O que é catarata?

Quando a visão fica embaçada

A catarata é uma condição médica que afeta a maioria das pessoas mais cedo ou mais tarde. É a doença oftalmológica mais comum e faz parte do processo natural de envelhecimento. Após os 50 anos, é bastante provável que o olho humano comece a desenvolver alguma forma dessa doença oftalmológica. A palavra "catarata" deriva do latim "cataracta", que significa "queda d'água", bem como do grego antigo "καταρράκτης" (katarrháktēs), que significa "que flui para baixo". Como a água que corre rapidamente e se torna branca, pode ser um termo metafórico para descrever o efeito que a passagem do tempo tem no embranquecimento de um cristalino com uma progressão avançada de catarata.

Causas da catarata

A catarata é uma doença oftalmológica que ocorre normalmente com o aumento da idade. A lente natural do olho, também chamada de cristalino, é formada principalmente de água e proteínas. Devido a uma mudança na estrutura da proteína ao longo do tempo, o cristalino torna-se cada vez mais opaco - causando gradualmente os principais sintomas da catarata

De acordo com a última avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • A catarata é responsável por 51% da cegueira mundial e continua sendo a principal causa de cegueira.
  • Isso representa cerca de 20 milhões de pessoas.
  • Muitas pessoas com mais de 50 anos têm alguma forma desse distúrbio ocular. 1

Em um estágio inicial da catarata, o cristalino começa a ficar opaco, causando uma visão ligeiramente embaçada. Quanto mais a catarata avança, pior se torna a qualidade da imagem projetada na retina. Se não for tratada, pode causar cegueira.

Visão saudável
Waht is Cataract - Healthy vision
Visão prejudicada por catarata
Waht is Cataract - Vision impaired by cataract

Sintomas

Sinais para detectar catarata

Começa lentamente, com pouca influência na sua visão. O primeiro sinal de catarata pode ser quando você percebe que sua visão está um pouco embaçada. Pode parecer que você está olhando através de um vidro fosco ou de uma camada de névoa em uma janela. Para detectar a catarata em um estágio inicial, é importante conhecer os sintomas mais comuns.

Os sintomas comuns de catarata incluem:

  • Deterioração gradual da visão
  • Visão opaca ou nublada
  • Cor e percepção de contraste desbotadas
  • Maior sensibilidade à luz brilhante
  • Mudanças frequentes de prescrição de óculos

Você deve consultar seu médico sobre o tratamento da catarata quando ela começar a afetar sua visão e qualidade de vida.

Simulador de visão com catarata

Como seria se sua visão fosse afetada por esse distúrbio ocular?

O cristalino naturalmente claro do olho fica opaco. Sua visão fica embaçada, como se olhasse por uma janela embaçada.

Este simulador de visão demonstra como a visão muda quando você sofre de catarata e outros distúrbios visuais, como presbiopia e astigmatismo. Também mostra como você pode melhorar sua visão com cirurgia. As imagens simulam os resultados visuais pós-operatórios que podem ser obtidos com diferentes tipos de lentes intraoculares (LIOs), que são utilizadas para substituir o cristalino do olho opacificado pela catarata. Essa é a única opção de tratamento eficaz.

A qualidade visual fornecida pelos diferentes tipos de lentes intraoculares em diferentes condições de luz depende das características da LIO. Também depende de muitos fatores individuais do paciente, como: a saúde geral do olho, o tempo de cura individual e a adaptação do cérebro às novas condições.

Esta demonstração visual tem como objetivo dar uma ideia aproximada do que esperar, dependendo da LIO escolhida. Os resultados variam individualmente de pessoa para pessoa e não podem ser previstos com exatidão após a cirurgia.

Artigos relacionados

Causas e fatores de risco da catarata Como prevenir a catarata
Diagnosticar e tratar uma catarata Prepare-se para a sua consulta
Procedimentos para cirurgia de catarata - Passo a passo - Riscos e custos Diretrizes para pacientes interessados em cirurgia de catarata
Escolhendo uma lente para catarata Apresentando as lentes intraoculares: quais são as diferenças?
Perguntas frequentes O que você deve saber sobre o tratamento da catarata