrogámos: e se as lentes se tornassem a armação, e vice-versa?
Para nós, os óculos têm tudo a ver com protecção e desempenho. Por isso foi tão importante conseguirmos estender a lente tanto quanto possível. Isso proporciona o máximo de cobertura, permitindo que os corredores e outros atletas se concentrem unicamente em alcançar um excelente desempenho.


MELHOR VISÃO: Como surgiu esta cooperação entre a Nike Vision e a Marchon, a fabricante da armação?
 

Carl Allen (Nike Vision): Durante anos, a Nike Vision trabalhou em parceria com a Marchon para criar a linha Nike Vision com base no nosso conhecimento na indústria de óculos. Este projecto em especial surgiu do desejo de remodelar totalmente a indústria de óculos de alto desempenho. O objectivo era que a Nike Vision se tornasse uma líder inovadora em óculos, da mesma forma que a empresa actua nos segmentos de calçado e vestuário desportivo.
 

MELHOR VISÃO: Na realidade, o que distingue um par de óculos desportivos excelente de um apenas regular?
 

Carl Allen (Nike Vision): A nitidez das lentes, a cobertura e o peso correcto (ou seja, a sua leveza), sem esquecer o aspecto psicológico. Queríamos que os corredores e outros atletas se sentissem como super-heróis ao usarem estas armações, ganhando uma vantagem psicológica.
Também queríamos que os atletas se esquecessem dos óculos durante a corrida – nitidez das lentes, peso correcto e ajuste: juntos, estes factores criam armações que se encaixam perfeitamente no rosto. Ventilação máxima e protecção contra embaciamento também fazem parte da equação. Sem distracções, os atletas podem concentrar-se totalmente na sua corrida.