Torne visível o invisível – desde cedo

ZEISS X-Ray Series para fundição de metais leves

Muitos defeitos estão ocultos no interior das peças – se não forem detectados, eles podem causar problemas posteriormente no processo e, com isso, elevar os custos desnecessariamente. Torne visível o invisível em um estágio inicial e tenha certeza sobre a qualidade de suas peças fundidas.

Ouse ver além da superfície

Durante o complexo processo de fabricação de peças fundidas, podem ocorrer vários defeitos que não estão só na superfície. Na parte interna, eles podem às vezes ter um grande impacto na estabilidade da peça.No entanto, geometrias incorretas também tornam peças fundidas inúteis para montagem posterior. É por isso que é importante detectar defeitos com confiabilidade e logo cedo. Isso é possível graças à tecnologia de raio-X – com uma única varredura!

Poros e porosidade

Porosidades são inclusões de gás com formato esférico causadas pela gaseificação, por exemplo, de agentes de liberação ou devido a entrada de ar no molde.

Trincas

Contaminações e uma velocidade de escoamento excessivamente alta podem, por exemplo, ser os motivos para o surgimento de trincas ou fadiga térmica.

Encolhimento

Os encolhimentos têm cantos pontiagudos, não contêm gás e muitas vezes estão conectados entre si. Formam-se quando o material solidifica. Os motivos para isso são, por exemplo, pressão de retenção muito baixa ou posição muito baixa do bloqueio do molde.

Inclusões

Inclusões são componentes do material que em geral são mais duras que o material de base. São causadas, por exemplo, por material fundido contaminado.

Enchimento inadequado ou junta fria

Esse defeito produz linhas ou ranhuras causadas por uma temperatura de moldagem ou fusão muito baixa e, às vezes, também por um tempo de enchimento do molde longo demais.

Enchimento incompleto

Refere-se a áreas da peça fundida que são completamente cheias ou cujos contornos não são claramente definidos, como, por exemplo, devido a velocidade insuficiente do êmbolo ou pressão de recalque insuficiente.

Áreas esponjosas

Áreas esponjosas são acúmulos de pequenos poros ou cavidades de encolhimento que podem comprometer gravemente a estabilidade da peça fundida.

Núcleo quebrado

A quebra ou desintegração de um núcleo de areia pode ser causada, por exemplo, por um material com forma abaixo da ideal ou excesso de estresse térmico sobre o material fundido. Isso altera a estrutura do molde, e o componente fundido ganha formas geométricas incorretas.

Flashes

Flashes são folhas metálicas finas na peça fundida causadas, por exemplo, por uma velocidade de escoamento muito alta ou uma unidade de fixação com ajuste incorreto.

Bolhas

O motivo do surgimento de protuberâncias com formato de bolhas na superfície das peças fundidas é, por exemplo, uma temperatura de fundição muito alta ou a velocidade excessivamente elevada do êmbolo na segunda fase.

Resíduos de areia ou sal

Com frequência, resíduos de areia ou sal da moldagem permanecem no interior da peça fundida após a finalização. Com o raio-X, isso se torna visível, e a peça pode ser limpa e processada novamente.

Deformações

Particularmente no caso de peças fundidas longas e pesadas, a deformação pode ocorrer durante o transporte, se o material não tiver resfriado completamente. Essa deformação torna-se visível em uma comparação entre objetivo e peça real, por exemplo.

Núcleo de areia ou sal deslocado

Se houver erros no posicionamento do núcleo no molde antes da fundição, as formas geométricas da peça fundida deixarão de corresponder ao modelo em CAD. Assim, o componente não poderá ser usado para montagem.

Do you need more information about ZEISS Solutions for Light Metal Applications?

Fill out the form below to download our brochure.